terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

UNIR DE GUAJARÁ REALIZA MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS



A Secretaria Acadêmica da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Guajará-Mirim, informa aos alunos aprovados em Gestão Ambiental, Administração, Letras e Pedagogia, conforme relacionados em Edital de matrícula de 18 de fevereiro de 2015 - 1ª chamada, processo seletivo 2015, ingresso 1º semestre, que o prazo estabelecido para efetivação da matrícula é improrrogável, acontecendo nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2015, das 9 às 11h30, e das 14 às 17h30.

Comunica ainda, que para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; título de eleitor e comprovante de votação na última eleição; comprovante de residência; certidão de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino); certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar de ensino médio; certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio; comprovante de inscrição do Enem ou Boletim de Desempenho do Candidato na Avaliação do Enem, ficha de cadastro impressa e devidamente preenchida e comprovante de entrega da documentação.

Os candidatos cotistas devem apresentar, também, documentação comprobatória, conforme Anexos II, III e IV do Edital N.º 011 de 30 de dezembro de 2014.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O ANIVERSÁRIO DE BERNADETE


Marnízia (Secretária SERCA) e Bernadete (aniversariante)

Na data de hoje, celebra aniversário nossa colega de trabalho Bernadete Banhon Lima. As amizades são relações indispensáveis em nossas vidas. Os amigos e amigas de trabalhos são duas vezes mais relevantes em nossas histórias de vidas, pois são com estes companheiros e companheiras que dividimos nossas alegrias, tristezas e sonhos.

É no trabalho que muitas vezes passamos a maior parte do tempo das nossas vidas. E  estas pessoas, com quem dividimos valiosos tempos de nossas vidas, ajudam-nos a fazer de nós pessoas melhores, com uma vida mais rica e muito mais alegre.

A SERCA do Campus da UNIR de Guajará- Mirim deseja a você, amiga Bernadete, muitas felicidade e longos anos de muito sucesso. Parabéns pra você e toda sua família.
Bernadente (ao centro) com colegas de trabalho

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

AMIGOS E JATUARANA ASSADA NA FOLHA DA BANANEIRA



Ednart Gomes
‘Caboco’ legítimo, das barrancas do Rio Mamoré, para ser bom anfitrião, recebe outro ‘caboco’, um jurutiense, é com uma boa jatuarana assada na folha da bananeira. E, para ser mais autêntico, a ‘danada’ tem que ser preparada no fogão de lenha.

Jatuarana na folha de bananeira é prato tradicionalíssimo de Rondônia, e consiste em assar a jatuarana - um peixe amazônico - bem enrolada na folha da bananeira, que é degustada acompanhada de arroz branco, farinha d’água (ao sabor do freguês), vinagrete e farofa de alho com farinha branca.

Fogão de Lenha da maiga Lú Barbosa
Hoje tive a honra de preparar este prato amazônico, de refinadíssimo sabor, em fogão de lenha de propriedade da amiga Lú Barbosa, local onde recebemos o grande artista e amigo Ednart Gomes, que se encontra em terras perolenses, contratado por um empresário local, da rede hoteleira e de restaurante, para quem irá realizar um trabalho artístico.

Boa comida ‘caboca’ e boa prosa foi o que imperou em nosso almoço beradeiro, regado por muitas lembranças – dos velhos tempos de barracão do Boi Vermelho – e muitas risadas.
Ariel Argobe, preparando jatuarana na folha da bananeira

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TIA MODESTA ABRE CARNAVAL EM GUAJARÁ



D. Modesta, filhos, filha, genro e noras

A única festa de Momo que aconteceu em Guajará-Mirim no ano de 2014, ocorreu por conta do aniversário de D. Modesta Sobral da Costa, a animadíssima ‘Tia Modesta’, que costuma celebrar seu aniversário cercada por seus familiares e amigos, ao som de vasto repertório carnavalesco.

Em 2014, a Prefeitura da Pérola do Mamoré cancelou o carnaval oficial da cidade, por conta das cheias dos rios da região. Resumo da ópera: só caiu na folia momesca, no ano passado, os convidados para o aniversário de ‘Tia Modesta’, aliás, evento que tem os ingressos disputadíssimos, inclusive no mercado paralelo boliviano.

'Maria da Chave' (Lú Silva) e D. Modesta.
No último dia 31 janeiro, sábado, Tia Modesta abriu as festas do período momesco na Pérola do Mamoré, realizando grande baile de carnaval para receber familiares, amigos e convidados que, juntos, em ritmo de muita marchinha, celebrarem seu aniversário.

Impecavelmente fantasiada de Melindrosa, a anfitriã comandou a alegria transbordando uma energia invejável. E não parou nenhum minuto, acompanhando a banda que iniciou a festa na era ‘disco dance’, executando grandes sucessos dos anos sessenta e setenta, passando pelo fino do forró, finalizando o cardápio musical com farto elenco de marchinhas de carnaval.

Clássicos da marchinha de carnaval animaram a festa
Pelo salão do baile desfilaram personagens clássicas do carnaval de todos os tempos: soldados romanos, césares, diabinhos, árabes, havaianas, princesas, Branca de Neve, dentre tantos outros. Teve até personagem tipicamente do carnaval da capital, que veio participar exclusivamente da festa momesca da 'Tia Modesta': a ‘Maria da Chave’, interpretada pela arquiteta, bonequeira e figurinista Lú Silva.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ISOLADOS, ANTES MESMO DA ENCHENTE



           
Ponte sobre o Rio Araras
Tudo indica que, mais uma vez, os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré serão relegados ao isolamento geográfico e, assim, sofrer todas as difíceis consequências que tal situação poderá acarretar: desabastecimento total, caos na saúde, preços altos, dentre tantos outros transtornos.

            Porém, desta vez a culpa do estado de bloqueio não serão mais atribuídas às cheias dos rios Madeira, Mamoré, Araras e Ribeirão, mas sim, pela inexistência de manutenção das centenárias e lendárias pondes da histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, erguidas sobre os rios Araras e Ribeirão.

           
Ponte sobre o Rio Araras
O descaso é total. A continuar assim, em curtíssimo espaço de tempo não será mais possível o acesso aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, ou mesmo acessar Porto Velho, capital do Estado, via BR 425, por conta da precária situação dos pranchões fixados sobre a estrutura de ferro das pontes erguidas há mais de cem anos sobre os Rios Araras e Ribeirão, que estão completamente danificados ou mesmo soltos, o que tem dificultado a passagem de veículos pequenos, colocando em risco a vida de passageiros e motoristas
.
       Novamente, as populações dos dois municípios, distritos, sitiantes e comunidades rurais localizadas ao longo da BR 425 – no trecho entre Guajará e Ponte do Araras – estão nas mãos de autoridades insensíveis, omissas e descompromissadas com suas obrigações, que deixam de fazem a manutenção da estrutura de madeira que permite a passagem de veículos de passageiros e cargas sobres as históricas pontes da EFMM.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...