sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA

Só para lembrar os amigos da escola de samba Os Diplomatas.


********
Na data de hoje 4 de novembro a escola está completando 53 anos de fundação. Será que a atual diretoria da escola mais antiga da região Norte sabe que hoje a escola está completando aniversário de fundação?

********
Se sabe, não está nem aí, pois não programou sequer um comunicado à imprensa chamando atenção para a data.

*********
Saudades do Leônidas O’Carol Chester.

********
Só para avivar a lembrança dos simpatizantes da escola de samba Os Diplomatas.

********
A escola teve origem do bloco da Dona Jóia e nasceu justamente na residência daquela carnavalesca que a época ficava na avenida Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso.

********
Era o dia 4 de novembro de 1958 quando o Valério de Souza (marido da dona Jóia) reuniu os sambistas Bainha, Cabeleira mais o seu filho Ricardo e criou a escola de samba que no mesmo dia, após os fundadores convidarem o cearense Tário de Almeida Café para ser o primeiro presidente e este lhe deu o nome de “Prova de Fogo”, nome com o qual a escola desfilou no carnaval de 1969 (primeiro desfile).

*********
Em 1960 o sambista Agostinho recém chegado de Belém do Pará onde brincava também em escola de samba, sugeriu a mudança do nome “Prova de Fogo” para “Universidade Dos Diplomatas do Samba” que foi aceito por unanimidade.

*********
Em meados da década de 1960 novamente mudaram o nome da escola para Escola de Samba Os Diplomatas nome que perdura até os dias de hoje,

********
A criação da escola de samba Diplomatas fez com que saíssem do cenário carnavalesco de Porto Velho as agremiações. Escola de Samba “Deixa Falar” do Bola Sete e a Escola de Samba “O Triângulo Não Morreu” dirigido pelo guarda da EFMM Miguel, José Cardoso, pelo carpinteiro conhecido como Jia e pelo tipografo Paulo Machado.

*********
Acontece que a maioria dos dirigentes dessas duas escola de samba passaram a fazer parte da diretoria da Diplomatas.

********
Em 1964 a vermelho e branca conheceu realmente sua grande rival, a escola de samba “Império do Samba Pobres do Caiari”.

*********
Vale salientar que a Diplomatas ganhou os seguintes carnavais. De 1959 a 1069 = 10 títulos; depois de 1975 a 1977; 1982, 1984, 1985 (empatada com a Caiari), 1987, 2008, 2009, 2010 e 2011.

********
Mérito da atual diretoria são os grandes desfiles que levaram a escola a conquistar o tetra campeonato.

*********
No carnaval de 2012 a escola vai desfilar com o enredo “Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim”, pesquisa de Dulcineide Alves, Joabe Leão, Marluce Gonçalves e Irailde Gualter. O samba é do Sandro Sarará.
********
Parabéns Diplomatas do Samba!

Fonte: Lenha na Fogueira, Caderno Cultural Diário da Amazônia, Sílivio Santos, 04/111/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...