quarta-feira, 5 de maio de 2010

MATUTINHOS DA PRINCESA: A FÉ EM NOSSA SENHORA


A Quadrilha Junina Matutinhos da Princesa, categoria mirim, localizada à Rua Princesa Isabel (entre as ruas Joaquim Nabuco e Brasília), bairro Areal, volta este ano à arena do Arraial Flor do Maracujá para participar da maior mostra folclórica da região, certame cultural que premia os melhores do ano nas modalidades de quadrilhas juninas e bois-bumbás, apostando em um tema que mexe com a fé, comove a população cristã católica e empolga brincantes e admiradores da Matutinhos.

Para ir além da 7º posição alcançada no festival de 2009, ano que a quadrilha debutou no Flor do Maracujá, o Presidente, Rozenildo Lima Batista, aposta na força do tema Nossa Senhora de Fátima, explorando na plástica das alegorias, adereços, indumentárias, música e coreografia, a devoção dos fiéis que freqüentam o Santuário localizado no bairro Areal, erguido em homenagem à Santa.

A história será contada a partir da representação da tradicional Procissão de Nossa Senhora de Fátima, evento religioso que reúne uma multidão de fies católicos na região dos bairros Areal, Tucumanzal e Vila Tupy. Também fará referência às esculturas que adornam a entrada do Santuário, simbolizando vários santos do catolicismo, objetos artísticos criados pelo mago da arte acadêmica em Rondônia, Afonso Licório. Citará Nossa Senhora e o chamado Milagre do Sol, um fenômeno testemunhado por cerca de 50 mil pessoas em 13 de outubro de 1917, nos campos de Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal. Encerrará sua apresentação com uma crítica à descrença e à falta de fé do ser humano, sendo esta parte do tema desenvolvido pelos personagens que representam o cangaço.

Para concretizar seus objetivos, superando as concorrentes, sem menosprezá-las, a Diretoria, os artistas, artesãos e eventuais colaboradores tem se dedicado com afinco e esmero, explorando todas as possibilidades de criação, para garantir uma apresentação monumental, que promete arrebatar emoções do público, durante a exibição da Matutinho da Princesa.

Adrezza Babalu, coreógrafa experiente em passos e ritmos juninos, este ano desenvolvendo seu trabalho na Matutinhos, é a aquisição que veio para fazer a diferença no desenho coreográfico, inovando e criando vários novos passos, inspirados no tema e na fé do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...