segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DIA DOS PAIS: HISTÓRIA E SIGNIFICADO



Hugo e Maria Edwirges, Dia dos Pais no Balneário do Célio

A versão mais conhecida sobre o surgimento da data para celebrar os pais é a história de William Jackson Smart, um veterano da guerra civil americana, que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos.

Segundo a história, no ano de 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha de William Jackson Smart, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Seu objetivo era homenagear o próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898, ao dar a luz ao seu sexto filho. William teve de criar o recém-nascido, e seus outros cinco filhos, sozinho.  Segundo algumas fontes de pesquisa, o nome do pai de Sonora era John Bruce Dodd, e não William Jackson Smart.

Hugo e Ariel, celebrando o Dia dos Pais, Balneário do Célio
A data escolhida por Sonora Louise foi o dia de nascimento de Willian, dezenove de junho, sendo sua homenagem em razão da admiração que sentia pelo pai, por ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. Com o tempo, o feito de Sonora Louise foi se repetindo por outras famílias da cidade de Spokane, posteriormente por todo Estado de Washington, até um dia atingir todo o país. 

Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Outras fontes atribuem a oficialização da data ao Presidente Richard Nixon, no em 1972.

No entanto, há registro de homenagem bem anterior à versão americana. O fato mais remoto de tributo a um pai é anotado há mais de quatro mil anos, ainda na Babilônia, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-o sorte, saúde e longa vida.


Hugo e Maria, Dia dos Pais, Guajará-Mirim/RO
No Brasil, o Dia dos Pais foi celebrado pela primeira vez em 14 de agosto - dia de São Joaquim, patriarca da família - do ano de 1953, a partir da proposta do publicitário Sylvio Bhering. Naquele ano, diversas instituições de imprensa se reuniram com o propósito de promover um concurso para homenagear três categorias de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

Posteriormente, esta data foi alterada por motivos comerciais e, desde então, o Dia dos Pais, no Brasil, é celebrado no segundo domingo de agosto, sendo esta uma data flutuante, caindo em dias diferentes a cada ano.

Excetuando a intenção comercial, o Dia dos Pais é uma data para estreitar e fortalecer os laços familiares e cultivar o respeito por aquele que nos deu a vida, seja por meio de um abraço fraterno ou de um presente, ofertado ao ente imprescindível na vida de uma criança; a esta pessoa que formará sua personalidade e a acompanhará ao longo de toda sua vida.

Um comentário:

  1. Muito boa a pesquisa, nunca parei para pensar sobre o dia dos e e suas origens. Sou muito grata pelas informações e adorei as fotos ilustrativas.
    Com saudades mando lembranças para vc. e prá delícia de pais que vc. arrumou muitas felicidades e vida longa.

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...