quarta-feira, 20 de junho de 2012


ELEIÇÕES DA UNIR DE GUAJARÁ NA RETA FINAL

Nos últimos dias, o Campus da UNIR de Guajará-Mirim foi movido por um processo eleitoral 'pálido', para consulta à comunidade acadêmica, para escolha de Diretor e Vice-Diretor do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Dorosnil Alves Moreira, Marci Fileti Martins, George Queiroga Estrela e Angela de Castro Correia disputam a vaga. Porém, com chances reais de vitória, só há dois candidatos: os Professores Doutores Dorosnil (atual Diretor do Campus, concorrendo à reeleição), e George Queiroga, representante do grupo de oposição.

Independente de qualquer resultado, é fácil constatar que o processo eleitoral não cumpriu com uma de suas funções máximas, que vai muito além da escolha do nome do próximo gestor, qual seja: a promoção de um profundo e necessário debate sobre os rumos do Campus Universitários de Guajará-Mirim, os profissionais aqui formados, os cursos oferecidos e o papel da instituição no desenvolvimento regional.

Faltou um debate democrático e maduro, que buscasse envolver e esclarecer ao máximo, professores, alunos, técnicos e a sociedade local.

A campanha limitou-se em distribuição de faixas e pequenos prospectos impressos dos dois principais candidatos, sendo que um deles ainda elencava – equivocadamente como metas e propostas – princípios éticos.

Faltando pouco mais de uma hora para se anunciar o resultado, o que ficou foi apenas o sentimento de orfandade, para com esta eleição, que se apresentou ao eleitorado como um futuro natimorto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...