segunda-feira, 29 de abril de 2013


RAIMISON CORREIA CONTRAIRÁ CASAMENTO HOMOAFETIVO

Raymiso prepara-se para seu casamento homoafetivo
Só foi a Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia publicar no diário eletrônico, sexta-feira 26, o reconhecimento direto de casamentos de pessoas do mesmo sexo, assim como, a conversão de união estável, e o Companheiro Raymison Correia não perdeu tempo, juntou a papelada e foi direto ao cartório, protocolar sua solicitação de casamento.

É isto mesmo! Nosso grande ativista e liderança LGBT, Presidente da ONG Porto Diversidade - organização de responsabilidade social que atua em defesa da cidadania gay – e Presidente do Bloco Arco-Íris, Raymison Correia, irá juntar os “panos de bunda”, dividir a mesma pasta de dente, dormir com cobertor de orelhas homoafetivo.

Quem é o companheiro felizardo? Esta informação não posso ainda publicar. É uma honraria do companheiro Raymison. Talvez o noive deixe escapar nesta terça-feira, 30, em entrevista na TV Alamanda, a partir das 10 horas, o nome do outro noivo. É só acompanhar a entrevista.

CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

II Marcha Municipal Pela Diversidade Sexual, P. Velho
O casamento é regulado pelo Código Civil no Livro IV, Título I, artigos 1.511 a 1.783. Nesses artigos estão previstas as disposições gerais do Casamento, a Forma do Casamento, o Regime de Bens, os Impedimentos, o Processo de Habilitação para Casamento, a Invalidade do Casamento, a Prova do Casamento, a Extinção do Casamento e a União Estável.

A primeira observação que se faz é que todos esses artigos são anteriores à Emenda Constitucional 66 que instituiu o Divórcio e eliminou o processo de separação judicial. Os demais artigos continuam inalterados.

O Código Civil, ao disciplinar as disposições gerais do Casamento, no artigo 1.514, dispõe que o Casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados. Desta forma, o Código Civil não contemplou a hipótese de casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O artigo 1.723 do Código Civil, ao equiparar a União Estável ao casamento legal para todos os fins, disciplinando ainda que vigorará o regime de Comunhão Parcial se outro não foi estabelecido, dispõe que é reconhecida a união entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública e duradoura, não prevendo a hipótese de união entre pessoas do mesmo sexo.

O Casamento e União Estável entre pessoas do mesmo sexo, não foi disciplinado na nossa Legislação Civil, porém, é uma realidade e merece respaldo jurídico. As decisões do STJ a respeito da matéria são sempre no entendimento de reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo para todos os efeitos legais.

Na hipótese de falecimento de um dos companheiros, o outro já tem reconhecido o direito de pensão por morte, se provar a dependência econômica. Da mesma forma os bens adquiridos terão a proteção legal, de acordo com o regime de bens estabelecidos, por meio de Escritura Pública, ou na ausência, serão resolvidos pelo regime de comunhão parcial de bens.

Ocorre que, no Brasil, sempre se dá um jeito para tudo e o que não foi previsto pela Lei Federal, foi previsto por normas da Corregedoria Geral de Justiça, a qual através do provimento 41, na Subseção V, que fala do Casamento e da Conversão da União Estável em casamento de pessoas do mesmo sexo, disciplinou que aplicar-se-á ao casamento ou à conversão de união estável em casamento de pessoas do mesmo sexo, as normas estabelecidas para o casamento e a união estável, entre o homem e a mulher. 

Trocando em miúdos, podemos afirmar que os mesmos requisitos e normas aplicados à celebração do casamento e da união estável entre o homem e a mulher, serão aplicados às pessoas do mesmo sexo. Portanto, mesmo que o Código Civil não contemple e discipline o casamento entre as pessoas do mesmo sexo, a lei inferior deu um jeito de modificar e hoje é possível afirmar que no Brasil o casamento de pessoas do mesmo sexo é permitido.

Certo é que, mesmo a Lei não prevendo o casamento e a união de pessoas do mesmo sexo, essa situação sempre existiu. O que a norma da Corregedoria Geral de Justiça fez, foi se sobrepor à Lei e regulamentar de uma vez a possibilidade legal de reconhecimento deste vínculo, acabando com infindáveis discussões jurídicas e acadêmicas sobre o tema.

A proteção da pessoa natural não pode se submeter somente aos critérios legais, há que se disciplinar e resguardar sempre os direitos, mesmo na hipótese de ausência de previsão legal sobre o tema, devendo sempre o magistrado atender aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.

Por Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi, Publicado em http://odebateregional.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=11&Itemid=3&not=12275

sexta-feira, 26 de abril de 2013

GAJARÁ-MIRIM E GUAYAREMERIN SE ENFRENTAM NO JOÃO SALDANHA

reabertura do Estádio João Saldanha
Neste próximo domingo, dia 28 de abril, a bola vai rolar nos gramados do Estádio Municipal João Saldanha, principal e histórica arena de esporte da Pérola do Mamoré que por uma década permaneceu fechada, e só foi reaberta no último dia 10 abril, data do aniversário da cidade, pelo atual Prefeito Dr. Dúlcio Mendes.

O confronto futebolístico amistoso entre as categorias de base e principal das Seleções de Guajará-Mirim x Guayaramerin (Bolívia), é uma realização do Departamento de Esportes da SEMCET e, segundo Eder Cury, Diretor do Departamento, objetiva consolidar a agenda de atividades do Estádio João Saldanha, promover a inclusão e a adesão às atividades esportivas e estreitar os laços entre as cidades irmãos Guajará-Mirim (Brasil) e a cidade boliviana de Guayaramerin.

O espetáculo futebolístico a acontecerá a partir das 15 horas, a entrada é franca e quem prestigiar o amistoso entre as duas seleções irá se reencontrar com o monumental Estádio Municipal, um símbolo de nossa cidade, negligenciado por 10 anos, mas que agora está de volta ao cenário desportivo da Pérola do Mamoré, promovendo o atleta da terra e o futebol loca.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO BAR DO BOI FLOR DO CAMPO
(Show do Artista Sebastião Júnior, Concurso de Dança e Pré-Show com o Grupo Delirão e DJ Rilmo Dantas)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

                Em razão da promoção do Show com o Levantador de Toadas Sebastião Júnior, artista consagrado e expoente do Boi-Bumbá Garantido, de Parintins, a ser realizado na casa de eventos e espetáculos Mansão, no dia 10 de maio, a Comissão de Organização do Bar do Boi Flor do Campo vêm esclarecer o que se segue para posterior considerações e encaminhamentos:
1.       O nobre e elevado objetivo da realização deste evento, promovido por artistas, amantes e brincantes da Associação Folclórica Boi-Bumbá Flor do Campo, com a anuência de sua Diretoria Executiva, é angariar recursos financeiros para se iniciar as atividades de barracão e ensaios da Nação Vermelha e Branca, objetivando a sua apresentação no Festival Folclórico de Guajará-Mirim em 2013;

2.       A iniciativa de promover eventos para arrecadar recursos e financiar o espetáculo popular do Bumbá do Bairro do Tamandaré, decorre da injusta determinação do Governo do Estado de Rondônia, já anunciada inúmeras vezes, bem como, repetidas outras tantas por meio da pasta da cultura (SECEL) que, este ano, não irá apoiar com aporte financeiro o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, no tocante ao quesito AUXÍLIO MONTAGEM, monta financeira utilizada para cobrir despesas com a confecção de fantasias, alegorias, adereços e contratação de artistas e serviços;

3.       O Show a ser realizado ficou orçado em R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais), incluindo as seguintes despesas: cachê do artista, contratação de serviços diversos, de transportes, de seguranças e auxiliares, de equipamentos de som, iluminação, mídia, dentre outras;

4.       Toda a arrecadação da bilheteria é para cobrir as despesas geradas com a organização do evento, e o que for arrecadado acima deste valor será investido no projeto do Boi-Bumbá de 2013; o lucro gerado com a venda de bebidas pertence ao proprietário da Casa de Show Mansão, conforme acordado com o mesmo, para o uso daquele espaço;

5.       Ficou sob a responsabilidade desta Comissão de Organização, a definição do perfil do evento; a contratação de todos os serviços, inclusive a bandas que irá realizar o Pré-show; e a organização do Concurso dos Grupos de Danças;

6.       Para o Pré-Show do evento, a Comissão contratou o popular Grupo Delirão, conjunto musical regional de sucesso absoluto, detentor de vasto fá clube e que, invariavelmente, durante suas apresentações, é capaz de arrastar um grande público;

7.       A Comissão entende, defende e informa que o show a ser realizado é destinado para todos os públicos, gostos e gêneros, não sendo tão somente para os amantes e brincantes da brincadeira de bumbá;

Isto posto, a Comissão de Organização do Bar do Boi Flor do Campo tem se pautado pelo espírito da serenidade, da responsabilidade e da eficácia, entendendo que o evento ora em tela, deverá ser realizado cercado por todas as medidas que garantam o sucesso do mesmo, uma vez que é uma ação para arrecadar recursos financeiros para cobrir despesas do Boi-Bumbá Flor do Campo, durante sua apresentação no Festival Folclórico de 2013, que certamente será um extraordinária espetáculo de cultura popular, nosso verdadeiro compromisso e objetivo maior.

Para finalizar, a Comissão de Organização do Bar do Boi Flor do Campo informa que a programação original, tal qual foi planejada, está mantida, ou seja: a) Banda Flor do Campo e Itens; b) Banda Delirão; c) Concurso de Grupo de Danças; e e) Sebastião Júnior, sendo todos as atrações intercaladas pelo DJ Rilmo Dantas;

Guajará-Mirim, 24 de abril de 2013


COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO BAR DO BOI FLOR DO CAMPO

sábado, 20 de abril de 2013

D. Georgina e esposo (Foto e arte de Ednart Gomes)
FLOR DO CAMPO CELEBRA ANIVERSÁRIO DA FUNDADORA DA NAÇÃO

Neste domingo, dia 21 de abril, completa mais um aniversário - 74 anos - a Senhora Georgina Ramos, esposa de Seu Mário Moreira, exímia Mestra da Cultura Popular, abnegada e talentosa artesã e fundadora do Boi-Bumbá Flor do Campo, grêmio cultural popular, apaixonante que representa os brincantes de bumbá do comunidade do Bairro Tamandaré de Guajará-Mirim.



Georgina Ramos, professora de profissão e amante de bumbá, criou no ano de 1981, em uma sala de aula da Escola Estadual Almirante Tamandaré, o Glorioso Boi-Bumbá Flor do campo, confeccionando a primeira alegoria do bumbá com material reciclado (cipó, carcaça, pano, cola, papelão, jornal, cordão), para auxiliar nas atividades didáticas. Nesta época, o Flor do Campo também era conhecido sob o carinhoso apelido de Famosinho.


A fundadora do Flor do Campo é natural do Estado do Pará, nascida em Itaituba no dia 21 de Abril de 1939. Quando a Matriarca da Nação Vermelha e Branca desembarcou na Pérola do Mamoré, vindo de sua terra, trouxe em sua mala muitos sonhos e a paixão pelo folguedo de bumbá, que aqui, nas terras da República do Mamoré, por pura paixão e abnegação, fez florescer vertiginosamente, transformando a brincadeira na maior festa folclórica do Estado de Rondônia. 


Neste domingo, D. Georgina Ramos da Costa e familiares estarão recebendo amigos, artesãos, batuqueiros, dançarinos, membros da Diretoria Executiva da nação vermelha e branca em sua residencia no Bairro Almirante Tamandaré, para celebrar mais esta data e o fortalecimento de nossa cultura.

sexta-feira, 19 de abril de 2013


REVOLUÇÃO: CULTURA QUER MAIS COMPROMISSO E RESPEITO

Na última quinta-feira, 19, aconteceu a primeira reunião promovida pelo segmento cultural do Estado de Rondônia, juntando artistas plásticos, atores, músicos, mestres da cultura popular, gestores culturais, escritores, colunistas culturais e representantes de instituições civis da área, para juntos, definirem os princípios e objetivos do Manifesto “Revolução Cultural”.

A reunião que aconteceu na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho,  foi recheada de depoimentos indignados, relatos e desabafos revoltados, marcando claramente o sentimento de orfandade e total abandono que nutre os produtores e gestores culturais de Rondônia.

As incipientes atitudes públicas por parte do Governo de Rondônia - ou mesmo a total ausência da ação pública nesta esfera de poder – tem levando os artistas e produtores culturais a se mobilizarem em defesa da cultura e do fortalecimento da instituição cultural estadual, responsável pela promoção das políticas públicas culturais em Rondônia.

O segmento cultural quer mais compromisso e firmeza por parte do Governador Confúcio Moura, sobretudo forte empenho, para uma gestão mais qualificada no campo da cultura.

Raymison, Lú, Ariel e Ana: o quarteto forte da cultura
Grandes eventos populares e culturais que necessitam da mão pública para serem realizados (Arraial Flor do Maracujá e Duelo na Fronteia) aconteceram em 2012 em clima sofrível e angustiante, por conta da pouca, patética e atrapalhada participação da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), que ultimamente tem figurado mais nas colunas policiais que nas ações culturais.

O segmento entende que a instituição pública cultural e o segmento cultual não podem ser penalizados, em função da conduta de seus gestores, e que o Governador Confúcio Moura tem que demonstrar mais compromisso para com o artista e o patrimônio cultural de Rondônia.

Segundo fala do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim, Ariel Argobe, que participou da reunião, "para se defender mais política pública para cultura, é necessária ocupar praças e ruas, em uma grande manifestação de protesto, coclamando a participação de todos, em favor e defesa de mais e eficientes parcerias culturais entre Estado e municípios".



terça-feira, 16 de abril de 2013


FEIJOADA DE LANÇAMENTO DO BLOCO PINTÃO DA MADRUGADA

Produtores culturais e amantes do carnaval tradicional de marchinha e samba de enredo se preparam para lançar a mais nova agremiação carnavalesca da Pérola do Mamoré, que irá desfilar pela primeira vez no carnaval de 2014 de Guajará-Mirim.

O Bloco Carnavalesco O Pintão da Madrugada é uma iniciativa da comunidade do Bairro Santo Antônio, sendo sua Diretoria Provisória composta por lideranças culturais do bairro e por personalidades dos dois bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho que, segundo o Presidente Interino, Kabral Gomes, convivem pacificamente no terreiro do Pintão.

A criação do Pintão da Madrugada é resultante da discussão e do novo viés estético dado ao carnaval popular deste ano pela Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará, que centrou o foco nos blocos populares e de raiz, valorizando a marchinha e o samba tradicional, e com participação aberta, ou seja, sem corda dividindo pobres e ricos.

O grêmio carnavalesco e popular que representará os súditos do Rei Momo do Bairro Santo Antônio será lançado oficialmente no próximo dia 04 de maio, na sede do SINDSEF, a partir das 11h30min, durante feijoada denominada 1º Pio do Pinto.

A feijoada do Pintão será regada por muito samba, marchinha e pagode, para alegria de foliões e amantes do carnaval tradicional que adquirirem ingresso ao preço unitário de R$ 15,00.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


GUAJARÁ 84 ANOS: CAFÉ NA RODOVIÁRIA

Peteco, oferce café aos convidados
Na semana que celebrou o aniversário da Pérola do Mamoré, 10 de abril, o Diretor do Terminal Rodoviário de Guajará-Mirim Walter Olinda da Rocha, popularmente conhecido como Peteco, recebeu convidados, autoridades e passageiros, que participaram de solenidade cívica realizada no pátio da Rodoviária.

Após o hateamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, foi servido farto café para todos, em comemoração ao aniversário do município.

Desde quando assumiu a direção do Terminal Rodoviário, Peteco tem se empenhado para transformar o atendimento e a estrutura da Rodoviária, para melhor receber quem chega, uma vez que o primeiro chão de uma cidade a ser pisado por visitantes e turistas é o da Rodoviáira e, por esta razão, tem que está sempre impecável, afirma o Diretor.
 
Solenidade cívica na Rodoviáia

quarta-feira, 10 de abril de 2013


ESTÁDIO JOÃO SALDANHA REABRE COM FUTEBOL E CARNAVAL

Hoje, 10 de abril, na data do aniversário da Cidade Pérola do Mamoré, a população do Município de Guajará-Mirim terá de volta um grande presente, joia rara, um símbolo do esporte da região: o Estádio Municipal João Saldanha.

Depois de oito anos fechado, o Estádio Municipal reassumirá sua posição de destaque, enquanto espaço de convivência coletiva, e sua nobre função de instrumento de democratização do acesso às atividades esportivas.

Grupo Simpatia: Carnaval no Estádio Municipal
Atletas, crianças, jovens e idosos, homens e mulheres, brancos, negros e índios aguardam, com grande expectativa, o retorno triunfal do velho João Saldanha, esperando que a principal praça de esporte da cidade continue fazendo o que sempre faz nos tempos áureos de sua existência: a alegria do povo!

A Prefeitura reabre o João Saldanha promovendo quatro partidas amistosas de futebol, a partir das 15 horas. Ainda em frente ao Estádio, será realizado a I Virada Cultural de Guajará – 84 anos, a partir das 18 horas, com a apresentação do Grupo de Choro Canela de Ema (de Belo Horizonte), Banda Sevim, Grupo Simpatia e DJ Rilmo Dantas.

Hoje, na festiva Perola do Mamoré tem futebol e carnaval, para quem ama de paixão o município de Guajará-Mirim, “Guajará-Mirim, a pérola formosa, De tradição, cidade virtuosa,”. É só correr para o abraço! 

segunda-feira, 8 de abril de 2013


ADMINISTRAÇÃO DÚLCIO E LINDA JÁ TEM LOGOMARCA

No próximo dia 10 de abril, na data do 84º aniversário de Guajará-Mirim, o Prefeito Dúlcio Mendes irá apresentar, em solenidade oficial realizada no pátio da Prefeitura, a logomarca e o slogan da era Dúlcio Mendes e Linda Zeed no Palácio Pérola do Mamoré.

A proposta de logomarca aprovada, a ser apresentada, foi discutida com o prefeito, os secretários e seus colaboradores, e a execução da obra coube ao Artista Plástico Ednart Gomes, “O Mago do Graffit”.

A logo da Administração do período Dúlcio e Linda ostenta, enquanto conteúdo plástico, a reafirmação do símbolo máximo do município - o pavilhão - em movimento dinâmico, representado as mudanças necessárias para transformar Guajará-Mirim.

O slogan tem a marca das administrações do Partido dos Trabalhadores e traduz o que o Prefeito afirmou fazer diuturnamente ao assumir a Prefeitura: TRABALHANDO PARA O POVO.

IATA E GUJARÁ ABREM ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO
Guajará X Iata: pênalti desperdiçado pela Equipe do Guajará

No último domingo, 07, a Prefeitura abriu a Agenda de Eventos Comemorativos alusivos aos 84 anos de emancipação política do Município de Guajará-Mirim, promovendo um amistoso entre as seleções do Distrito do Iata e da Cidade de Guajará-Mirim (Amistoso da Emancipação), e a I Virada Cultural da Pérola,  show musical com a Banda MS.

O amistoso futebolístico realizado no campo do Iata,          que contou com lances espetaculares dos atletas de ambas seleções, terminou com o placar de um gol a favor da equipe de Guajará e zero para equipe que representou o Distrito do Iata.

Dr. conversa com a população do Iata
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Netinho; a Secretária de Saúde, Alexsandra Tanaka - que disponibilizou uma equipe da SEMSAU e a Unidade Móvel de Saúde para prestar serviços à população presente ao evento; a  Vice-Prefeita Linda Zeeda; o Secretário da SEMCET, Ariel Argobe e o Diretor do Departamento de Esportes Éder Cury, que estava acompanhado de toda sua equipe de funcionários e colaboradores, participaram do evento realizado no Iata.

O Prefeito Dúlcio Mendes, durante sua fala no encerramento das atividades, destacou as ações da Prefeitura nestes primeiros 100 dias de administração, lembrando que o Executivo Municipal tem adotado medidas relevantes para sanar os principais gargalos da cidade.

Dentre as principais ações, Dr. Dúlcio lembrou, por exemplo, que já assinou a Ordem de Serviço para reformar o Pronto Socorro do Hospital Regional, bem como, retirou a Prefeitura do Cadastro de Inadimplentes, o que possibilita a administração assinar convênios com os Governos Federal e Estadual e, assim, receber mais recursos para investimentos em projetos que vai melhorar a vidada da nossa população.

Aplaudido pelo público presente, o Prefeito convidou a todos para que participem dos demais eventos a serem realizados ainda esta semana, celebrando o aniversário do Município, particularmente para reabertura do Estádio Municipal João Saldanha, no dia 10 de abril, a partir das 15 horas, com a realização de vários amistosos futebolísticos e diversos shows de bandas, estrelados por artistas e DJ’s da cidade, uma programação que, segundo o Prefeito, valoriza os artistas e os atletas da Pérola do Mamoré.




sábado, 6 de abril de 2013


PROPOSTA DE LOGOMARCA PARA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Atendendo solicitação do Prefeito Dúlcio Mendes, a SEMCET solicitou ao Artista Plástico Ednart Gomes, “O Mago do Graffit”, que formulasse uma proposta de logomarca para o período da  administração do Prefeito Dúlcio Mendes.

A Proposta a ser elaborada tinha que conter, enquanto conteúdo, o discurso plástico do pavilhão municipal, as florestas e os rios – um grande patrimônio do município - e a ideia de movimento-dinamismo, representado as mudanças necessários para transformar Guajará-Mirim.

O slogan tem a marca das administrações do Partido dos Trabalhadores: ADMINISTRANDO PARA O POVO.

E foi assim que o artista criou e agora apresenta sua proposta, em duas versões (fundo branco e fundo preto), Qual a sua opinião? 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

DISTRITO DO IATA ABRE AGENDA COMEMORATIVA DE GUAJARÁ 

Neste Próximo domingo, 07, a Prefeitura de Guajará-Mirim dará início aos eventos comemorativos alusivos aos 84 anos de emancipação política da Cidade Pérola do Mamoré, promovendo amistoso futebolístico entre as seleções de Guajará e do Iata. 

O certame esportivo será realizado no Campo do Distrito do Iata, a partir das 16 horas, e contará com a participação de atlas, autoridades e da comunidade do Iata e Guajará-Mirim. 

O selecionado que irá representar o Distrito do Iata está sendo treinado pelo reconhecido desportista João Jorge e a equipe de Guajará-Mirim está sendo orientada por Adevaldo Mendes. 

Após a partida de futebol, ainda no mesmo local, a Prefeitura irá realizar a I Virada Cultural da Pérola – 84 anos, um grande show musical com a Banda MS, que acontecerá a partir das 19 horas, encerrando, desta forma, o primeiro dia do Calendário de Eventos Comemorativos alusivos ao aniversário do Município 

Ainda no Distrito do Iata, a equipe da SEMCET e a Subprefeitura Distrital estarão realizando, a partir das 17 horas do dia 09, próxima terça-feira, na EEEFM Presidente Dutra, debate sobre o projeto de restauração da Estação da EFMM do Iata, com o objetivo de coletar informações e subsídios para nortear os projetos de restauração da estação e o da construção do portal do Distrito. 

O Prefeito de Guajará-Mirim, Dr. Dúlcio Mendes, convida toda população para prestigiar os eventos culturais e esportivos que comemoram o aniversário de nossa cidade e eleva o orgulho de nossa agente. 



quarta-feira, 3 de abril de 2013



ESTÁDIO JOÃO SALDANHA: O RETORNO TRIUNFAL

Estádio Municipal João Saldanha
            Há alguns dias, falar sobre o Estádio Municipal João Saldanha, para muitos, particularmente os mais jovens, não tinha grande sentido, ou mesmo significado alguma em suas memórias. Nada de relevante vinha na lembrança da população mais jovem, ou também de qualquer adulto que mora na Pérola do Mamoré por apenas uma década.

            Trata-se de uma parcela da população que não viveu os memoráveis e gloriosos tempos do esporte local, onde o Estádio Municipal da Pérola do Mamoré triunfava absoluto, como o grande palco para espetáculos do futebol local.

            Contudo, este quadro, de passado triunfante, presente apenas na lembrança dos morados mais antigos da cidade, começa a mudar. O propósito da nova administração, que assumiu a gestão do município em 1º de janeiro deste ano, é revitalizar e devolver funcionando para uso de toda população, grandes estruturas físicas e espaços urbanos da cidade que, em um passado recente, era local de convivência e experimentos coletivos para todos.

            No próximo dia 10 de abril, quarta-feira, o Prefeito Dúlcio Mendes, em ato solene, irá reabrir os portões do Estádio Municipal João Saldanha, inaugurado no ano 1974, na administração do Prefeito João Saldanha, e interditado desde 2007.

Time do Marechal Rondon com Mané Garrincha (Foto: Arquivo Pessoal/Casca-úva)
            Eder Cury, Diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e sua equipe, é o autor da proeza que irá devolver ao espaço urbano do município, o histórico e glorioso Estádio Municipal.

            Para o Secretário da SEMCET, Ariel Argobe, a árdua missão de revitalizar o Estádio que viu correr sobre o seu gramado, em três de março do ano de 1973, durante espetacular partida travada entre Marechal Rondon e Pérola do Mamoré, as pernas mágicas do ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira, Mané Garrincha, só caberia a um grande homem que, coincidentemente como Mané Garrincha, tem a capacidade de superar o insuperável: Eder Cury.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...