sábado, 24 de agosto de 2019

O 'NIVER' ANA LÚCIA

(Centro) Ana Lúcia
(Foto: Zender)
Parabéns pelo seu dia Ana Lúcia Barbosa da Silva, que na data de hoje completa vinte aninhos de muita beleza e graça.


Lu, Ana e Sílvio
Que esta singela mensagem - e a presença de todos seus amigos neste dia especial, faça pulsar forte e feliz  seu juvenil coração, brilhar seus olhos, e seus lábios sorrirem como flores na primavera.

A aniversariante Ana Lúcia - ao lado de seus pais Lu Barbosa e Sílvio Cesar -, recebeu seus amigos e amigas para celebrar importante data com muita alegria, música e luzes coloridas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

PRAI A DO ACÁCIO: ENTRE AS ÁGUAS DO MAMORÉ E O LIXO

Jovens brincando com arreia na praia do Acácio

Em outros momentos já tratamos da praia do Acácio, um aprazível ambiente natural que anualmente emerge das águas do majestoso Rio Mamoré, do lado brasileiro, dentro do perímetro urbano da cidade de Guajará-Mirim, oportunizando o desfrute e o lazer natural, delicioso e refrescante banho nas águas do rio Mamoré, além da contemplação de espetacular por do sol ao final da tarde. Crianças, jovens e adultos, por horas seguidas praticam esporte, brincam, erguem castelos de areia na praia do Acácio. O tempo para e a imaginação voa livre quando se está nas areias da praia ou mergulhando nas águas do rio Mamoré.

Inúmeras são as potencialidades para a prática de atividades de lazer e de recreação na cidade Pérola do Mamoré, no campo do ecoturismo. Possibilidades naturais não exploradas - ou pouco estudadas - existem em toda extensão territorial do município, a espera de investimentos mínimos do poder público ou da iniciativa privada.

Famílias buscam a praia do Acácio aos finas de semana
A praia do acácio, que surge anualmente nas marges do rio Mamoré nos meses de agosto e setembro, contornando os bairros Cristo Rei e Tamandaré em Guajará-Mirim, consiste em uma das poucas opções disponíveis de lazer natural para moradores e turistas. Contudo, o município - que contem em sua estrutura de secretarias municipais a pasta da cultura, esporte, lazer e turismo -, nada ou pouco faz para equipar com estrutura e serviços mínimos referido espaço público, de maneira a assegurar lazer, segurança e conforto às famílias e visitantes que lá buscam entretenimento.

Destino certo para centenas de famílias nos ensolarados finais de semana de Guajará-Mirim, a praia do Acácio recebe aos sábados e domingos um considerável contingente da população local: bolivianos, descendentes de bolivianos, negros, índios, não índios, periféricos, ricos e pobres, dentre outros tantos, que buscam lazer nas areais da praia do Acácio e nas águas do rio Mamoré.

Praia do Acácio: potencialidade de turismo e lazer para todos
Pensar as potencialidades deste e outros espaços no viés da política pública continuada, para geração sazonal de emprego e renda, contemplando o lazer, a recreação, o esporte, a cultura e o turismo se faz imperativo para o desenvolvimento econômico da sociedade e o bem-estar social do guajará-mirense. Trata-se de atitude pública imprescindível para somar no desenvolvimento socioeconômico da região.

A prefeitura de Guajará-Mirim tem a obrigação de garantir, por meio das pastas pertinentes, o mínimo de obras e ações para melhor garantir o acesso e o desfrute, com segurança, da praia do Acácio, buscando ainda a parceria da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Ambiental.

Estrada de chão que dá acesso à praia: lixeira improvisada
O principal acesso à praia do Acácio se dá por meio de uma estradinha de chão, com aproximadamente 200 metros de extensão, localizada ao final da avenida 13 de Setembro, no bairro Tamandaré. A estradinha, que margeia o rio Mamoré e leva os frequentadores à bela e encantadora praia, é, antes de tudo, uma visão do descaso, do abandono e exemplo claro da negligência da autoridade e do ente público para com a limpeza e preservação do patrimônio natural. O local é utilizado como lixeira pública improvisada, onde os moradores despejam lixo doméstico, entulho e animais mortos. Este é o cartão de visita apresentado a todos, antes de adentrarem à praia do Acácio. Mesmo quadro de abandono e lixo despejando ao ar livre se repete na avenida Firmo de Matos, que também leva à praia do Acácio.

Av. Firme de Matos - acesso à praia
Na Pérola do Mamoré, a fiscalização ambiental é zelosa ao extremo e eficiente no que se refere multar qualquer morador que por ventura venha queimar folhas ou lixos nos quintais de suas residências. A multa não é barata e há inúmeros exemplos de moradores enquadrados e penalizados por tal “infração” ambiental. Mesma eficiência da fiscalização ambiental se observa no que se refere às multas aplicadas em proprietários de bares, de boates e em músicos da cidade, com a apreensão de instrumentos musicais, em nome do sossego, da ordem e da lei.

Contudo, igual rigor não é cobrado da autoridade público que deveria zelar pela limpeza, pela preservação e pelos cuidados necessários para com o patrimônio natural em perímetro urbano utilizado como espaço de lazer pela população, pelos visitantes e pelos turistas que aqui aportam. O exemplo máximo do descaso é a entrada da estrada que leva à praia do Acácio. Um quadro lastimável que atesta como autoridades e moradores tratam o patrimônio do município e o meio ambiente.

Praia do Acácio, Guajará-Mirim, Rondônia
Repetimos o que já recomendamos em outros momentos, como atitude pública mínima para melhor desfrute, lazer e segurança daqueles que frequentam este belíssimo a agradável patrimônio natural: 1) a abertura de acesso e/ou desobstrução de caminhos e ruas já existentes, que dão à praia, com remoção do lixo, roço da vegetação, construção de escadas e rampas provisórias em madeira, dotadas de corrimão para acesso de idosos, deficientes e cadeirantes; 2) instalação de lixeiras públicas para coleta do lixo; 3) sinalização dos espaços permitidos e/ou proibidos e perigosos aos banhistas; 4) sinalização dos locais permitidos às embarcações na extensão da praia; 5) instalação de posto salva-vidas para abrigar socorristas do Corpo de Bombeiro Militar, a ser utilizado em parceria com a Polícia Militar, Polícia Ambiental e equipe da Secretaria Municipal de Turismo, objetivando a segurança, a orientação e a reeducação dos banhistas; 6) patrulhamento militar constante nos finais de semana.

Apesar dos pesares, da total ausência da política pública, da negligência da autoridade competente e de todo lixo despejado nas vias e caminhos que levam à praia, mesmo assim, ainda vale muito desfrutar das belezas da praia do Acácio e das águas do rio Mamoré, depois de uma semana de trabalho fatigante.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O SORRISO DA MORTE

Luciene Gomes,
morre de parto no HB
O tratamento dentário do Pastor e Deputado Federal Marcos Feliciano (Podemos-SP), custou aos cofres públicos a escandalosa quantia de 157 mil reais.

A justificativa para os gastos veio da "boca reformada" do próprio parlamentar: "sou deputado e pastor, minha boca é ninha ferramenta de trabalho".

Para reduzir custos, no Hospital de Base de Porto Velho, médicos deixam mulher em trabalho de parto morrer e, assim, economizar o dinheiro público. Uma cesária salvaria a vida da parturiente.

Marcos Feliciano faz parte da casta privilegiada do Brasil, com direitos escândalosos  bancados com dinheiro do contribuinte.

Marcos Feliciano:
O sorriso da morte
O Deputado do sorriso mais caro do parlamento nacional recentemente votou a favor da reforma da previdência, retirando de velhos, mulheres, deficientes e trabalhadores, direitos essenciais e garantias trabalhistas, como por exemplo o direito à aposentadoria.

No Brasil de Bolsonaro, aos pobres e trabalhadores se impõe o Estado Mínimo: sem saúde pública, sem educação, sem programas sociais aos vulneráveis, sem aposentadoria, sem CLT, sem cidadania. Aliás,  sem direito a própria vida.

A morte mata sorrindo.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

FESTIVAL DE COSTA MARQUES: INSCRIÇÕES PARA MUSA

Festival de Praia de Costa Marques
Encontra-se na cidade Pérola do Mamoré, o Prometer Cliuson Torres, que faz parte da equipe de organização do Festival de Praia de Costa Marques, evento organizado pela prefeitura costa-marquense e que, ao longo das edições do festival, foi se tornando no maior acontecimento do gênero em Rondônia.


O festival, em sua 19ª edição, este ano a acontecer no período de 26 a 30 de setembro, conta com vasta programação esportiva e cultural, incluindo campeonato de pesca, futebol de areia, vôlei de praia, apresentações de danças, bandas musicais e os concursos Garota Prai do Guaporé (específico para filhas de Costa Marques), e o Musa do Festival, que é aberto às visitantes de todo o Estado de Rondônia.


O objetivo da visita de Cliuson Torres a nossa cidade é, além de divulgar o festival, convidar também nossa população a prestigiar este grande evento que acontece nas mais belas prais do Estado de Rondônia, que emergem anualmente das águas cristalinas do Rio Guaporé, encantando a todos que por lá buscam saudáveis diversões, entretenimento e o contato com a cultura guaporense.


Clivison Torres
Cliuson Torres aproveita a estada em terras perolenses para também convidar as lindas jovens de nossa cidade, de Jaci Paraná, Nova Mutum, Nova Mamoré e da cidade de Guayaramerín, Beni, Bolívia, interessadas em participar do Concurso Musa do Festival, que acontece há 3 anos e que tem alcançado expressão e notoriedade no festival de Costa Marques, a entrar em contanto com a coordenação, por meio do telefone 99290-2554.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...