terça-feira, 12 de agosto de 2014

GUAJARÁ: A FLORADA DOS IPÊS



Elas estão de volta. Ano passado falei sobre sua rara beleza e exuberância floral. São os ipês, árvores realmente especiais, que possibilitam aos transeuntes da cidade, uma deslumbrante experiência estética; verdadeiro espetáculo da natureza no período da floração.

Guajará-Mirim, cidade que detém o codinome de Pérola do Momoré, certamente seria muito mais encantadora e aprazível, se canteiros e jardins das ruas, avenidas e praças da urbe tupiniquim mamorense fossem cobertos por exemplares dessas árvores espetaculares, pertencentes à família das bignoniáceas.

Apesar do abandono, da sujeira, da poeira e dos buracos nas ruas e avenidas da Pérola do Mamoré, a cidade fica mais linda (ou não tão feia) neste período do ano. A beleza do ipê em flor enche os olhos do cidadão e dos visitantes que passam por alguns locais da cidade onde há a árvore do ipê que, por sua beleza, seduz qualquer um, pelo tom e pela profusão de flores em um único exemplar.

A área externa da centenária e histórica Estação da antiga EFMM, onde hoje funciona o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, neste período do ano, transforma-se em uma das mais lindas paisagens urbana da cidade, atraindo olhares de todos - brasileiros e bolivianos - que por ali passam, e se encantam com a florada dos ipês lá existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...