domingo, 15 de setembro de 2019

PRAIA DO ACÁCIO: QUEM AMA CUIDA

Voluntários recolhendo
Lixo
O abandono, o descaso, a ausência e a negligência marcam a praia do Acácio em Guajará-Mirim.

Este patrimônio natural, reconhecido ponto turismo da cidade Pérola do Mamoré só entra na pauta dos órgãos e das autoridades públicas quando a praia é cenário de tragédia, como a ocorrida esta semana, com a morte prematura de dois adolescentes.

Abaixo-Assinado pela
Praia do Acácio
Só a morte de nossos jovem, por afogamento, motiva a prefeitura e a autoridade a mobilizarem maquinários e funcionários para abertura de acesso que possibilite o "rabecão" entrar na praia para recolher corpos, juntamente com bombeiros militar e peritos da polícia técnica. É a única ocasião  em que é possível a presença da autoridade pública na praia do Acácio. A penas para recolher corpos.

Militantes do Coletivo em
Conversa com banhistas
Ação pública preventiva para garantir a vida e tornar a praia  um lugar seguro e agradável, isto não existe na cartilha do ente público em Guajará-Mirim. E quando se cogita ações por parte da sociedade, são propostas as mais absurdas aberrações, como, por exemplo, envolver a praia com cerca eletrificada e punir com prisão quem insistir em tomar banho nas águas do Rio Mamoré.

Contudo, há quem enxergue a praia como um lugar possível para o lazer e o entretenimento, pitoresco para contemplação e rico para o turismo.

O coordenador do Coletivo Pérolas, Sr. Jorge Oliveira do Nascimento, e a presidente do Boi-bumbá Flor do Campo, Sra. Rosa Solani Sol reuniram seus militantes e bricantes neste último sábado (14), para recolher o lixo da praia e conversar com banhistas e frequentadores do local. Foram conversas agradáveis e bem recebidas. Muito lixo foi recolhido das areias da praia.

Voluntários recolhendo
Lixo na praia
No final do dia, se via a expressão de felicidade e agradecimento no rosto das pessoas. Mães, pais e jovens agradeciam aos voluntários que limpavam a praia e recolhiam assinaturas em abaixo-assinado que reivindica segurança e limpeza diária da praia.

A praia do Acácio necessita com urgência da ação pública e do abraço afetuoso da sociedade guajara-mirense, para que continue sendo o que sempre foi: um bom lugar para todos e para todas.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

POPULAÇÃO REALIZA ABAIXO-ASSINADO POR SEGURANÇA NA PRAIA DO ACÁCIO

Solani Sol, Ariel Argobe (centro), Jorge Oliveira, organizadores do
abaixo-assinado

O Coordenador do Grupo Pérolas, sr. Jorge Oliveira do Nascimento, e a Presidente do Boi-bumbá Flor do Campo, Sra. Rosa Salani Sol, convocam a população de Guajará-Mirim, de modo geral, e muito particularmente banhistas frequentadores da praia do Acácio, a aderirem ao abaixo-assinado que cobra do poder público, e em especial da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, providências imediatas no que se refere à limpeza, segurança, proteção da vida; instalação de estrutura e serviços mínimos na extensão que corresponde à Praia do Acácio, além da adoção de outras medidas pertinentes e prementes que a prefeitura julgar necessária, em parceria com instituições do estado e do governo federal, para garantir segurança à população e ao turista que frequentam a praia do Acácio.

A sociedade não pode naturalizar a tragédia, aceitar passivamente a morte de tantos jovens que buscam diversão e lazer na praia do Acácio. Não é possível aceitar a ausência das instituições públicas de segurança e de prevenção à vida em espaços de uso público para onde converge quantidade significativa da população local, em especial nos finais de semana, e lá permanecendo à merce da própria sorte, por horas seguidas

No próximo sábado e domingo, dias 14 e 15, voluntários e brincantes do Boi-Bumbá Flor do Campo e ativistas do Grupo Pérolas realizarão plantão na praia do Acácio, para mobilização da populaça e coleta de assinatura em favor das medidas a seguir:
Solani Sol, Ariel Argobe (centro), Jorge Oliveira, organizadores do
abaixo-assinado

1) abertura e/ou desobstrução dos caminhos e ruas já existentes e que dão acesso à praia do Acácio, removendo, inclusive, o lixo, entulhos e realizando o roço da vegetação; 2) construção de escadas e/ou rampas provisórias em madeira, dotadas de corrimão para facilitar o acesso de idosos, deficientes e cadeirantes; 3) instalação de lixeiras públicas para coleta de lixo na extensão da praia; 4) sinalização dos espaços permitidos e seguros e/ou proibidos e perigosos aos banhistas; 5) sinalização dos locais permitidos às embarcações na extensão da praia; 6) instalação de posto salva-vidas para abrigar socorristas do Corpo de Bombeiro Militar, a ser utilizado também em parceria com a Polícia Militar, Polícia Ambiental e equipe da Secretaria Municipal de Turismo, objetivando a segurança, a orientação e a reeducação dos banhistas; 7) realização de campanha de reeducação ambiental, direcionadas aos banhistas e frequentadores da praia; 8) patrulhamento militar diário, em especial nos finais de semana.

Defendemos que estas sugestões sejam adotadas como atitudes políticas da municipalidade e do governo do estado, em caráter continuando e a acontecer anualmente, no período que perdurar a praia.

Os organizadores do abaixo-assinado, a partir de segunda-feira 16, irão divulgar endereços de parceiros onde constará a lista do abaixo-assinado, para coleta de assinatura de todos aqueles que queriam aderir e colaborar com esta causa.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

JARDIM DE LIXO

Centro de Guajará
Já falei aqui neste blog do visual desagradável e revoltante ao se caminhar pelas ruas do centro histórico de Guajará-Mirim. É incompreensível observar que é quase natural comerciantes, moradores e a população - que circula pelo centro antigo da cidade -, jogarem lixos e entulhos nos canteiros existentes em vias em praças públicas da cidade; espaços estes, inclusive, de relevância histórica. Onde era para haver flores há lixo e entulho. Muito lixo.

Centro histórico
de Guajará-Mirim
Aliás, se plantam lixeiras nos canteiros das vias públicas da urbe mamorense. Uma verdadeira aberração estética.

O executivo municipal, comandado por um representante do partido democrata (DEM), faz cara de paisagem abstrata, e deixa a sujeira correr solta, transbordando as ridículas lixeiras fincadas inadequadamente onde deveria haver um jardim.


População e autoridades, coniventes, silenciam diante do jardim de lixo.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

GUAJARÁ: O DUELO DO 7 DE SETEMBRO X PRAIA DO ACÁCIO (OU A DIFÍCIL SAGA DE IDOSOS E DEFICIENTES)

Desfile cívico em Guajará-Mirim, dia 05/09/2019

Guajará-Mirim tem, inegavelmente, o melhor desfile cívico de 7 de setembro de todo Estado de Rondônia. A festa da independência transcende o percurso oficial por onde desfilam instituições, escolas públicas e privadas, e organizações civis, se espraiando por bares, lanchonetes, restaurantes e barraquinhas de vendedores ambulantes instaladas na avenida XV de Novembro e em ruas próximas ao local do desfile. A praça Governador Jorge Teixeira, por exemplo, localizada em frente ao Palácio Pérola do Mamoré, é ponto procuradíssimo por todos que buscam apreciar a festa cívica com um mínimo de conforto: degustando um bom prato de tira-gosto, água fresca e cerveja geladíssima, ao som de boa música executada ao vivo, excepcionalmente contratada para a ocasião.

Praia do Acácio vista de cima do barranco, na chegada
A festa cívica da Pérola do Mamoré só tem uma única e grande concorrente, capaz de duelar e desbancar qualquer atração do desfile do 7 de setembro perolense: as areias da praia do Acácio e as deliciosas águas do rio Mamoré. Em feriados e finais de semana ensolarados, a Praia do Acácio é hors concours. É pra lá que se dirige boa parte da população.

Popular, democrática e de fácil acesso, a praia do Acácio está à disposição de todos: brancos, negros, índios, ricos, pobres, brasileiros e bolivianos. Ou quase todos.

Para ser bem sincero, este importante espeço natural e público, propício aos adeptos do lazer e do entretenimento barato (ou de graça), só não tem acesso generoso, democrático e minimamente adaptado, para portadores de alguma deficiência física e para idosos. Para cadeirantes, o acesso à praia é uma verdadeira lástima. Uma saga.

O ente público que organiza o desfile cívico, instalando arquibancadas, palanques para autoridades e convidados, sonorização, iluminação, segurança e equipamentos de primeiros socorros para casos emergenciais, ignora o público que frequente a praia do Acácio.

Praia do Acácio: descendo o barranco
Em momento algum a atual gestão, em três anos de governo, demostrou preocupação mínima ou zelo com as péssimas condições de acesso à praia mais popular da Pérola do Mamoré. Comandada por um representante do Partido Democratas (DEM) - legenda da base de sustentação do presidente Jair Bolsonaro, o incendiário da Amazônia -, a atual gestão se quer limpa as vielas e caminhos que dão à praia, precariamente utilizadas pela população, inclusive por idosos e cadeirantes.

Praia do Acácio: acesso difícil para cadeirantes
Para deficiente e idosos que procuram lazer junto à natureza; que legitimamente queiram exercer seus direitos constitucionais de ir e vir e de desfrutar das areias da praia do Acácio e das águas do Rio Mamoré, resta a boa vontade de amigos, parentes e banhistas para ajudar na locomoção.

Cadeirantes, pessoas com locomoção limitada e idosos que esperam por ação do ente público que possibilite o acesso à praia do Acácio, literalmente morrerão na paia (desculpem o trocadilho).

terça-feira, 3 de setembro de 2019

PT REALIZARÁ DEBATE POLÍTICO EM GUAJARÁ

A Comissão Organizadora do Processo de Eleições Direta (PED 2019) do Partido dos Trabalhadores, Diretório de Guajará-Mirim, convida os filiados, as filiadas e simpatizantes para participarem do debate de propostas e da apresentação dos membros da "Chapa Lula Livre Já", que concorre nas eleições internas da legenda pestita na Pérola do Mamoré.

O debate acontecerá  nesta quarta-feira, dia 4 de setembro,  no Plenário  da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, a partir das 19h30min, com representantes da chapa municipal e a candidata à presidência do Diretório  do PT em Guajará, Professora Lílian Ferreira, ocasião em que serão apresentas  teses e propostas dos concorrentes.

A Comissão Organizadora salienta sobre a importância da  presença e efetiva participação de todos e todas ao Debate, para o fortalecimento da democracia e do PT no Brasil e em Guajará-Mirim.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...