terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

GUAJARÁ MAIS BONITA: DOIS ANOS DEPOIS


Ariel Argobe - Projeto "Guajará Mais Bonita", Flamboyant

Nesta segunda-feira, 22, retomamos as ações do Projeto “Guajará Mais Bonita - Cultive Plantas, Lixo Não”, que tem por objetivo o plantio de mudas ornamentais ou árvores de grande porte em canteiros públicos e praças da cidade, de maneira a reeducar comportamentos antissociais de parte da população - que teima em jogar lixo doméstico e entulhos em espaços públicos da cidade, contribuindo para um visual urbano desagradável, sujo e insalubre – assim como, colaborar com as atitudes públicas na área dos serviços básicos, cujas ações de manutenção e limpeza da cidade acontecem de forma insuficiente e ineficaz, o que contribui para este cenário de abandono e sujeira.

Os exemplares plantados no Parque Circuito da cidade, espaço que fica localizado entre as avenidas XV de Novembro e Dr. Mendonça Lima, em frente ao Estádio Municipal João Saldanha, são da espécie flamboyant, uma árvore originária de Madagascar, cuja copa é ampla e em forma de guarda-chuva, que se mantém florida o ano inteiro, cresce de 2 a 5 metros aproximadamente, requer poucos cuidados e é ideal para espaços públicos amplos.

Lú Barbosa e Victo Gabriel, Projeto "Guajará Mais Bonita"
No dia 15 de dezembro de 2013 foram plantadas, em alguns canteiros do centro histórico da cidade, por voluntárias e colaboradores do projeto, as primeiras mudas de exemplares ornamentais de pequeno porte. Dois anos e dois meses depois de iniciado o projeto, poucos exemplares sobreviveram, pois vândalos - quando não, a própria prefeitura ao realizar a poda da grama - arrancam ou cortam as plantas, conforme relatado por comerciantes e trabalhadores daquela região.

A coordenação do Projeto “Guajará Mais Bonita - Cultive Plantas, Lixo Não” prepara relatório de atividades, a ser enviado ao prefeito, SEMOSP, SEMA e ao Ministério Público Estadual, com indicativo dos locais onde estão plantadas as novas e antigas mudas, de formar a orientar os servidores municipais responsáveis pela manutenção e limpeza dos logradouros públicos e, desta forma, estabelecer parceria entre o ente público e a sociedade civil, objetivando a continuidade do projeto e preservação e manutenção de plantas e jardins da cidade.

Os interessados em somar com esta campanha, sobre tudo você que é realmente filho e amigo desta cidade e deseja contribuir com a melhoria do visual de nossa Pérola do Mamoré, é só entrar em contato por meio do endereço eletrônico: cultiveplantas@yahoo.com.br.
Projeto "Guajará Mais Bonita", muda de flamboyant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...