quinta-feira, 20 de março de 2014

RIO MAMORÉ E VEREADOR AMEAÇAM CULTURA DE GUAJARÁ



Estação da EFMM, Guajará-Mirim
A elevação, sem precedentes, dos níveis dos Rios Mamoré e do Beni (Bolívia), nos últimos dias, já desalojou inúmeras famílias de suas residências, particularmente os moradores dos bairros do Triângulo e Cristo Rei. Agora também ameaça, perigosamente, o patrimônio cultural de Guajará-Mirim.

As águas do Rio Mamoré já margeiam a confluência das avenidas Mendonça Lima e Constituição, centro comercial da Pérola do Mamoré, desalojando também alguns comerciantes e deixando outros apavorados.

Estação da EFMM, Guajará-Mirim
O centro histórico de Guajará-Mirim, o segundo município mais antigo do Estado de Rondônia, que contem inúmeros exemplares de arquiteturas do início da colonização da região, está sob ameaça. A centenária e histórica Estação da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré já foi invadida pelas águas, ameaçando o acervo do Museu Histórico Municipal, instalado na velha estação, além da própria edificação.

Av. Dr. Mendonça Lima, centro comercial de Guajará
Para piorar a situação, o Vereador Irmão Denis (PTB), em breve pretende apresentar à Câmara de Vereadores da cidade, Requerimento solicitando ao chefe do Executivo Municipal, a extinção da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Guajará-Mirim, justificando seu projeto com a tese de que a cidade precisa muito mais de estradas e uma secretaria de obras mais atuante, e que não necessitamos de uma pasta cultural.

O obtuso parlamentar, analfabeto estético, certamente não consegue enxergar a importância de uma secretaria municipal responsável pela condução das questões culturais, sobretudo, em uma cidade quase centenária, voltada ao turismo, repleta de exemplares do patrimônios históricos do campo material e imaterial.

Vereador Irmão Denis (PTB)
A depender de alguns parlamentares da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, em especial do equivocado Irmão Denis (PTB), a cultura de Guajará “vai mesmo é pro brejo”, de uma vez por todas. Adeus patrimônio histórico da Pérola do Mamoré!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...