quarta-feira, 15 de setembro de 2010

POR QUE MARCHAMOS?

III MARCHA MUNICIPAL PELA DIVERSIDADE SEXUAL

Marcha da Diversidade Sexual de 2009, Zona Leste - Porto Velho
No dia 26 de setembro de 2010 o Coletivo Porto Diversidade estará realizando no lado leste da cidade de Porto Velho, a III Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, empunhando o lema: Voto que combate homofobia promove cidadania.

O Coletivo de Discussão para Promoção da Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgênicos Porto Diversidade reúne pessoas comprometidas com a promoção de ações reparadoras voltadas ao segmento LGBT, buscando a promoção dos direitos humanos universais dessa população socialmente fragilizada e historicamente assentada em bases de vulnerabilidade social.

A III Marcha Municipal pela Diversidade Sexual é uma caminhada necessária e manifestação legítima da população LGBT, organizada enquanto movimento social, com o firme objetivo de promover justiça e cidadania plena para população homossexual da cidade de Porto Velho. Busca, gradativamente também, estender esta luta para todos os quadrante do município, firmando o possível sonho de se construir uma sociedade livre das práticas homofóbicas, pautada pela irrestrita democracia e garantia dos direitos individuais. Fita, ainda, o propósito urgente de consolidação da cultura de tolerância e de respeito à diversidade sexual e o fortalecimento do sentimento e da atitude fraterna entre heterossexuais e homossexuais.

A história das lutas das mulheres, dos negros, dos índios, dos trabalhadores oprimidos, dos sem tetos, dos sem terras - exemplos de lutas organizadas e avançadas politicamente - apontam na direção de um único caminho a ser seguido por todas as paradas que promovam o orgulho LGBT: transformar esta festa em bandeira de luta deste grande movimento social, com a finalidade de se conquistar mais cidadania, mais justiça e respeito para gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.

Marcha Municipal 2009, Zona Leste de Porto Velho
Não é mais possível realizar ‘Paradas’ para promoção do orgulho do cidadão gay, enquadrando a manifestação apenas no perfil colorido, alegre, espetacular e festivo (ou absurdamente bizarro na visão dos preconceituosos, conservadores e fundamentalistas), sem uma prévia e necessária discussão de políticas públicas afirmativas e reparadoras para população homossexual.

O espírito alegre, o visual colorido e festivo é algo intrínseco à cultura gay. Contudo, Paradas pautadas apenas na concepção festiva são caminhadas inférteis à promoção do cidadão de direito. Paradas frívolas penas exibem e confirmam o mito do bizarro, do esdrúxulo e da pilhéria. Este formato de Parada contribui somente com a perigosa, covarde e alienante atitude escamoteadora da realidade da população homossexual. Varre e esconde embaixo do tapete da desigualdade social, a perseguição e a humilhação sofrida por milhares de brasileiros e brasileiras que diariamente são vítimas da violência moral e da agressão física, geralmente agredidos por conta da orientação sexual. Violências que também atingem adolescentes e jovens que começam a vivenciar e evidenciar sua sexualidade e práticas amorosas com pessoas do mesmo sexo.

O segmento homossexual de Porto Velho Marcha não apenas por mais ‘visibilidade’ para população LGBT. Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, familiares e amigos, irmanados, saem às ruas do lado leste de Porto Velho, região historicamente ocupada por excluídos, em manifestação de protesto para denunciar a opressão, o preconceito, a homofobia e a violência física e psicológica desferidas contra homossexuais. Marcham e exigem políticas públicas para promoção da dignidade LGBT, conscientemente compreendendo e defendendo a ascensão dessa população à esfera pública, como sujeito protagonista de atitudes que promovam a efetivação de políticas de Estado que visem o respeito irrestrito à orientação sexual diferenciada e a promoção ampla da cidadania para homossexuais.

Marcha Muncipal 2009 - Zona Lesto de Porto Velho
Enfim, os homossexuais marcham sobre as ruas da Zona Leste da Cidade de Porto Velho, para banir, definitivamente do convívio social, a desigualdade entre seres humanos - independentemente da orientação sexual -, o racismo, o machismo, a xenofobia e o preconceito e, desta feita, promover o Estado laico, fortalecer a democracia e universalizar a cidadania.

Um comentário:

  1. Oi Ariel, gostei muito de ver essa matéria sobre a diversidade sexual de porto velho no seu blog. Gostei muito da materia. Pena que eu não estava ai para ver de perto essa parada.

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...