Valverde na Bateria do Bloco Mistura Fina |
Valverde era um homem detentor de claro espectro ideológico. Tínhamos a mais absoluta confiança de tal fato. Provou isso de forma magnífica e ajudou a construir a nova história tupiniquim. Defendeu o PT, os seus companheiros e o Governo que elegemos em todos os momentos. Nos melhores dias e nos mais difíceis e desesperadores. Não se escondeu. Não se acovardou. Não virou as costas para o passado de todos nós. Mostrou-se solidário na plenitude. Isso foi reiteradamente dito no Plenário. Era um militante exemplar a ser observado pelas futuras gerações. Talvez por isso, tantos por lá passaram, lembraram e se emocionaram.
A ex senadora Fátima Cleide, parceira de tantas lutas, acompanhou a esposa Mara e os filhos até o Plenário da Casa. A homenagem foi iniciativa conjunta do líder petista, deputado Paulo Teixeira (SP), e do deputado do PSB, Mauro Nazif (RO). A bancada vermelhinha se fez presente em grande número, não obstante, outras cores por lá caminharam. Lá estavam Senadores de várias bandeiras, sindicalistas, o Padre Tom e demais deputados federais de RO. Estavam também vereadores, a deputada estadual Epifânia, empresários, alguns prefeitos do interior do estado e outros que acharam justa e necessária a presença nesse momento de reconhecimento e, principalmente, de agradecimento.
Não era um momento qualquer. A Casa representativa do povo brasileiro se reuniu especialmente para prestar honras a um amigo nosso. A um companheiro cuja vida e luta tem o reconhecimento do Brasil, da nação. Puxa, que legal! Foi significativo sob todos os aspectos. Tal gesto, tornou-se um orgulho para todos nós de Rondônia.
Lamentavelmente, não podemos deixar de notar a ausência de algumas pessoas investidas de importantes papéis políticos. Todas elas ajudadas de forma impessoal, republicana e honesta pelo trabalho político de Eduardo Valverde. Falo de pessoas com capacidade de mobilização e condições de fazerem um gesto bonito num momento significativo como esse. E foram vários os que por lá não passaram...
Mas a história cumprirá seu papel e o amanhã já está chegando...
Eduardo tinha seus defeitos, mas tinha suas muitas virtudes. São elas que estão na mente de todos nós e são elas que nos nortearão pela trilha que ainda nos resta caminhar. Não sabemos quando sairemos desta estrada e seguiremos por outra mais desconhecida, porém, enquanto por esta caminhar, quero ter a certeza de poder contar com a solidariedade verdadeira de muitos e a luz de alguns.
Caro Eduardo, foi um prazer e um privilégio ter convivido com você. Hoje, aqui em Brasília, o povo do seu país disse: “Você também é o cara!”...
Siga em paz.
*Professor David Nogueira
Secretário de Comunicação do PT/RO
Fundador do Sintero e Ex Dirigente da CUT e CNTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário