quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DO BECO DO MACEDO


Iniciou nesta quarta-feira, 19 de janeiro, com realização de grande procissão, a tradicionalíssima festa religiosa em homenagem a São Sebastião, que acontece anualmente, há 22 anos, no Beco do Macedo, Bairro são José, na cidade de Guajará-Mirim.

            Na data dedicada a São Sebastião, 20 de janeiro, após novena, cantoria e muito foguetório, por volta do meio dia foi servido farto almoço para todos os presentes. À noite acontece o grande e concorrido baile de encerramento das festividades, ao som do irresistível e sensual rasqueado, festa que vara a madrugada, indo até o dia amanhecer. O rasqueado é um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da região metropolitana de Cuiabá

O MILAGRE

As obrigações e devoção de Francisco Quintão ao santo protetor da humanidade, que combate a fome, a peste e a guerra, tiveram início há 22 anos, quando o devoto Francisco, católico praticante, foi acometido por uma enfermidade grave, que consumiu muito rapidamente sua saúde.

Depois de recorrer a vários profissionais da saúde, sem encontrar solução para seu problema, uma tia de Francisco Quintão, a senhora Clecy Mercado Freitas, também devota de São Sebastião, recorreu ao Santo protetor da humanidade, rogando-lhe um médico para operar seu sobrinho e, em caso de cura, como forma de agradecimento, durante três anos a família Quintão realizaria litanias no dia 20 de janeiro. As preces de Clecy Mercado Freias foram atendidas. O médico Humberto Ferrel realizou com sucesso a cirurgia de Francisco Mercado Quintão que, há mais de duas décadas, continua agradecendo o milagre alcançado, realizando novena e festa em homenagem a São Sebastião.

A FESTA POPULAR

A popular Festa de São Sebastião do Beco do Macedo, realizada pela família Quintão, em Guajará-Mirim, hoje transcende a promessa feita e o milagre alcançado por Francisco Mercado Quintão, quando este jazia em leito. Os festejos e ladainhas em devoção a São Sebastião do Beco do Macedo são grandes demonstrações coletivas da profunda fé do guajaramirense, além de instrumento de perpetuação da tradição religiosa local, um legítimo e singular patrimônio cultural imaterial da gente do Vale do Mamoré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...