Guajará-Mirim
está em campanha eleitoral, cumprindo assim o calendário de eleição suplementar
para cargos de prefeito e vice-preito da Pérola do Mamoré.
As
campanhas pós-modernas trabalham seus candidatos e suas propostas de governo como
um produto, um artigo, uma mercadoria a serem apresentados para seus consumidores (eleitores), em
uma embalagem atraente, com muita imagem de fácil compreensão, capaz de seduzir o cidadão e seu voto.
Uma
boa embalagem ajuda a vender o produto, ou melhor: convencer o voto.
Um bom produto, um artigo de qualidade e uma boa embalagem é batata: consumidor
convencido e produto vendido. Assim também funciona as campanhas eleitorais.
O
produto a ser consumido são as propostas de governo, aquilo que se propõe fazer
nas áreas da educação, da saúde, da iluminação pública, do esporte, da cultura,
do lazer, da assistência e inclusão social, dentre outros temas; ou como
resolver problemas que afligem o município e o cidadão. A embalagem é como o marketing apresenta o
candidato e suas propostas; como o candidato e sua equipe conversam e convencem o eleitor a votar em
seu projeto de governo.
Enquanto
consumidor, quem já não comprou um péssimo produto em uma linda embalagem, e
depois se arrependeu? Enquanto eleitor, quantos de nós, cidadãos, já não votamos
em um candidato que nos enganou com falsas embalagem, com pura maquiagem?
Neste
momento, analisemos todos, quais sãos os problemas crônicos de nossa cidade,
que há mais de três décadas resistem, sem solução, após gestões de vários
prefeitos que passaram pelo Palácio Pérola do Mamoré; depois várias câmaras de
vereadores, vereadores que, inclusive, vem criando raízes dentro daquela casa
de leis?
Analisando
as precárias condições de Guajará-Mirim, acho que há muito tempo, por várias
eleições, estamos sendo enganados por belíssimas embalagens, perfeitas
maquiagens, que envolvem produtos sem nenhuma qualidade. Campanhas com falsas
imagens – pura maquiagem escamoteadora da triste verdade - com o firme
propósito de enganar o eleitor e capturar o voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário