quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A FESTA DE POOL



Wellígnton Pool

No último sábado, 21, aconteceu a social para festejar o aniversário do amigo Wellígnton Domingo Vazz, carinhosamente, entre amigos, chamado de Pool. A recepção aos amigos aconteceu no Casarão, localizado no Bairro Cristo Rei, em Guajará-Mirim.

A animada festa de natalício teve a participação dos amigos de Pool, em especial os colegas da escola onde estuda e dos companheiros do Boi Flor do Campo, o bumbá da paixão de Wellington. Felicidades ao amigo que nasceu em 29/09/1999 e que, naquele dia, com todo vigor da vida, celebrava o seu 16º ano de nascimento. Parabéns!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

NOVA MAMORÉ REALIZA II CONFERÊNCIA LGBT



A Prefeitura de Nova Mamoré realizou nesta terça-feira, 24, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, no Auditório do Centro do Idoso, a II Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTI).

A conferência adotou como lema o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, e contou com a participação de Raymison Correia da Silva, palestrante e Presidente do Porto Diversidade, coletivo de responsabilidade social que a tua em defesa da população homossexual no lado leste da cidade de Porto Velho; e do Professor Jorge Oliveira do Nascimento, Presidente do Grupo Pérolas, ONG de defesa dos direitos da população LGBTI em Guajará-Mirim.

Dentre as propostas de políticas públicas defendidas pelos conferencistas, notadamente destaca-se duas proposições: a realização de estudos e levantamentos de dados estatísticos tratando da evasão escolar por parte dos estudantes LGBTI, assim como, encaminhamentos de proposição de políticas públicas para manutenção deste segmento social na rede de ensino; e a implantação de políticas públicas continuadas na formação de policiais militares e civis, para abordagem adequada da população LGBTI, em conformidade com Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3.

Para O Vereador Mário Alberto (PV), a partir das discussões da conferência, Nova Mamoré poderá avançar significativamente na pauta dos direitos humanos, particularmente nas garantias dos direitos e respeitos às populações minoritárias, sobretudo se articulando estrategicamente com lideranças e representantes dos movimentos sociais e LGBTI de Guajará-Mirim, para fortalecer a luta e a defesa população desta região de Nova Mamoré e a cidade Pérola do Mamoré.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

GUAJARÁ 2016: A LÓGICA ILÓGICA DA ‘COSTURA’ POLÍTICA



Já se avizinha o ano de 2016, ocasião em que ocorrerão as eleições municipais, na qual serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. Em Guajará-Mirim, a julgar pelas notícias veiculadas na mídia local, é quase certo que as primeiras alianças partidárias começam a ser ‘costuradas’ nos bastidores do poder.

Na minha modesta experiência política, as alianças ou acordos políticos pressupõem convergências de interesses entre pessoas, grupos e organizações partidárias. É uma prática comum no processo eleitoral brasileiro.

No dia 15 de novembro passado, a imprensa local repercutiu a pré-candidatura do vereador licenciado Sérgio Bouez (PSB), para concorrer ao cargo máximo do Executivo Municipal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A decisão pelo nome do atual chefe de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT) foi anunciada dia 12 do corrente, em reunião de militantes e lideranças do PSB, ocorrida no Gabinete do vereador Maurício Dibas (PSB).

O hoje Vereador Maurício Dibas (PSB) assumiu assento no legislativo da Pérola do Mamoré em 9 de abril de 2014, ocupando vaga em razão do titular da cadeira, Vereador Sérgio Bouez, ter sido catapultado para exercer função de estrita confiança do atual Prefeito Dr. Dúlcio Mendes, que passou a responder pela Chefia de Gabinete do Palácio Pérola do Mamoré, desde 9 de abril de 2014.

O sonho (legítimo) acalentado pelo Professor Maurício (Dibas) Oliveira - de um dia eleger-se vereador - nunca foi segredo pra ninguém. No último pleito Dibas viu seu sonho quase concretizado. Chegou bem perto, cravando 484 votos nas eleições de 2012. Os votos conquistados por Dibas não foram suficiente para elegê-lo, mas lhes garantiram a posição de primeiro suplente do PSB.

Maurício Dibas não desistiu dos sonhos. Foi então que começou uma peregrinação pelos corredores e gabinetes da Câmara de Vereadores e pelo Palácio Perola do Mamoré. Após meses de conversas ao pé do ouvido de autoridades do legislativo e executivo, Dibas atingiu seu intento e conquistou a tão desejada cadeira de vereador, com a saída de Sérgio Bouez, um arranjo político sacramentado pelo Prefeito Dúlcio Mendes.

Sérgio Bouez ainda permanece exercendo função de ‘confiança’ de Chefia de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT), mesmo já tendo anunciado suas pretensões de ocupar o lugar do petista Dr. Dúlcio Mendes, seu chefe mor que, na lógica, é candidato natural à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (ou não?).

Instala-se aqui a perplexidade da maioria dos filiados e militantes do Partido dos Trabalhadores de Guajará-Mirim, agora as voltas com centenas de indagações fervendo no quengo vermelho: qual a lógica do Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes? Há lógica no Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes? Ele é ou não candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores? Dúlcio Mendes irá para disputa em 2016 concorrendo também com o seu próprio gabinete? Bouez está, espertamente – como velha raposa política que é – apenas cacifando o próprio nome para conchavos mais a adiante, quem sabe até mesmo pensando na posição de vice de Dúlcio?

Neste atual cenário e conjuntura política da República Perolense, nos são permitidas duas únicas e lógicas conclusões: o Prefeito Dr. Dúlcio Mendes é marido traído em sua própria alcova. Traído duplamente, vez que o Vereador Dibas só está no cargo em razão da costura política benzida pelo atual prefeito. Como vimos, conforme reportagem acima citada, foi a partir do Gabinete do próprio vereador Dibas que o projeto do PSB deu largada pomposa, qual seja: eleger prefeito o Vereador licenciado Sérgio Bouez (PSB), atual Chefe de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT).

Se não é traição articulada por seus colaboradores de ‘confiança’ instalados ao lado de seu próprio gabinete, então nos resta uma segunda conclusão: o pérfido é Dúlcio. Quem cala consente, concorda, converge, assina embaixo, afinal, o Gabinete do prefeito não emitiu uma única linha sobre o lançamento da pré-candidatura de Sérgio Bouez (PSB), que decola de dentro do gabinete do prefeito. Neste caso, então, traída é a militância petista em Guajará-Mirim. Será?!

Só nos resta aguardar, pois ainda estamos nos primeiros passos para corrida eleitoral de 2016 e muitas águas passarão por baixo da ponte e, ao final de tudo, pode-se concluir que há alguma lógica na articulação política de Sérgio Bouez e no ilógico silêncio do Prefeito Dúlcio Mendes (PT). Quem viver verá.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ZUMBI, A FORÇA DO ESPÍRITO PRESENTE



Zumbi dos Palmares
Nesta sexta-feira, 20 de novembro, no Brasil se celebra o Dia da Consciência Negra. A data é de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no país, assim como, momento de reverência aos heróis afro-brasileiros.

Zumbi dos Palmares nasceu no ano de 1655, em um povoado de escravos no Brasil. Era filho de guerreiros angolanos e foi grande líder do Quilombo dos Palmares, povoação de negros fugidos que chegou a ter uma população de aproximadamente trinta mil pessoas entre negros, índios e brancos expulsos das fazendas. Em Palmares todos viviam livremente, de acordo com sua cultura. O quilombo estava localizado na região da Serra da Barriga, que atualmente faz parte do município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas.

Uma expedição militar, reunindo cerca de nove mil homens fortemente armados com canhões foi designada para destruir o povoado de Palmares. No dia 20 de novembro de 1695, encontraram e mataram Zumbi dos Palmares. Zumbi, que quer dizer “a força do espírito presente”.

Divino Espírito Santo em Guajará-Mirim
Em 2003, por meio de uma lei, esse dia foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Agora, em todas as escolas do país, os alunos estudam a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Em Guajará-Mirim, embora haja uma significativa população negra, historicamente oriunda dos quilombos existentes no Vale do Guaporé, o movimento negro perolense se faz ainda muito tênue, com pouca visibilidade, mesmo se notando na cidade uma marcante presença de afrodescendetes e lideranças negras que dominam várias manifestações religiosas católicas, particularmente os festejos do Divino Espírito Santo, de Santo Antônio, de São Sebastião e de Santa Luzia.


Festa de São Benedito
Repousa em gaveta do Palácio Pérola do Mamoré, a proposta de Lei Municipal da ex-vereadora Marileth Diniz (PT), que define o dia 20 de novembro como Feriado Municipal em Guajará-Mirim, em reverência à memória de Zumbi dos Palmares, à cultura e história do negro e, desta forma, contribuir concretamente para o fortalecimento do movimento negro no município, fazendo da memória e luta de Zumbi, uma força e espírito presente em terras perolenses.

A proposta encaminhada pela Mesa Diretora da Câmara Guajaramirense ao Chefe do Executivo Municipal, jamais foi sancionada pelo Prefeito Dr. Dúlcio Mendes (PT), que alega contestação por parte da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guajará-Mirim, entidade que defende os interesses dos empresários do município.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...