segunda-feira, 22 de abril de 2019

FLOR DO CAMPO FAZ HOMENAGEM EMOCIONANTE A SUA CRIADORA

Neste último domingo, 21, a Professora Georgina Ramos da Costa, a criadora do bumbá vermelho e branco da Pérola do Mamoré, recebeu de sua cria emocionante homenagem durante as celebrações de seu aniversário, ocorrido no terreiro de sua residência, no bairro Tamandaré, em Guajará-Mirim. 

Quando da apresentação e evolução da alegoria do Boi Flor do Campo, “o tripa do boi”, vivido pelo artista e brincante do bumbá Cleidson Ramos, se aproximou de sua criadora, para quem se apresentou carinhosamente, emocionando a todos os presentes. 

Um grandiosa e justa homenagem à mestra em cultura popular, professora Georgina Ramos, criadora e matriarca do boi do povão.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

TAMANDARÉ EM FESTA: ANIVERSÁRIOS DE DONA GEORGINA E DO FLOR DO CAMPO

Dona Georgina, fundadora do Boi-Bumbá Flor do Campo
No próximo domingo, 21 de abril, a matriarca e presidenta vitalícia da Associação Folclórica e Cultural Boi-Bumbá Flor do Campo, Professora Georgina Ramos da Costa, estará completando oito décadas de vida. A diretoria da nação vermelha e branca, brincantes e torcedores do bumbá que representa a comunidade do bairro Tamandaré, estarão reunidos no terreiro da residência de Dona Georgina, para celebrar mais um aniversário da mestra em cultura popular e fundadora do bumbá campeão do último festival folclórico de Guajará-Mirim.

Neste mesmo dia, também será rememorada e festejada a data de criação do Boi Bumbá Flor do Campo, ocorrida no 03 de maio de 1981, nas dependências da Escola Estadual Almirante Tamandaré, onde Dona Georgina atuava como professora.

Boi-Bumbá Flor do Campo
Criado como instrumento pedagógico, há 38 anos, o Boi-Bumbá Flor do Campo já nasceu, pelas mãos de Dona Georgina, com a nobre missão, enquanto objeto lúdico, de auxiliar na alfabetização das crianças matriculadas na Escola Estadual Almirante Tamandaré.

Para celebrar importantes datas do calendário cultural da Pérola do Mamoré, a Diretoria do Bumbá Flor do Campo convida autoridades, professores, historiadores, brincantes e admiradores da folia de boi, para participarem da programação festiva alusiva aos aniversários de Dona Georgina e do Boi Flor do Campo, a acontecer dia, 21, domingo, a partir das 20 horas, na Av. Madeira Mamoré, nº 703, bairro Tamandaré (Residência da Dona Georgina), ocasião em que estarão se apresentando dançarinos, itens do bumbá e a alegoria do boi Flor do Campo.

terça-feira, 9 de abril de 2019

CAMINHEI COM MUITA DIGNIDADE

Imagem colhida na internet

Hoje cedo fui em uma lojinha do tipo bugigangas "made in China", onde se vende de tudo que é quinquilharia, inclusive capinhas para celulares. A loja é de evangélicos, equipada com som ambiente: música gospel troando na alta.

A atendente, muito educada, me recebeu na entrada com largo sorriso e, gentilmente, me ajudou a localizar a peça e a escolher o modelo. Pretendia comprar capinha de celular e colocar a película de vidro no aparelho. Escolhida a capinha, perguntei o preço:

- Quanto tá custando esta capinha?

- Vinte reais, respondeu a vendedora (com muita educação).

Achei o preço razoável, então perguntei:

- Aqui passa cartão?

- Passa. No débito fica em vinte e sete reais, respondeu a educada vendedora.

Tomei um susto. Procurei terra embaixo dos pés e nada. Fui longe em meus pensamentos, refletindo sobre a realidade econômica do brasileiro trabalhador pós-golpe e na era da “arminha de mão”: investimentos em saúde, educação, área social e segurança pública congelados; o meu salário também congelado, uma verdadeira pedra de gelo no meio do deserto do Saara, derretendo acelerado; valor da cesta básica na estratosfera; talões de água e luz um assalto; gás de cozinha um roubo, gasolina uma fortuna o litro… E por aí vão os preços de produtos e serviços de primeira necessidade, enquanto nossos salários descambam ladeira a baixo.

Me recusei pagar aquele preço. Não é justo. Dou valor aos meus "caraminguás". Declinei da compra e fui saindo da loja, muito discretamente, fazendo cara de paisagem abstrata. Enquanto praticava meu plano de fuga – aquilo era um assalto, no meu entendimento, e eu precisava fugir -, a vendedora me olhava contemplativa (e certamente que também fula da vida), e muito provavelmente pensava: este é um lascado. Não estava de todo errada.

O pior ainda estava por vir, para coroar a humilhação. Aí aconteceu o inimaginável neste exato instante. Pasmem só, minha sandália havaianas - um dos lados - quebrou o cabeçote da correia, ainda quando eu estava no meio da loja, me dirigindo à porta de saída do estabelecimento!

Novamente faltou chão embaixo dos meus pés. Melhor: faltou mesmo foi uma sandália de qualidade e em condições de uso (ou um prego para improvisar um remendo na surrada sandália).

Decidido, sem deixar me abater pela situação, ergui a cabeça, pois tinha a certeza que a vendedora continuava a me olhar, agora naquela situação vexatória. Não perdi o rebolado e sai andando sem tirar a sandália arrebentada do pé, deixando para trás a capinha e a película, levando na mão apenas meu celular - com o visor trincado -, e o cartão de credito todo 'brefado'. Que situação!

De dentro da loja - com a sandália no pé - olhei para o carro estacionado do outro lado da rua e calculei o tempo para chegar até lá. Eu sentia as pestanas da vendedora arranharem minhas costas quando ela piscava.

Gente, que distância era aquela? Lembrei do profeta Moisés da Bíblia e imaginei: nesta situação, me arranjando com uma sandália quebrada e tentando caminhar, vou levar 40 anos para atravessar esta rua e chegar no carro.

Levantei a cabeça, empinei o nariz, olhei profundo e caminhei com muita dignidade e confiança, com a alça da sandália quebrada já no tornozelo e a base da sandália virada para trás, parecendo um esporão de galo. Me senti um papagaio ziguezagueando  na arei quente e sem direção.

Foi foda!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

PT DE GUAJARÁ REALIZA PLENÁRIA DE FORMAÇÃO

Encontro da juventude socialista Bolívia-Brasil, 2018

O Diretório do Partido dos Trabalhadores de Guajará-Mirim realizá através da Secretária de Formação Política do PT, Plenária de Formação, que acontecerá dia 04 de abril do corrente ano, quinta-feira, a partir das 19h30min, no Centro Catequético da Catedral N. S. do Seringueiro.
A Plenária de Formação é voltada aos simpatizantes petistas que solicitaram via internet, filiação ao partido. Contudo, o evento também está aberto para toda militância petista e aos dirigentes do partido.
A palestra de acolhimento, recepção e formação será realizada pelo Secretário de Formação Política do PT-GM, Ricardo Bouez, com a participação da Secretária Estadual da Juventude, Ranielle Ramos Teófilo da Cruz, contando ainda com representantes da Juventude PT da capital e interior.
Encontro da juventude socialista Bolívia-Brasil, 2018
Segundo a presidente do Diretório do PT em Guajará-Mirim, Professora Lilian da Silva Ferreira, a adesão ao Partido dos Trabalhadores – em gráfico ascendente - é fruto não só de campanhas para novas filiações, mas também uma reação do cidadão brasileiro progressista, que entende que Lula e o PT sofrem clara perseguição político, com a complacência do judiciária e escancarada participação da imprensa hegemônica.
As novas filiações renovam as forças do partido, deixando a legenda preparada para o embate em defesa da soberania nacional, dos direitos das minorias e dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil”, afirma a Lilian Ferreira.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...