segunda-feira, 9 de abril de 2012

GUAJARÁ-MIRIM, QUE NÃO TEM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA, FAZ CARNAVAL AXÉ PARA COMEMORAR SEUS 83 ANOS

Show de Kátia Guimma marca o aniversário de Guajará
Nesta última terça-feira, 10 de abril, o município de Guajará-Mirim, criado no a no de 1929, completou oitenta e três anos. Em quase um século de história, há pouco o que se comemorar.

A cidade, que é conhecida carinhosamente pelo apelido de ‘A Pérola do Mamoré’, hoje soma inúmeros problemas estruturais em áreas como: saneamento básico, praças e logradouros públicos deteriorados e sem iluminação, segurança pública insuficiente, saúde sucateada, dentre tantos outros problemas básicos que dificultam o cotidiano da população local.

Uma simples chuva, em pouquíssimos minutos, tem a capacidade de inundar quase toda a urbe, tornando algumas vias públicas intransitáveis.

Biblioteca Pública Municipal de Guajará-Mirim
A coleta de lixo, um serviço primário para qualquer administração, praticamente não existe. Detritos domésticos e entulhos diversos, na maioria das vezes são despejados nas praças e calçadas, sem que setores competentes de fiscalização da municipalidade tomem quaisquer providências.

Para se chegar à cidade, via terrestre, utiliza-se a BR 425, uma verdadeira tábua de pirulito. São tantos os buracos e remendos que o ideal, para dirigir em alguns trechos da BR com o mínimo de segurança, era não ter mais asfalto. Isto facilitaria a vida dos motoristas.

A cidade, que não possui uma biblioteca pública municipal para servir aos estudantes e a população, celebrou seu aniversário no bumbódromo, neta segunda-feira, 09, com um grande carnaval axé, animado pela cantora baiana Kátia Guimma, patrocinada pela Prefeitura (leia-se: dinheiro do contribuinte).

Av. Dr. Lewerger, uma das principais vias da cidade
A preocupação de pais, mães e algumas autoridades era com os foliões mais animados que exageraram na ingestão de bebidas alcoólicas. Exaltados, poderiam se envolver em brigas, acidentes e quaisquer outro tipo de problemas que fosse necessário fazer uso dos serviços públicos do Hospital Regional. Lá falta de tudo, do profissional ao esparadrapo.

Aos motoristas que ousaram infringir as leis de trânsito, dirigindo embriagados ao retornarem para suas casas, o perigo era cair em um dos milhares de buracos (verdadeiras crateras, melhor dizendo) existentes nas ruas da cidade ou em uma grande lagoa de água suja, e sofrer sérios problemas de afogamento, o que não seria difícil,  pela absoluta escuridão das vias públicas.

Um bom e feliz aniversário Guajará-Mirim. Pão e circo para o povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...