sexta-feira, 9 de outubro de 2015

FLOR DO CAMPO ABRE O XIX FESTIVAL FOLCLÓRICO DE GUAJARÁ



Dançarinos do Boi-Bumbá Flor do Campo

Após dois anos de ostracismo, o XIX Festival Folclórico de Guajará-Mirim começa hoje, sexta-feira, 9 de outubro, e marca o retorno da monumental e espetacular disputa estética entre as nações de bumbás que defendem as cores vermelha e branca, de um lado da peleja artística e, do outro lado, as cores azul e branca.

O destino quis assim, e, por sorteio realizado nesta última quarta-feira, 7, na arena do Bumbódromo e na presença de autoridades, brincantes e amantes do folgue, foi realizado o sorteio que decidiu que o Flor do Campo é a Nação que se apresenta no primeiro dia (9),  logo mais, por volta de 21 horas, e no domingo (11), é o segundo grêmio a se apresentar.

Batucada do Flor do Campo
Entre fogueiras e balões o Bumbá Flor do Campo vem celebrar o Folclore Brasileiro, com o tema “Do Bumba Meu Boi Ao Boi Bumbá”, abrindo assim, o cenário da miscigenação folclórica, os valores e personagens da Cultura popular: a festa do Divino, frevo, xaxado, bumba meu boi, quadrilha, os orixás, festas juninas, ciranda, carimbó e o reisado.

Para garantir esta grande festa, que celebra e define nossos traços identitários e singularidades culturais, a matriarca do bumbá vermelho, D. Georgina Ramos da Costa, conclama sua nação a apresentar a maior e mais legítima brincadeira de bumbá, despertando em todos os participantes presentes – turistas, brincantes e amantes da brincadeira de boi -, o sentimento da alegria, da emoção, da fraternidade e da cultura da paz.
Dançarinos do Flor do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...