terça-feira, 11 de dezembro de 2018

UM TABULE BEM SERVIDO

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte e Cultura

A apresentação do espetáculo Tabule, da Cia de Teatro Peripécias, grupo cênico vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), marcou a edição do Festival Unir Arte e Cultura no Campus de Guajará-Mirim, pelo refinamento da abordagem do tema – um tema tabu -, desenvolvido de forma delicada e sutil, graças à elevada qualidade cênica do ator e professor Júnior Lopes e sua equipe técnica.

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte e Cultura
No desenrolar da triste história da personagem, Tabule levou o espectador a profundas reflexões angustiantes, porém, na cena seguinte, fez o espectador transbordar em estrondosas gargalhadas. Uma legítima tragicomédia.

O título da peça, Tabule (uma típica salada da tradição culinária libanesa), que passa despercebido para maioria dos presentes ao iniciar o espetáculo, é entendida, paulatinamente, no desenrolar do tema, à medida que a personagem relata sua saga por diversos países árabes, sua condição feminina e a cultura misógina em cada situação que vive em diferentes países, até chegar ao Brasil.

Tabule, Júnior Lopes, IV Festival UNIR Arte
e Cultura
Tabule é um espetáculo imperdível, servido na medida exata – ao ponto - por José Maria Lopes Júnior, “Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (desde 2008) atuando no Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes, responsável pelas seguintes áreas: Estágios Supervisionados, Processos de Ensino em Teatro, História do Teatro e Teatro Latino-Americano; é doutor em artes Cênicas: Mito-drama: Processos de Ensino e Aprendizagem de Teatro com Indígenas de Rondônia (UFBA-2012/2015) e possui Mestrado em Letras/Estudos Literários - Literatura e outros sistemas semióticos: teatro contemporâneo latino-americano pela Universidade Federal de Minas Gerais (03/2007); Graduação em Letras/Licenciatura em Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Já atuou como professor de língua e literatura hispânica no Departamento de Letras Línguas estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia (2008-2010), e professor substituto de língua espanhola da Universidade Federal de Minas Gerais(2005-2006). Tem experiência na área de Letras e Artes atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, literatura e ensino de língua. Atualmente pesquisa na área de Teatro e Política no Oriente Médio paralelos com a América Latina realizada com intercambio em Beirute, Líbano(2018)” (extraído do Currículo Latts).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

UNIR ARTE E CULTURA: AGRADECIMENTOS


IV UNIR Arte e Cultura, apresentação de item do bumbá Flor do Campo
Aconteceu no período de 26 a 30 de novembro o IV Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR ARTE E CULTURA), projeto que cria espaços para divulgação da arte e da cultura desenvolvidas no âmbito da universidade, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os agentes desenvolvedores e criadores de atividades artísticas e culturais tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa, no estado de Rondônia.

IV Festival UNIR Arte e Cultura, Banda Uzuruê
Diante do êxito do festival no Campus da UNIR de Guajará-Mirim, a coordenação do evento vem a público agradecer a todos que contribuíram para realização do festival, patrocinando ou organizando o certame, a saber:


           Apresentação do espetáculo de dança da cultura surda (Matheus Mendez)
Dr. Wenceslau Ruiz Linhares Neto, que patrocinou a sonorização do evento, possibilitando, assim, acontecer as seguintes aprestações: Show Musical Talentos da Fronteiras, com a Banda Uzuruê; espetáculo de dança da cultura surda, com Matheus Mendez e equipe; Apresentação da Associação Folclóricas e Cultural Boi-Bumbá Flor do Campo, coordenada pela presidente do bumbá Sra. Rosa Solani Fernandes de Lima (Solani Sol).




                 Exposição "A Paisagem Urbana de Guajará:
A Memória da Arquitetura".
Agradecer também a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, que por meio da Sra. Wisnete de Paula Ojopi, Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCET), cedeu a coleção de fotografias históricas reproduzidas em suporte de compensado, para realização da exposição Fotográfica “A Paisagem Urbana de Guajará: A Memória da Arquitetura”.



Muito particularmente agradecer ao Professor Júnior Lopes e equipe de técnicos que o acompanhou na montagem do cenário e na aprestação do espetáculo “Tabule”, peça que nos fez rir, por conta do talento do professor-ator, e que nos fez refletir profundamente, em razão do enredo dramático apresentado, aparentemente distante do público, contudo, na verdade, um tema que habita nosso cotidiano.

Aos amigos que compuseram a equipe de Coordenação: Diego Gomes Mourão (acadêmico e imensurável artista), Maria Eliete da Silva Souza (ex aluna deste campus e sempre solidária às questões culturais), Sandra Almeida (TAE da SERCA).

   Ator Júnior Lopes, Tabule, Cia de Teatro Peripécias (PROCEA/UNIR)
Finalmente agradecer ao público presente, seleto, respeitoso e atento aos espetáculos e ao artistas que, com suas presenças abrilhantaram e valorizaram o VI Festival UNIR de Arte e Cultura.

Transmitimos a todos, desta feita, o respeitoso agradecimento da Coordenação do IV Festival UNIR de Arte e Cultura em Guajará-Mirim.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...