quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NOSSOS PRÉDIOS HISTÓRICOS

Por Anísio Gorayeb (*)


cerimônia de instalação do Território Federal do Guaporé,
em 24 de janeiro de 1944
 Voltando ao tema sobre nossos prédios históricos, falaremos do Colégio Barão do Solimões, do Hospital São José e da antiga Prefeitura de Porto Velho. Destes, somente o Barão do Solimões se encontra ainda em atividades. O São José se transformou em outro hospital e o prédio da antiga prefeitura encontra-se em ruínas.

O Colégio Barão do Solimões, foi a primeira escola estadual construída na cidade, quando Porto Velho ainda era município do Amazonas. A escola foi criada pelo Governo do Amazonas, Governador Alfredo Sá, através da Portaria nº 287 de 28 de julho de 1925.

Prédio que abrigou a Prefeitura de Porto Velho e a
Câmara Municipal - em ruínas
A importância deste colégio foi tamanha, que foi nele que aconteceu a cerimônia de instalação do Território Federal do Guaporé, em 24 de janeiro de 1944, quando Aluizio Ferreira foi nomeado como primeiro Governador do Território. O colégio está situado na Rua José Bonifacio, entre as Ruas Carlos Gomes e Dom Pedro II
As terras que hoje compõe o Estado de Rondônia eram administradas pelos estados do Amazonas e Mato Grosso. Antes da criação do Território do Guaporé em 1943, as escolas no município de Porto Velho eram regidas pelas leis do Estado do Amazonas e as escolas de Santo Antonio e Guajará Mirim obedeciam às leis do Estado do Mato Grosso.
Já o antigo Hospital São José foi inaugurado dia 7 de setembro de 1929. Permaneceu em atividades durante quase 54 anos. Foi desativado em janeiro de 1983, quando o Governador Jorge Teixeira inaugurou o Hospital de Base Ary Pinheiro.


Fachada do antigo prédio da EEEF Barão do Solimões
O Hospital foi construído pela Prelazia de Porto Velho, e em 1943 foi adquirido pelo Governo do Território Federal do Guaporé. Seu primeiro diretor nesta segunda gestão foi o médico Ary Tupinambá Pena Pinheiro, nomeado pelo então Governador Aluizio Ferreira.


Minha mãe trabalhou como enfermeira no Hospital São José durante 32 anos. Tenho na lembrança o nome de grandes médicos do passado, que curaram muita gente, numa época em que a medicina era um verdadeiro sacerdócio.



Hospital São José, hoje ASTIR
Valos relembrar alguns destes médicos que trabalharam no hospital São José e já não estão mais entre nós: Ary Pinheiro, Hamilton Gondim, José Cerqueira Cotrim, Lourenço Pereira Lima, Rubens Brito, Aarão Jacob, José Adelino, Nelson Couceiro, Joviniano Macedo e outros.


Outro imóvel que teve muita importância no passado e hoje infelizmente está em ruínas é o prédio da antiga Prefeitura de Porto Velho. Aproveito a oportunidade para questionar as autoridades, em especial a Prefeitura de Porto Velho e o IPHAN–Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o porquê deste imóvel está em ruínas há décadas.




Fachada do EEEF Barão do Solimões hoje
  Este imóvel foi construído pelo português João Soares Braga, no inicio do século XX. O Superintendente (cargo equivalente a Prefeito) Joaquim Tanajura comprou o imóvel dia 13 de maio de 1924, e após meses em reforma e algumas adaptações, tornou-se oficialmente sede da Superintendência (Prefeitura) em 15 de novembro do mesmo ano.

No ano de 1964 a sede da prefeitura da capital mudou-se para a Rua Dom Pedro II, onde se encontra até hoje. Neste antigo prédio foi instalada a primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. Foi sede do Poder Legislativo Municipal até 1984. A Rua José Bonifacio, local do referido imóvel, antes se chamava Rua Comendador Centeno, porém este local ficou conhecido por muitos anos com “Ladeira da Prefeitura”.


Hospital São José, hoje ASTIR
 Já há alguns meses o prédio se encontra isolado por tapumes. Já houve anuncio sobre sua restauração, mas até agora não iniciou nenhuma obra. Com os tapumes ficou ainda pior, pois serve de abrigo para e marginais e consumidores de drogas...
Vamos aguardar...
Fiquem todos com Deus, que é sempre a melhor companhia...
Ate à próxima.





 

(*) Anísio Gorayeb é radialista e defensor incondicional de Porto Velho


Policlínica da AsTir - Prédio doado à Prefeitura de Porto Velho pela Sociedade Beneficiente Portuguesa a pedido do Padre João Nicoletti para instalar um hospital na cidade de Porto Velho/AM - Fonte: Abnael Machado de Lima - Foto cedida pelo fotógrafo Luiz Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...