Os melhores do Festival de Guajará - Por Zekatraca (*)
A jurada Isabela de Brasília foi considerada a mais coerente em suas notas
Vários integrantes dos bois bumbas Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim têm me procurado para saber quem foi o melhor durante as apresentações. Exemplo: Quem foi o melhor Amo, o melhor Levantador de Toadas, a melhor Cunhã Poranga. Quem ganhou o quesito Alegoria, o melhor Apresentador e a melhor Rainha do Folclore?
Os jurados vieram de três estados diferentes: Isabela de Brasília (DF), Gustavo do Maranhão e Olinda de Belém (PA). A jurada Isabela de Brasília foi considerada a mais coerente em suas notas e a paraense Olinda a pior jurada entre os três, pois deu nota dez para os dois bois praticamente em todos os quesitos em julgamento.
Assim sendo, resolvemos publicar na coluna desta segunda feira 22, aqueles que tiraram a melhor nota nos quesitos coletivos e individuais, no 17º Festival Folclórico de Guajará Mirim. Para isso contamos também com o trabalho da fotografa Ana Célia Santos:
Quesitos coletivos:
O Malhadinho ganhou: Tribo Indígena Feminina (58,5), Galera (59,6) e Organização (59).
O Flor do Campo ganhou nos quesitos: Batucada (59,8), Tribo Indígena Masculina (59,3), Lenda Amazônica (60), Tuxauas (60), Alegoria (59,9), Vaqueirada (57,4) e Coreografia (57,4) e Ritual Indígena (59,5
Quesitos individuais:
Flor do Campo - Apresentador - Ricardo Lira do Flor do Campo ganhou por meio ponto 58,5 contra 58 do apresentador do Malhadinho.
Porta Estandarte - Rayla Motta do Flor do Campo obteve 58,4 pontos e a Taynara Argolo do Malhadinho apenas 58,2 pontos.
Rainha do Folclore – Julyane Castro do Flor do Campo recebeu 60 pontos (nota máxima), enquanto a Rainha Erida do Malhadinho recebeu apenas 59,2 pontos.
Malhadinho - Levantador de Toadas – Mauro do Malhadinho recebeu 59,4 pontos enquanto o Sandro Menacho do Flor do Campo obteve apenas 58,4
Amo do Boi – Beto Sá do Malhadinho derrotou o Aroldo Santarém do Flor do Campo por 57,7 contra 56,9 (oito décimos de diferença).
Sinhazinha da Fazenda – A estreante Olga Manuelly do Malhadinho recebeu dos jurados 59 pontos, enquanto a Ana Paula Lima do Flor do Campo recebeu apenas 57,7 pontos, uma diferença de 1,3 pontos pró Malhadinho.
Cunhã Poranga – Tanto a Ana Lessa do Flor do Campo como a Eriane Soares do Malhadinho receberam nota máxima (60) dos jurados. Foi o único quesito que deu empate no Festival.
Boi Evolução (Tripa) – Aqui o Malhadinho fez grande diferença ao receber dos jurados a nota máxima (60), contra apenas 57,1 do Flor do Campo (2,9 pontos de diferença).
Toada Letra e Música – Foi outra vitória do Malhadinho que recebeu 59,2 pontos contra 58,3 dados ao Flor do Campo.
Pajé – Cleiton Lopes do Malhadinho foi o melhor do festival ao receber 59,5 conta apenas 58,3 dados ao Reginaldo do Flor do Campo (1,2 pontos de diferença).
* Publicado no rondoniaovivo.com.br, Segunda-Feira , 22 de Agosto de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário