sábado, 17 de setembro de 2011

HISTÓRICO DA MARCHA MUNICIPAL PELA DIVERSIDADE SEXUAL



Leque promocional da IV Marcha - Programação
A Marcha Municipal pela Diversidade Sexual é uma proposta da comunidade LGBT da zona leste da Cidade de Porto Velho, numa perspectiva de reflexão, rediscussão e reordenação do formato das Paradas do Orgulho Gay, objetivando potencializar a capacidade de mobilização e de transformação social deste majestoso certame, a priori marcado como uma frondosa festa colorida distanciada de discurso político transformador.

Em sendo uma nova concepção para manifestação do orgulho LGBT, a Marcha vislumbra assentar este fabuloso fenômeno social - as Paradas do Orgulho Gay - em um foco fértil, propício para fortalecer a luta pela criminalização da homofobia, a promoção do fim da violência contra homossexuais e a consolidação de uma cultura de paz e de respeito à diversidade sexual entre os povos.

Foi com esta nova visão, emoldurada pelo paulatino amadurecimento político do segmento LGBT, que lideranças homossexuais de Porto Velho, posicionadas na proa da discussão da cidadania LGBT, dissidentes do grupo responsável pela organização da Parada do Orgulho Gay anualmente realizada na região central da cidade de Porto Velho, tomaram a iniciativa de organizar no ano de 2008, a I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, pautando a proposta, sobretudo, na premente necessidade de se avançar com a grande bandeira representativa da luta LGBT: a aprovação do projeto que torna crime a agressão física e moral, em razão da orientação homossexual. A primeira versão da Marcha foi realizada ainda na região central de Porto Velho.

Leque promocional da Marcha - homenageados
Em 2009 o Coletivo Porto Diversidade tomou a iniciativa de avançar com o movimento para o lado leste de Porto Velho, uma região da cidade quase sempre excluída das políticas públicas revestidas pelo perfil universal, de caráter justo e duração continuada. Madurada em seu foco político, a realização da II Marcha empunhou discursos contempladores das necessidades locais da região leste de Porto Velho, sem esquecer, contudo, as históricas causas universais da população heterossexual e homossexual, como por exemplo, a promoção da tolerância e do respeito às diferenças culturais e sociais.

Ainda em 2009, a Marcha inovou ao prestar justa homenagem a um bravo companheiro que em vida dedicou-se às causas da justiça social. Por este feito, a organização intitulou a Marcha daquele ano de Professor Roberto Farias, falecido em 22/04/2009, docente da Universidade Federal de Rondônia, combativo militante do movimento LGBT, idealizador da I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual e exímio articulador do consenso entre as várias tendências políticas do movimento.

Em 2010, a III edição da Marcha avançou muito mais, ao reunir na mesma manifestação, vários segmentos dos movimentos sociais, objetivando o fortalecimento da causa e a convergência, em uma mesma direção, das diversas lutas por igualdade de direitos.

Destarte, no ano de 2010 a Marcha aconteceu amparada por várias lideranças dos movimentos sociais, que, unidos naquela ocasião, desfraldaram o lema “Quem Combate a Homofobia Promove Cidadania”. E assim, no dominical dia 24 de setembro de 2010 a Marcha reuniu, aproximadamente, 20.000 mil pessoas, invadidas por um mesmo ideário e clima de paz e justiça. Entrelaçados em um único propósito, heterossexuais, lésbicas gays, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas de raças e etnias variadas, de diferenciadas situações geracionais, sociais e culturais caminharam, irmanadas, pelas ruas da zona leste da cidade de Porto Velho, sorvidas por profundo espírito fraterno.

Ainda em 2010, com a finalidade de ampliar a mobilização e sensibilização da população para causa LGBT, o Coletivo Porto Diversidade realizou o I Concurso Miss Cidadania LGBT, o I Encontro LGBT da Zona Leste, a I Mostra Cultural LGBT e a I Corrida de Salto Alto, expandindo, desta maneira, a agenda de realizações do Coletivo para promoção dos direitos da população homossexual.

Em 2011, o Coletivo Porto Diversidade consolida, por fim, sua ação mestre, instituindo a Campanha Zona Leste Por Cidadania, uma propositura institucional da ONG que reúne todos seus projetos realizados ao longo destes últimos quatro anos, quais sejam: a Marcha Municipal pela Diversidade Sexual; as Rodadas de Conversas LGBT nas Escolas; o Concurso Miss Cidadania LGBT; o Encontro LGBT da Zona Leste; a Mostra Cultural LGBT e a Corrida de Salto Alto.

Leque Promocional do Porto Diversidade
A Campanha Zona Leste Por Cidadania solidifica, definitivamente, o modelo de manifestação política do segmento LGBT defendido pelo Porto Diversidade, coroando todas as ações do coletivo com perfil nítido de movimento social que reuni pessoas mobilizadas pela conquista de suas dignidades.


 Para 2011, o Coletivo Porto Diversidade adotou como o lema sua Campanha Zona Leste Por Cidadania o tema “Quem não discrimina investe: mais agência bancária para a zona leste”. É um assunto que traduz uma das maiores carências do lado leste da cidade e coloca em discussão um grande anseio da população local e dos empresários instalados na área de comércio da zona leste, a segunda maior região comercial de Porto Velho, necessitados de serviços bancários. Com este tema, o coletivo pretende discutir com a comunidade, empresários e autoridades públicas, uma das reais precisões da população local, buscando encaminhar propostas para sanar a questão. Desta feita, o Porto Diversidade promove a fomentação e o fortalecimento das redes de discussões para desenvolvimento político-social da comunidade, de maneira a possibilitar a cidadania para todos e, por conseguinte, engrossar o movimento sócio-político LGBT e o fortalecimento de suas bandeiras e defesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...