quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

BLOCO MONA MOMO: SIGNIFICADO DO NOME

Tamara da Terra, Musa do Bloco
Mona Momo 2018
Em 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão responsável por elaborar as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em uma questão do teste de linguagens incluiu uma frase contendo expressões do dialeto pajubá, usado como gírias pela comunidade LGBT:

- “Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã!” 

Tradução das gírias que constroem a frase usada no ENEM, muito comum nas falas do segmento LGBT: “Hhaí (cumprimentar: oi, e aí?), “amapô” (mulher), “acuê” (dinheiro), “equê” (mentir, truque, enganação), “picumã” (cabelo).

Momus, personagem mitológico Grego
Com o objetivo de tirar dúvidas de brincantes, foliões e a comunidade guajaramirense, de modo geral, que tem se perguntado sobre o significado e origem do nome do Bloco Mona Momo, a coordenação do grêmio carnavalesco, de viés LGBT, e o Grupo Pérolas esclarecem que o bloco buscou para sua nomenclatura, uma gíria da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros, qual seja: MONA. Substantivo feminino; 1. usado para denominar homem homossexual afeminado; 2. modo de tratamento entre homossexuais afeminados; 3. modo de tratamento entre drags e travestis.


O Personagem do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930. A figura é inspirada na mitologia grega, em que Momus era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.


O Bloco Carnavalesco Mona Momo, criado com o objetivo de reunir o seguimento LGBT no período carnavalesco, em sua designação buscou o símbolo máximo do carnaval (o Rei Momo), e uma gíria usada pela população LGBT, que diz respeito aos homossexuais afeminados e às mulheres (Mona).

Resumindo, o Bloco Mona Mono é o bloco do rei afeminado, do rei homossexual, o rei do segmento LGBT.




CARNAVAL INFANTIL NO TEKILA

Crianças, Bloco Periquito da Madame, 2013

Atendendo aos pedidos de pais, mães e responsáveis, a coordenação do carnaval que inicia nesta próxima sexta-feira, 1º de março no Tekila Bar, comunica que nos dias 2 e 3 (sábado e domingo), acontecerá as vesperais carnavalescas para o público infantil, iniciando às 17h e encerrando às 19 horas.

Em cumprimento à legislação pertinente, a coordenação da folia infantil do Tekila Bar informa ainda que a participação e presença dos pimpolhos na folia momesca só será permitida aos menores, crianças e adolescentes que estejam devidamente identificados e acompanhados de seus respectivos responsáveis: pais, mães ou respondíveis maiores e idade.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

MONA MOMO E PINTÃO DESFILAM JUNTOS

Coordenações dos Blocos Mona Momo, Pintão e Tekila Bar
Os Blocos Mona Momo e Pintão da Madrugada estabeleceram parceria para realizar desfile carnavalesco "casados", nos dias 3 e 5 de março (domingo e terça-feira), fazendo o mesmo percurso, com concentração, saída e encerramento no Tekila Bar, desfilando a partir das 19 horas, encerrando 21 horas.

O Bloco Pintão foi criado em 2014, sendo uma iniciativa da comunidade do Bairro Santo Antônio, é coordenado por uma equipe de artesãos e colaboradores do bairro, sendo a trupe de artistas comandada por Kabral Gomes.

Alegoria do Pinto
O Bloco Mona Momo desfilou pela primeira vez em 2018, como proposta do Grupo Pérolas, coletivo de responsabilidade social para promoção da cidadania LGBT no município de Guajará-Mirim.

As coordenações dos dois blocos acreditam que a parceria estabelecida fortalece a causa da cultura popular na cidade, promove a cultura da paz entre todos, assim como o respeito aos LGBTs.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

TEKILA TRABALHA ACELERADO PARA O CARNAVAL

Equipe de artustas
Equipes  de artistas do Boi Bumbá Flor do Campo, do Grupo Pérolas e colaboradores trabalham acelerado para deixar tudo pronto para o carnaval do Tekila Bar 2019, uma das casas mais populares de Guajará-Mirim, comandada pelo casal Adão de Jesus Rodrigues e Márcia de Miranda Albino Rodrigues.

Artistas trabanhando

Neste domingo (24), nao teve folga para esta turma que gosta, faz e brinca carnaval na Pérola do Mamoré, pegando pesado na confecção de adereços para decoração do espaço, com o objetivo de  repetir em 2019, o mesmo sucesso do carnaval de  2018, quando o Tekila foi a sensação do carnaval da Pétola do Mamoré.

O carnaval do Tekila Bar acontece nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de março, sendo que no dias 3 e 5 desfilará o Bloco Mona Momo, que faz parceria com o casal Adão e Márcia e o Boi Bumbá Flor do Campo, e é organizado pela comunidade LGBT da cidade.

O Mona Momo concentra e encerra seu desfile  no Tekila Bar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

TEKILA REALIZA OBRAS DE AMPLIAÇÃO PARA O CARNAVAL

Começa semana que vem, sexta-feira, 1º de março, o carnaval do Tekila Bar, com bailes carnavalescos nos dias 1, 2, 3, 4 e 5.

O carnaval do Tekila é aberto ao público, a ser realizado na sede do próprio bar, localizado na avenida Rocha Leal, nº 818, bairro do Tamandaré.

Nos dias 3 e 5 de março (domingo e terça-feira de carnaval), acontecerá, em via público, o segundo desfile do Bloco Carnavalesco Mona Momo, organizado pelo segmento LGBT da Pérola do Mamoré, em parceria com Tekila Bar, reunindo foliões LGBT e defensores dos direitos humanos para todos.

O casal Adão e Márcia, prioritários do estabelecimento, estão realizando obras de ampliação do espaço coberto, para melhor atender os foliões que brincarão no carnaval do Tekila.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CARNAVAL DE GUAYARAMERÍN: COROAÇÃO DA REINA

Maria Estefany 1ª Reina

Aconteceu no último sábado (16), no Club Social del Guayaramerín (Beni, Bolívia), a cerimônia de coroação de Maria Estefany 1ª Reina, que é foliã e representante da Comparsa Pichiroses, eleita Reina do Carnaval de 2019 da cidade.

A coroação da rainha do carnaval da cidade de Guayaramerín abriu a programação oficial da festa momesca no lado boliviano, e foi marcada pela exemplar organização, com desfile de belas e ricas fantasias e adereços, além da espetacular alegoria que conduzia a Reina Maria Estefany.

Maria Estefany 1ª Reina
A Associação Folclórica e Cultural Boi-Bumbá Flor do Campo foi convidada para participação especial na festa de coroação da reina, ocasião em que se apresentaram itens do boi e o símbolo máxima da agremiação, o boi Flor do Campo.

O baile carnavalesco de Guayaramerín, que reuniu brasileiros e bolivianos, foi uma grande demostração da força e união da cultura carnavalesca e da brincadeira de bumbá, uma festa embalada por canções do carnaval boliviano, marchinhas do carnaval brasileiro e toadas de bumbá, fazendo ferver o salão do Clube Social de Guayaramerín.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

MULTIPLICANDO O SILÊNCIO


A semana encerrou com uma perigosa queda de braço entre o Presidente Bolsonaro e o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência. Segundo fontes de corredores do palácio presidencial, Bolsonaro já tem em mãos e assinada, a exoneração de Bebianno, a ser publicada na próxima segunda-feira (18).


Bebianno coordenou a campanha de Bolsonaro, montando um verdadeiro "laranjal pobre", para garantir a vitória do candidato do PSL, sigla comandada por Bebianno durante a campanha presidencial. 

O final de semana será de exibição de forças e ranger de dentes entre o presidente e o ministro: Bolsonaro acenando com a exoneração do ministro; e Bebianno ameaçando puxar da cartola um saco de laranjas em decomposição, usado na vitoriosa campanha de Bolsonaro.

Bebianno sente o cheiro de boas oportunidades para ganhar muita grana. Suas ameaças são táticas e eficaz maquininha calculadora de multiplicar dinheiro, muito dinheiro.

O silêncio do ministro não sairá barato.

Aguardêmos o desfecho do embate.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

TEKILA PREPARA CARNAVAL 2019

Paulo Menda realiza trabalho de arte para o carnaval do
Tekila Bar 2019

Os proprietários do Tekila Bar, um dos bares mais populares de Guajará-Mirim, casal Adão de Jesus Rodrigues e Márcia de Miranda Albino Rodrigues, em parceria com equipe de arte do Boi Bumbá Flor do campo e com o Grupo Pérolas (coletivo de responsabilidade social para defesa da cidadania da população LGBT), já estão trabalhando no projeto Carnaval Tekila Bar 2019 - Circuito Tamandaré, projeto que se propõe realizar a festa momesca na Pérola do Mamoré.

O objetivo dos organizadores é repetir a grande festa que foi o carnaval do Tekila em 2018, quando foliões e admiradores do carnaval popular de Guajará-Mirim, após alguns anos da ausência dos festejos carnavalesco, tiveram a oportunidade de se reencontrar e participar da maior festa popular do planeta: o carnaval brasileiro.

Salão de bailo do carnaval no Tekila Bar
O carnaval do Tekila Bar consiste na realização de bailes carnavalescos nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de março de 2019, aberto ao público, a ser realizado na sede do Tekila Bar, localizado na avenida Rocha Leal, nº 818, bairro do Tamandaré, reunindo foliões e brincantes comprometidos com a tradição estética momesca e com a perpetuação do carnaval enquanto traço identitário e cultural do povo brasileiro.

Nos dias 3 e 5 de março (domingo e terça-feira de carnaval), acontecerá, em via público, o segundo desfile do Bloco Carnavalesco Mona Momo, organizado pelo segmento LGBT da Pérola do Mamoré, em parceria com Tekila Bar, reunindo foliões e amantes do entrudo carnavalesco, com o propósito de defender a tradição do carnaval, bem como promover a discussões da cidadania, o respeito, a convivência pacifica e os direitos da população LGBT da cidade de Guajará-Mirim.

As coordenações do Carnaval Tekila Bar 2019 - Circuito Tamandaré e do Bloco Mona Momo, articulam também uma parceria com os demais blocos carnavalescos de Guajará, que há alguns anos não realizaram apresentações, para participarem do grande “arrastão de blocos”, nos dias do desfile do Bloco Mona Mono (3 e 5 de março), desfilando juntos, com o intuito de revitalizar o carnaval de rua de Guajará-Mirim.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...