segunda-feira, 29 de junho de 2015

UM PRESENTE VERMELHO



Suvenir do Boi Garantido: presente da Sol
O presente é uma experiência dadivosa, um momento dos mais agradáveis que podemos experimentar em nossas vidas. São coisas ou gestos ofertados para outra pessoa, crivados de sentimentos e valores simbólicos, como sinal de apreço especial. O presente é, pois, uma marcante recordação de alguém que nos tem em boa conta.

Os regalos são dados em datas ou momentos especiais: natal, aniversário, dia dos pais, das mães, das crianças, dos namorados, etc. Em datas certas ou fora de hora, tem quem ame dar e os que adoram receber.

Nos dias 26, 27 e 28 aconteceu na arena do bumbódromo da Ilha Tupinabarama, O 50ª Festival Folclórico de Parintins, AM, realizado anualmente sempre no último fim de semana de junho. É um grandioso evento de cultura popular, que reúne em grande vitrine cabocla, o talento singular do artista amazônico. Um frondoso e valioso presente à memória e a história dos povos da floresta.

O perolense - que assim como o parintinense, também é um apaixonado pela cultura dos bumbás -, passou o final de semana sintonizado com o que acontecia na arena do bumbódromo de Parintins, ligado em todos os lances, vibrando com cada evolução de alegorias, de adereços e de itens que se apresentavam no 50º Festival da Ilha de Tupinabarama.

Um grupo de brincantes dos bois daqui e admiradores dos bumbás de lá, acompanhou o certame folclórico de Parintins reunidos na residência de Rosa Solani, no bairro Tamandaré. Muita alegria, vibrante torcida e comentários exacerbados, elogiando o boi da paixão ou criticando, sem piedade, o contrário. Animada festa regada a cerveja e vodka. À medida que subia o ter etílico, os comentários e torcidas esquentavam.

Manto sagrado do Garantido
E, em um dado momento, Rosa Solani – a Sol – resolveu me presentear com uma mine alegoria do Garantido, que ela trouxe de Parintins, quando foi acompanhar a edição de 2014 do festival. O regalo circulava pelo ambiente, pulando de mão em mão. E a cada novo colo acolhedor, o bumbazinho recebia um apaixonado beijo. O mini bumbá vermelho já estava todo babado, de tanto ser beijado por tantos beijoqueiros de bumbá. O boizinho estava mais pra santo milagreiro em ladainha de biatas lambi santo a, propriamente, suvenir de bumbá. O fato é que, em um dado momento, o boizinho veio parar em meu colo e, ao recebê-lo, não pensei duas vezes: tasquei-lhe a beijoca. Foi neste momento que aconteceu o inesperado: a Sol, dona do suvenir, resolveu me presentear com ‘boi-bumbazinho’. De posse do bichinho, passei a administrar o regalo, não permitindo mais beijo babado, melado, exagerado ou com ‘bafo de onça’. Proibi.

Não me perguntem qual era o estado etílico da minha amiga, pois só sei que saí de lá com o boizinho preso no sovaco, direto pra minha casa, onde o mesmo passou a residir. Não pretendo voltar na residência da minha amiga Sol tão cedo, especialmente se ela estiver sóbria, vai que ela queira seu boizinho de volta?! Nunca!

Este foi um espetacular presente, dado e recebido em momento muito especial. Só não foi melhor por conta do resultado final do Festival de Parintins, edição 2015, que sagrou Caprichoso campeão ‘inquestionável’ do festival. Pra mim, este resultado é sim, um legítimo presente de grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...