D. Georgina e esposo (Foto e arte de Ednart Gomes) |
FLOR DO CAMPO CELEBRA ANIVERSÁRIO DA FUNDADORA DA NAÇÃO
Neste domingo, dia 21 de abril, completa mais um aniversário - 74 anos - a Senhora Georgina Ramos, esposa de Seu Mário Moreira, exímia Mestra da Cultura Popular, abnegada e talentosa artesã e fundadora do Boi-Bumbá Flor do Campo, grêmio cultural popular, apaixonante que representa os brincantes de bumbá do comunidade do Bairro Tamandaré de Guajará-Mirim.
Georgina Ramos, professora de profissão e amante de bumbá, criou no ano de 1981, em uma sala de aula da Escola Estadual Almirante Tamandaré, o Glorioso Boi-Bumbá Flor do campo, confeccionando a primeira alegoria do bumbá com material reciclado (cipó, carcaça, pano, cola, papelão, jornal, cordão), para auxiliar nas atividades didáticas. Nesta época, o Flor do Campo também era conhecido sob o carinhoso apelido de Famosinho.
A fundadora do Flor do Campo é natural do Estado do Pará, nascida em Itaituba no dia 21 de Abril de 1939. Quando a Matriarca da Nação Vermelha e Branca desembarcou na Pérola do Mamoré, vindo de sua terra, trouxe em sua mala muitos sonhos e a paixão pelo folguedo de bumbá, que aqui, nas terras da República do Mamoré, por pura paixão e abnegação, fez florescer vertiginosamente, transformando a brincadeira na maior festa folclórica do Estado de Rondônia.
Neste domingo, D. Georgina Ramos da Costa e familiares estarão recebendo amigos, artesãos, batuqueiros, dançarinos, membros da Diretoria Executiva da nação vermelha e branca em sua residencia no Bairro Almirante Tamandaré, para celebrar mais esta data e o fortalecimento de nossa cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário