sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BLOCO RESENHA NA FOLIA: UM BRINDE AO CARNAVAL


Bloco Resenha na Folia

Nos dias 7 e 9 de fevereiro, domingo e terça-feira de carnaval na Pérola do Mamoré, uma agradável surpresa invadiu as ruas do Bairro Tamandaré e as ruas do centro histórico de Guajará-Mirim: era o Bloco Resenha na Folia, organizado pelas famílias Ruiz e Stenglischer, sob a coordenação do médico Wenceslau Ruiz.

Pelo segundo ano consecutivo o Bloco Resenha na Folia deu o ar de sua graça, saindo pelas ruas da cidade, serpenteando e fazendo a folia de brincantes e admiradores da cultura popular. Aplaudido, o bloco das famílias Ruiz e Stenglischer transbordava alegria por onde passava.

Bloco Resenha na Folia (lado direito: Wenceslau Ruiz)
O cordão carnavalesco do bairro Tamandaré é constituído por fieis foliões seguidores de folguedos carnavalescos tradicionais, de forma que o bloco já nasceu ostentando como característica fundamental e histórica, um conjunto de brincadeiras próprias do carnaval de outras épocas: a espontaneidade; lançar polvilho (maizena) nos brincantes e público, de maneira a lambuzá-los; reunir em um único cordão carnavalesco os amigos e a família amante da cultura do carnaval, dentre outros elementos.

Este conjunto de elementos estéticos que definem a plástica do Bloco Resenha na Folia - que em outras épocas marcavam fortemente antigos cordões carnavalescos tradicionais – classifica o bloco do médico Wenceslau Ruiz como entrudo, um formato de folgança carnavalesca tradicionalíssima, que chegou ao Brasil através dos nossos irmãos portugueses.

Bloco Resenha na Folia: desfila no centro histórico da cidade
O cordão carnavalesco das famílias Ruiz e Stenglischer desfilou pelo centro histórico da cidade, visibilizando e celebrando o nosso conjunto arquitetônico e paisagístico histórico, abandonado, deteriorando e carente de políticas públicas continuadas para preservação desse relevante patrimônio de décadas passadas. 

O desfile do Bloco Resenha na Folia foi muito mais que uma apresentação: tratou-se de um retumbante grito de alerta; uma corajosa manifestação de compromisso e legítimo brinde ao nosso patrimônio cultural material e imaterial, assim como, à cidade e á memória local. Um forte recado de seu presidente, médico Ruiz Wenceslau, pré-candidato para o cargo de prefeito da cidade de Guajará-Mirim.

A cidade precisa, urgentemente, de um chefe para o cargo máximo do executivo municipal, com profundas ligações e compromissos com a nossa cultura, nossa gente e o nosso patrimônio histórico. Parabéns às famílias Ruiz e Stenglischer, aos brincantes e ao Bloco Resenha na Folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE GUAJARÁ-MIRIM: A CELEBRAÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE CULTURAL

Imagem colhida na internet (https://rondonia.ro.gov.br/) O Festival Folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como Duelo na Fronteira, é muito ...