Voluntários recolhendo Lixo |
O abandono, o descaso, a ausência e a negligência marcam a praia do Acácio em Guajará-Mirim.
Este patrimônio natural, reconhecido ponto turismo da cidade Pérola do Mamoré só entra na pauta dos órgãos e das autoridades públicas quando a praia é cenário de tragédia, como a ocorrida esta semana, com a morte prematura de dois adolescentes.
Abaixo-Assinado pela Praia do Acácio |
Só a morte de nossos jovem, por afogamento, motiva a prefeitura e a autoridade a mobilizarem maquinários e funcionários para abertura de acesso que possibilite o "rabecão" entrar na praia para recolher corpos, juntamente com bombeiros militar e peritos da polícia técnica. É a única ocasião em que é possível a presença da autoridade pública na praia do Acácio. A penas para recolher corpos.
Militantes do Coletivo em Conversa com banhistas |
Ação pública preventiva para garantir a vida e tornar a praia um lugar seguro e agradável, isto não existe na cartilha do ente público em Guajará-Mirim. E quando se cogita ações por parte da sociedade, são propostas as mais absurdas aberrações, como, por exemplo, envolver a praia com cerca eletrificada e punir com prisão quem insistir em tomar banho nas águas do Rio Mamoré.
Contudo, há quem enxergue a praia como um lugar possível para o lazer e o entretenimento, pitoresco para contemplação e rico para o turismo.
O coordenador do Coletivo Pérolas, Sr. Jorge Oliveira do Nascimento, e a presidente do Boi-bumbá Flor do Campo, Sra. Rosa Solani Sol reuniram seus militantes e bricantes neste último sábado (14), para recolher o lixo da praia e conversar com banhistas e frequentadores do local. Foram conversas agradáveis e bem recebidas. Muito lixo foi recolhido das areias da praia.
Voluntários recolhendo Lixo na praia |
No final do dia, se via a expressão de felicidade e agradecimento no rosto das pessoas. Mães, pais e jovens agradeciam aos voluntários que limpavam a praia e recolhiam assinaturas em abaixo-assinado que reivindica segurança e limpeza diária da praia.
A praia do Acácio necessita com urgência da ação pública e do abraço afetuoso da sociedade guajara-mirense, para que continue sendo o que sempre foi: um bom lugar para todos e para todas.