domingo, 15 de setembro de 2019

PRAIA DO ACÁCIO: QUEM AMA CUIDA

Voluntários recolhendo
Lixo
O abandono, o descaso, a ausência e a negligência marcam a praia do Acácio em Guajará-Mirim.

Este patrimônio natural, reconhecido ponto turismo da cidade Pérola do Mamoré só entra na pauta dos órgãos e das autoridades públicas quando a praia é cenário de tragédia, como a ocorrida esta semana, com a morte prematura de dois adolescentes.

Abaixo-Assinado pela
Praia do Acácio
Só a morte de nossos jovem, por afogamento, motiva a prefeitura e a autoridade a mobilizarem maquinários e funcionários para abertura de acesso que possibilite o "rabecão" entrar na praia para recolher corpos, juntamente com bombeiros militar e peritos da polícia técnica. É a única ocasião  em que é possível a presença da autoridade pública na praia do Acácio. A penas para recolher corpos.

Militantes do Coletivo em
Conversa com banhistas
Ação pública preventiva para garantir a vida e tornar a praia  um lugar seguro e agradável, isto não existe na cartilha do ente público em Guajará-Mirim. E quando se cogita ações por parte da sociedade, são propostas as mais absurdas aberrações, como, por exemplo, envolver a praia com cerca eletrificada e punir com prisão quem insistir em tomar banho nas águas do Rio Mamoré.

Contudo, há quem enxergue a praia como um lugar possível para o lazer e o entretenimento, pitoresco para contemplação e rico para o turismo.

O coordenador do Coletivo Pérolas, Sr. Jorge Oliveira do Nascimento, e a presidente do Boi-bumbá Flor do Campo, Sra. Rosa Solani Sol reuniram seus militantes e bricantes neste último sábado (14), para recolher o lixo da praia e conversar com banhistas e frequentadores do local. Foram conversas agradáveis e bem recebidas. Muito lixo foi recolhido das areias da praia.

Voluntários recolhendo
Lixo na praia
No final do dia, se via a expressão de felicidade e agradecimento no rosto das pessoas. Mães, pais e jovens agradeciam aos voluntários que limpavam a praia e recolhiam assinaturas em abaixo-assinado que reivindica segurança e limpeza diária da praia.

A praia do Acácio necessita com urgência da ação pública e do abraço afetuoso da sociedade guajara-mirense, para que continue sendo o que sempre foi: um bom lugar para todos e para todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...