quarta-feira, 9 de maio de 2012


GUAJARÁ, A CASA ROSADA, O BOI E EU

Casa Rosada - aqui morei até o ano de 1975
No dia 03 de maio, postei em meu blog um texto intitulado “EFMM, MALHADINHO, FLOR DO CAMPO E DESELEGÂNCIA”, versando sobre o evento que celebrou aqui em Guajará-Mirim, o Centenário da lendária Madeira-Mamoré.

O texto provocou um tsunami de comentários revoltosos nas redes sociais. O descontentamento foi forte para uma ala da Nação Azul e branca, que me acusou de forasteiro, desconhecedor da causa que abordava e, em tom de ameaça, alegava que meu telhado é de vidro.

No tocante à acusação de forasteiro, apresento a todos a Casa Rosada, localizada na Avenida 13 de Setembro, 644, Bairro Tamandaré. Neste endereço morei até o ano de 1975. Antes da Casa Rosada,  morei em um domicílio construída pelo meu pai (que até hoje existe), localizado na Rua Pedro Eleotério (antiga 12 de Julho), próximo ao Centro de Saúde Carlos Chagas, também no Bairro Tamandaré.

Lamento decepcionar aos que me acusam de forasteiro. Nasci na antiga maternidade pública de Guajará-Mirim, no ano de 1963. Sou caboclo beradeiro – legítimo - das barrancas do Rio Mamoré e, até meus 12 anos de idade, estudei na Escola Estadual Almirante Tamandaré.

Casa construída pelo meu pai, onde também morei.
Participei, até o ano de 1975, da farra da matança do boi-bumbá de D. Gregória, que acontecia em um determinado dia do período junino. O boi-bumbá corria pelas ruas do bairro – “azulado” -, perseguido por uma legião de moleques. Era o ritual da matança. Participar dessa algazarra, para mim, era uma das melhores coisas da vida.

Para finalizar, ainda tratando das manifestações sobre o texto escrito e publicado, devo informar que recebi vários cumprimentos e parabéns, vindos de diversos setores do segmento cultural, inclusive de uma ala do respeitado e elegantíssimo Boi-Bumbá Malhadinho, endossando o teor do texto divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...