sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMO TRATAR A MANIPULAÇÃO RELIGIOSA NA POLÍTICA

Jorge Werley 

Para a eleiçao de Adolf Hitler o propagandista nazista Joseph Goebels utilizou uma forma de mobilização das pessoas, despentando nelas sentimetos profundos que as fazia agir de forma não refletida. Naquele momento histórioco, o sentimento despertado nas pessoas foi o ódio. A causa de todos os problemas alemães foram jogados na responsabilidade dos comunistas e dos homossexuais e assim foram perseguidos todos os que se identificavam com essas bandeiras. Depois se culpou os judeus e então se expropriou e matou toda uma população com permissão e até colaboração do povo alemão.

O ódio pode levar as pessoas a um estado alterado de consciencia e as pessoas passam a agir de forma irracional.

Na recente eleição de Geoge W Bush, quando o império americano começava a dar sinais de desmoronamento, foi apresentado como causa da derrocada do "american way of life" (modo de vida americano) a transgressão dos príncipios ditos cristãos de moralidade e ética. Então em colaboração com as igrejas fundamentalistas, foi declarado guerra a qualquer grupo que professasse um credo diferente da teologia ortodoxa retrógrada pseudo cristã dos grupos dominantes. Foi levantado o "bom combate" contra as "heresias" mussulmanas, teologia liberal ou da libertação, movimentos neo hippies, nova era, socialistas. Todos que se levantavam contra wall street eram considerados inimigos da pátria americana. O terrorismo de estado foi então implantado sob permissão do povo americano.

O Serra tentou instalar essa pauta na última campanha presidencial. Não se pode dizer que a tentativa foi um fracasso total, pois apesar de não ter nenhum grupo organizado fazendo campanha para ele aqui em Rondônia, a Dilma só venceu em dois municípios. Existe um grande número de pessoas em Rondônia que são receptivos a este tipo de manipulação, basta que se ative seus preconceitos escondidos.

Em Porto Velho o banido (e bandido) Valter Araújo tentou criar uma caixa de ressonância com o fundamentalismo ortodoxo de direita dos Estados Unidos. Semestralmente realizava "cruzadas evangelísticas" com artistas gospel nacionais pagos pelos cofres públicos onde exibia filmes forjados de aborto, expondo imagens fortes de pedaços de fetos que criavam um clima de comoção humana. O "irmão" Valter era considerado um profeta da moralidade e defensor dos "bons costumes" e dos princípios cristãos. Na eleição passada o grupo fundamentalista encabeçado por Valter Araújo, Nilton Capixaba, Agnaldo Muniz, criaram uma campanha bem ao estilo nazista de Joseph Goebels. No domingo anterior à eleição foram distribuidos, ainda na madrugada, um kit contedo um planfleto e um cd com muita mentira sobre a proposta do  Plano Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal e tentava associar o nome da nossa candidata ao senado a uma inexistente lei que amordaçaria as igrejas, liberava indiscriminadamente o aborto e incentiva a homosexualidade entre as crianças. Ao chegar para as reuniões de domingo as lideranças de TODAS as igrejas de Porto Velho encontraram esse pacote, levaram para casa, assitiram e na quarta ou quinta feira seguinte, na reunião do meio da semana, a mensagem de "deus" enviada pelos "profetas" foi debatida, incentivada, acolhida e abençoada.  Resultado: o "irmão" Aguinaldo Muniz obtve quase 60 mil votos dos incaltos.

Estou trazendo isto ao ptgrupos para conclamar todos os realmente seguidores de JESUS, que frequentam qualquer comunidade religiosa, seja católico, protestante, evangélico, pentecostal; a formarmos um grupo para afrontarmos essa manipulação direitista. Como seguidores de JESUS, não podemos ficar de braços cruzados vendo a mentira ser anunciado com a palavra de Deus. Não podemos deixar de denunciar que a estratégia do Valter Araújo e seus "irmãos" é uma mensagem diabólica.  Será preciso muita inteligência pra não cair numa armadilha pois esse tipo de assunto não é próprio de campanha política haja visto mexer com convicção de fé enão com temas racionais.

Conclamos a fundarmos um Grupo de Cristãos pró Fátima Cleide e sairmos, o quanto antes, a conversar com as lideranças das igrejas indignadas com o falso evangelho manipulado pelos falsos profetas.

Sou comunista, sou cristão, sou petista e quero Fátima Cleide prefeita de Porto Velho.

--
Jorge Werley
CORECON 556
69 9310 7805

Um comentário:

  1. Belo e lúcido texto, Ariel. Embora eu esteja bem afastado do Cristianismo, vejo que suas colocações são muito significativas. A manipulação -- de qualquer natureza -- conspira contra a evolução humana e a libertação de mentes e corações. Não podemos permitir que líderes partidários e religiosos usem sua influência para anestesiar o livre-pensamento.
    Não moro em Rondônia (meu irmão mora em Colorado) mas em Monte Belo-Mg/Brasília. Espero ler novos textos seu.
    Abração
    Antonio Leite

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...