sexta-feira, 9 de outubro de 2015

FOLCLORE BRASILEIRO: DO BUMBA MEU BOI AO BOI BUMBÁ

D. Georgina, fundadora do bumbá
O Boi-bumbá Flor do Campo encontrou na simplicidade da brincadeira o momento ideal para a reflexão e o mergulho no Folclore Popular Brasileiro, na Cultura dos povos indígenas e no conhecimento da Biodiversidade de nossa Floresta.
 
A tônica deste projeto de Arena é o resgate dos valores e elementos do Folclore Popular Brasileiro inserido na brincadeira de Boi, sem perder a sua originalidade, a criatividade aliados a uma performance cênica sem contratempo.
 
O Conselho de Artes do Boi-Bumbá Flor do Campo reuniu a reflexão de defesa da Amazônia, nossa Floresta sagrada, o resgate e a reafirmação das Raízes e Tradições Folclóricas e Indígenas, imprescindível para a formação do conhecimento de Homens e Mulheres que defenderão não só o Folclore Brasileiro bem como a Amazônia como um todo.
 
A diferença entre Bumba Meu Boi e Boi-Bumbá esta na incorporação deste último, elementos da cultura cabocla e indígena, quando da sua chegada na Região Amazônica.
 
Bumbá Flor do Campo
Tuxaus, Tribos, Lendas, Rituais e personagens típicas do universo tribal fora, aos poucos, introduzidos ao lado das tradicionais figuras típicas do Auto (Pai Francisco, Mãe Catirina, Gazumbá), sem com isto, sobrepô-los em importância.
 
Neste ano, O Boi-Bumbá Flor do campo enfatiza o resgate da Cultura Popular Brasileira, pois, o Folclore é resultado da miscigenação de três povos (Indígenas, Portugueses e Africanos) e da influência dos imigrantes de varias partes do mundo. Por isso, nosso País tem uma tradição Folclórica variada, Rica e muito Peculiar.
 
Para este Festival Folclórico de 2015 o Boi- Bumbá Flor do Campo traz para a Arena o Espetáculo Folclore Brasileiro: Do Bumba Meu Boi ao Boi Bumbá, nosso canto caboclo é pelo resgate da Cultura popular, pela reafirmação de nossa dança tribal, pela exaltação do homem amazônico, das belezas, ritos e lendas contidas nas toadas, tão melodicamente entoadas pelos cantadores.
 
É com esse sentimento que a Associação Folclórica Boi- Bumbá Flor do Campo canta para defender e resgatar as “Raízes Tradições” do Folclore Popular, e da harmonia e paz dos povos indígenas. É com muito prazer que entrego a Nação Vermelha e Branca e a todos que acreditam na árdua missão, cheia de esperança, de gloria e acima de tudo vitoriosa para os nossos corações.
 
Georgina Ramos da Costa
Presidenta Fundadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...