segunda-feira, 7 de junho de 2010

FLOR DE CACTO: A FORÇA CULTURAL DA ZONA SUL



A XIII edição do Arraial Flor de Cacto, evento junino realizado no Bairro Caladinho, setor sul da cidade, que se encerrou neste último domingo, dia 06 de junho de 2010, novamente confirmou a posição de segundo maior arraial de Porto Velho, perdendo em público e atrações apenas para o Arraial Flor do Maracujá.

Quem compareceu ao Arraial Flor de Cacto no período de sua realização conferiu o sucesso que é a já tradicional e robusta festa de São João da comunidade da zona sul de Porto Velho, que no sábado, dia 04, reuniu um público de aproximadamente vinte mil pessoas, rivalizando em peso e importância com o primeiro dia da Feira Agropecuária de Porto Velho.

O Coordenador do arraial Júnior Guillem, celebrou parceria com a Prefeitura de Porto Velho - através da Fundação Iaripuna – e empresários da capital, o que possibilitou montar uma estrutura que atendeu e comportou adequadamente as necessidades do Flor de Cacto, arraial que tem a responsabilidade de realizar a eliminatória que classifica as quadrilhas juninas para XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, o maior certame cultural do gênero realizado na Região Norte, que este ano irá acontecer no período de 25 de junho a 04 de julho, durante o Arraial Flor do Maracujá, evento que reúne nosso grupo junino de elite.

A maciça presença dos pais acompanhados de seus filhos e a marcante presença da juventude fez do Arraial Flor de Cacto um ambiente tranqüilo e próprio para o lazer cultural, cercado de muita segurança, paz e um farto cardápio de comidas típicas da região, servida neste período de festas juninas.

Quem compareceu ao Flor de Cacto pôde conhecer e reconhecer a alma artística de Porto Velho e a plástica de nossa identidade cultural. Teve a oportunidade de se encontrar com a estética da cultura popular que traduz o jeito de viver e se expressar do povo das terras do Guaporé e contemplar uma das mais fortes manifestações culturais do caboclo beradeiro e sua capacidade criadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...