quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FESEC APROVA REGULAMENTO DO CARNAVAL


Desfile da São João Batista em 2010. Em destaque, Francis Barreto
A FESEC - Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia realizou nesta última terça-feira, 28, no Auditório da Biblioteca Francisco Meireles, reunião para discutir e aprovar o Regulamento que disciplina as apresentações dos GRES no carnaval de 2011.

O Regulamento aprovado, por unanimidade, é o mesmo que vem sendo aplicado nos últimos anos, com pequenas alterações e adequações discutidas ponto a ponto, com a participação e colaboração dos representantes e Presidentes de todas as escolas presentes à reunião.

O momento mais tenso da discussão foi o instante da divisão dos recursos. A proposta aprovada pela maioria (leia-se Os Diplomatas do Samba, Rádio Farol, Império do Samba e São João Batista), além de destinar à FESEC 10% do total arrecado, na condição de taxa de manutenção, também reserva 75% dos recursos restantes ao grupo especial, composto pelas escolas Os Diplomatas do Samba, Asfaltão, São João Batista e Acadêmicos do Armário Grande. Os vinte e cinco por cento remanescente será destina às GRES do grupo de acesso (Rádio Farol e Império do Samba).

Alegoria do GRES Asfaltão - carnaval de 2010
Outro momento polêmico foi a votação da ordem dos desfiles. O texto final determina a seguinte ordenação: domingo de carnaval, dia 06 de março, abre o desfile de 2011, a partir das 20 horas, o Império do Samba (do Grupo de Acesso), seguida por duas escolas do Grupo Especial, a Acadêmicos do Armário Grande e a Asfaltão, que fecha o primeiro dia de desfile. No sábado, dia 7, no mesmo horário, é a vez da Rádio Farol, do Grupo de Acesso, iniciar as apresentações. Na seqüência, entram na Passarela do Samba Édson Fróes as escolas de samba São João Batista e Os Diplomatas do Samba, que encerrará o desfile desta segunda noite de apresentações dos nossos grêmios carnavalescos.

Respeito ao cumprimento dos horários dos desfiles, concentração e dispersão foram questões discutidas amplamente. A FESEC deu ênfase a este tópico, inclusive prevendo no Regulamento, além da penalização das escolas violadoras da regulamentação, com a subtração de pontos, também determina a diminuição do total de recursos financeiros a serem repassados para o carnaval de 2012, às escolas que transgredirem as normas legais.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...