quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SI HAY SAMBA, SOY CONTRA!


Jaqueline Dálio - foto Cantareli
 Ontem, 23, aconteceu a escolha da rainha do carnaval 2012 de Porto Velho. O evento, realizado na Praça da EFMM, organizado pela Fundação Iaripuna, contou com a presença de autoridades, imprensa e um grande público, reunindo sambistas e foliões.

Sagrou-se rainha do carnaval de Porto Velho 2012, a beldade Jaqueline Dalio da Silva, que não representava nenhuma escola, mas sim, o Bairro Cuniã. Também foram eleitas Suzanni Talielli de Castro Esteves, primeira princesa, representante da Rádio Farol, e Juliana Carolina Nascimento Oliveira, segunda princesa e representante da escola Os Diplomatas do Samba, a mais antiga agremiação carnavalesca da região.

Não enviaram suas representantes e, menos ainda, não prestigiaram o evento, as GRES São João Batista e a Asfaltão.

Cabe aqui contar ao público amante do samba, uma historinha de bastidores que aconteceu nos dias próximos ao evento.

Semana passada, ao percorrer os corredores e salas da Iaripuna, resolvendo o repasse financeiro do carnaval, me deparei com Leninha Bastos, Diretora da Divisão de Artes da Fundação, responsável pela coordenação do evento, aflita e insatisfeita, alterando, segundo ela, mais uma vez, o regulamento do concurso, em razão das observações e não concordância da Diretoria do Tigre. “Não podia participar candidatas do interior, não podiam a altura e o peso mínimos estabelecidos, não podia nem assim e nem assado”.

Resumo da ópera: a escola de samba que mais alterou o regulamento não só deixou de enviar sua candidata e, o que é pior – no meu entendimento para quem gosta de samba e faz carnaval – se quer foi prestigiar o concurso.

Isto me lembra uma velha máxima, já eternizada, da cultura latino-americana: ‘Si hay gobierno, soy contra!’. Neste caso, é possível fazer uma adaptação para realidade local: ‘si hay samba, soy contra!’

O ano passado, a escola ‘do contra’ tirou o título de campeã da vermelha e branca Os Diplomatas, com uma manobra de bastidores, durante a realização de uma assembléia da FESEC. A diretoria da campeã recorreu e recuperou na justiça o título surrupiado. Detalhe sórdido da história: a Asfaltão tirou o título da campeã, mas também não queria para ela. Acho que era só para atrapalhar um pouco.

Vejam só: a agremiação fez mudar inúmeras vezes o regulamento do concurso, porém, não envia sua representante – sabemos que não era obrigatório - e nem vai prestigiar o certame. Acho que a peleja contra o regulamento era só para esquentar o clima. Em outras palavras: só para atrapalhar mais um pouquinho. Será que este Tigre gosta mesmo de carnaval?!

9 comentários:

  1. N.R.: Por mais respeitado que possa ser o autor do texto acima pisou feio na bola. Mostra-se claramente posicionado a favor de uma agremiação e contra outra. Ariel bem sabe que a verdadeira crítica portovelhense considera a Escola Asfaltão como a mais organizada e bem administrada de todas as agremiações carnavalescas similares. É desrespeitoso tecer comentários antes de ouvir a parte atingida por eles. Seria melhor, creio, que os motivos da ausência da Asfaltão na escolha da Rainha do Carnaval 2012 fossem buscados antes de se arriscar a escrever um artigo difamatório.

    ResponderExcluir
  2. FÃ DO TIGRE

    O Por que de tanto ódio?
    É O sentimento que passa a todos Ariel Argob!
    Podendo este, usar seu blog para mostrar ao povo portovelhence a importância deste evento e mais destacar o quanto nossa cidade esta envolvida nessa cultura contagiante. Ariel Argob só sabe fazer fofoca pública em seu blog defamações a respeito de escolas que não é de seu agrado dando a entender que ja tem a sua preferida DIPLOMATAS DO SAMBA.
    Que feio Ariel Argob não é isso que quermos ver no seu blog, queremos ver você publicando notas positivas e que realmente destaque cultura e não defamaçõs.

    ResponderExcluir
  3. RIDICÚLO!

    É o papel que faz este ser de baixo nivel, como pode ser respeitado uma pessoa que costumava frequentar a escola ASFALTÃO e agora declara este tipo de comentério.
    Hoje ele está defendendo os DIPLOMATAS DO SAMBA e amanhã quem será Ariel Argob?

    ResponderExcluir
  4. Prezado presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia, senhor Ariel.
    Não é, infelizmente, que mais uma vez o senhor ao invés de assumir uma postura imparcial que o cargo lhe impõe, mais uma vez ataca uma das suas afiliadas, sem motivo aparente.Afirmar no seu blog que o GRES Asfaltão, usou de manobra para retirar o título da Escola considerada campeã é grave pois coloca sob suspeita todas as outras
    escolas que particiapram da Assembléia da FESEC.Mas isto iremos resolver entre as afiliadas.
    Em tempo: A família ASFALTÃO, convida à todos que conhecem o nosso trabalho a continuar prestigiando os nossos ensaios na Tenda do Tigre, sob a cadência da Bateria Pura Raça.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza estarei presente Pittaluga.

    A escola de samba é a mais acolhedora e lá eu realmente me sinto bem!

    Será que é por essas e outras que o seu blog só tem 33 seguidores e o ASFALTÃO tem mais de 2.000 membros em suas comunidades.

    ResponderExcluir
  6. Ano passado quando falaram que a Diplomatas tinha sido beneficiada pelos jurados escolhidos pelo Ariel, achei que era choro de perdedor , mas hoje vendo o que o presidente da FESEC comenta em seu blog, fica claro a sua ira com o ASFALTÃO, e já dá para prever que o ASFALTÃO vai se f... de novo.

    ResponderExcluir
  7. É Marcelo, do jeito que vai, o Ariel vai é rebaixar o asfaltão.

    ResponderExcluir
  8. Ariel não é atoa que o prefeito te demitiu da secretaria de cultura, é muita falta de caráter.

    ResponderExcluir
  9. Quanta imparcialidade hein presidente!?!

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...