sexta-feira, 10 de setembro de 2010

III MARCHA MUNICIPAL PELA DIVERSIDAE SEXUAL

Marcha Municipal pela Diversidade Sexual - Zona Leste/2009
A Marcha Municipal pela Diversidade Sexual é uma proposta de rediscussão, reflexão e redefinição do formato das Paradas Gays - tradicionalmente já marcada como uma grande festa colorida. A Marcha é uma nova concepção de manifestação do orgulho gay, que vislumbra assentar este grande fenômeno social em um novo foco, privilegiando a luta pela criminalização da homofobia, a promoção do fim da violência contra homossexuais e a consolidação de uma cultura de paz e de respeito à diversidade sexual.


Foi com esta nova concepção, emoldurada pelo paulatino amadurecimento político do movimento homossexual, que lideranças de Porto Velho, posicionadas na proa da discussão da cidadania LGBT, dissidentes do grupo responsável pela organização da Parada do Orgulho Gay na cidade de Porto Velho, tomaram a iniciativa de organizar no ano de 2008 a I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, pautada na premente necessidade de avançar com a grande bandeira política do movimento, que é a aprovação do projeto que torna crime a prática da homofobia.

Objetivando avançar com este novo modelo de manifestação política LGBT, com nítido perfil de movimento social que reuni pessoas mobilizadas pela conquista de suas dignidades, no ano de 2009 os organizadores realizaram a segunda edição da Marcha nas principais vias da zona leste de Porto Velho – e não mais na região central, onde ocorreu a primeira edição, mesmo local também de realização, até hoje, da Parada do Orgulho Gay.
Os bairros da Zona Leste surgiram nos anos de 1970, quando a área foi ocupada por milhares de pessoas que vieram à região, no auge da época da mineração, período da desenfreada corrida da busca do ouro fácil que brotava em nossos rios. São brasileiros de origem humilde, sonhadores, que ali fixaram residência em busca do cobiçado “Eldorado Amazônico”. A ocupação foi um processo acelerado e desordenado, de forma que naquele lado leste de Porto Velho vive hoje, aproximadamente, um terço da população de uma cidade que atinge atualmente cerca de 400 mil habitantes

Uma grande população de jovens desempregados habita e perambula pela região, num frenético vai-e-vem, dia e noite. O envolvimento dessa parcela da população com a violência, o comércio e consumo de drogas e a prostituição é uma realidade crescente, facilmente constatada nos telejornais policiais, abundantes nas principais redes de rádio e televisão, jornais impressos e eletrônicos. Compõe este quadro funesto, como importante e indispensável elo de fortalecimento da rede criminosa, um considerável número de jovens do segmento LGBT.

É neste contexto e circuito que está inserida a Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, abrigada pelo manto das cores do arco-íris, revestida com a responsabilidade da inclusão das populações historicamente excluídas e comprometida com o resgate e a promoção da cidadania e da justiça para população LGBT.

Um comentário:

  1. sensacional!!! encontrei hj seu blog. parabéns por todo o trabalho desenvolvido. venho acompanhando de perto e a cada ano supera-se mais e mais.
    abraços

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...