terça-feira, 11 de dezembro de 2018

UM TABULE BEM SERVIDO

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte e Cultura

A apresentação do espetáculo Tabule, da Cia de Teatro Peripécias, grupo cênico vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), marcou a edição do Festival Unir Arte e Cultura no Campus de Guajará-Mirim, pelo refinamento da abordagem do tema – um tema tabu -, desenvolvido de forma delicada e sutil, graças à elevada qualidade cênica do ator e professor Júnior Lopes e sua equipe técnica.

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte e Cultura
No desenrolar da triste história da personagem, Tabule levou o espectador a profundas reflexões angustiantes, porém, na cena seguinte, fez o espectador transbordar em estrondosas gargalhadas. Uma legítima tragicomédia.

O título da peça, Tabule (uma típica salada da tradição culinária libanesa), que passa despercebido para maioria dos presentes ao iniciar o espetáculo, é entendida, paulatinamente, no desenrolar do tema, à medida que a personagem relata sua saga por diversos países árabes, sua condição feminina e a cultura misógina em cada situação que vive em diferentes países, até chegar ao Brasil.

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte
e Cultura
Tabule é um espetáculo imperdível, servido na medida exata – ao ponto - por José Maria Lopes Júnior, “Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (desde 2008) atuando no Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes, responsável pelas seguintes áreas: Estágios Supervisionados, Processos de Ensino em Teatro, História do Teatro e Teatro Latino-Americano; é doutor em artes Cênicas: Mito-drama: Processos de Ensino e Aprendizagem de Teatro com Indígenas de Rondônia (UFBA-2012/2015) e possui Mestrado em Letras/Estudos Literários - Literatura e outros sistemas semióticos: teatro contemporâneo latino-americano pela Universidade Federal de Minas Gerais (03/2007); Graduação em Letras/Licenciatura em Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Já atuou como professor de língua e literatura hispânica no Departamento de Letras Línguas estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia (2008-2010), e professor substituto de língua espanhola da Universidade Federal de Minas Gerais(2005-2006). Tem experiência na área de Letras e Artes atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, literatura e ensino de língua. Atualmente pesquisa na área de Teatro e Política no Oriente Médio paralelos com a América Latina realizada com intercambio em Beirute, Líbano(2018)” (extraído do Currículo Latts).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...