quinta-feira, 29 de maio de 2014

AÇOUGUEIROS DE BOI-BUMBÁ



Boi Flor do Campo, em Porto Velho, na residência do Ariel

No dia 25 de julho de 2010, desembarcou no porto do Cai N’Água, em Porto Velho, vinda direto da ilha de Tupinambarana, a encantadora e novíssima alegoria que magistralmente representava o bumbá de Dona Georgina Costa. Tratava-se de uma verdadeira escultura articulada, confeccionada pelo genial artista parintinense Marcos Azevedo, o ‘Marquinho’, que oculta, sob segredo absoluto, sua formula para confecção do ‘Boi da Tradição’, o Caprichoso. Para o artista, contar detalhes e mostrar como se confecciona um bumbá, isto pode acabar com a magia do festival.

Naquela ocasião, Ariel Argobe teve a honra de recepcionar a nova alegoria e abrigá-la em sua residência, até sua partida para Guajará-Mirim, onde passou a morar no Bairro Tamandaré. O símbolo máximo da Nação Vermelha e Branca ali residiu até a data de sua partida para Natal (RN), onde se apresentou pela última vez no dia 23 de maio, na Teia Nacional da Diversidade. Naquele dia aconteceu, literalmente, a matança e esquartejamento do boi de D. Georgina.

Marcos Azevedo (Marquinho) autor da alegoria do Flor do Campo
O Bumbá foi para Natal intacto e inteiro, mas voltou esquartejado. Isto mesmo! Segundo informações fidedignas, na hora do embarque, de Natal para Porto Velho, quando uma dupla dublê de ‘Jack, o Estripador’, um renomado artista da agremiação e seu comparsa, que ocupa relevante posição no bumbá, souberam do valor a ser pago para transportar a alegoria - aproximadamente dois mil reais - então tiveram a infeliz ideia de fatiar, como se fosse bife, a mais relevante escultura da brincadeira de bumbá, objeto que na época custou cinco mil reais - inclusive preço de camaradagem, uma vez que o tripa do Caprichoso (Marquinhos), é muito amigo de Estelina Cunegundes e Ivete Manussakis, que encomendaram a peça para o Festival de Guajará de 2010, e que, nos dias de hoje, não sai por menos de quinze mil reais.

D. Georgina e seu Boi amado
Um Festival que enfrenta problemas dos mais variados matizes, que não aconteceu em 2013 e que corre sério risco de não acontecer em 2014, tem em seu elenco de ‘artistas prata da casa’, gente desta ‘catigoria’, com ‘sensibilidade e perícia de um ‘Jack, o Estripador’.

Se por ventura o Festival Folclórico de Guajará-Mirim entrar realmente em declínio, vindo mesmo a desaparecer, deixando na orfandade e despregados diversos artistas, fica a certeza de que alguns deles serão absorvidos pelos açougues da cidade, onde poderão exercer a profissão de açougueiros.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

NOVO IBOPE DÁ VITÓRIA DE DILMA NO PRIMEIRO TURNO



Em tempo (atualizado às 12h10): o Ibope acabou de confirmar os números antecipados abaixo que dão vitória a Dilma no primeiro turno. 

Os números do novo Ibope que será divulgado nesta quinta-feira (22) vazaram às 7h13 da manhã, em nota publicada por Lauro Jardim, na coluna Radar, do portal da revista Veja: Dilma Rousseff subiu de 37% para 40%; Aécio Neves, de 14% para 20% e, Eduardo Campos, de 6% para 11%. Pastor Everaldo tem 3% e os outros nanicos juntos outro tanto. Ou seja, Dilma tem três pontos a mais do que seus adversários somados (37%).
O que isso quer dizer?

Em meio a um tornado de greves selvagens e protestos violentos, a presidente candidata à reeleição não só parou de cair como subiu três pontos, fora da margem de erro, garantindo a vitória em primeiro turno, se as eleições fossem hoje, ao contrário do que apontaram as últimas pesquisas do Datafolha e do Sensus.

Seus dois principais adversários também cresceram, reduzindo os índices de brancos, nulos e indecisos apontados pelas pesquisas anteriores. Aécio chegou ao patamar dos 20 pontos, ainda bem abaixo dos últimos candidatos tucanos nesta altura da campanha, e Eduardo, pela primeira vez, aparece com dois dígitos no Ibope.
A se confirmarem estes números, a recuperação de Dilma surge num momento crucial da campanha, em que são definidas as alianças e, portanto, a divisão do tempo de TV, quando dissidentes da base aliada já ameaçavam abandonar o barco da presidente candidata à reeleição e setores do PT ainda insistem no "volta, Lula".

Analistas, colunistas e cientistas políticos agora vão quebrar a cabeça para explicar como a presidente conseguiu inverter a curva que apontava para baixo nas pesquisas mais recentes, com o seu governo acuado pelo bombardeio de notícias negativas na mídia e pelas manifestações anti-Copa, que geraram um clima de mau humor e mal-estar generalizados na população, principalmente nas grandes cidades, onde os especuladores do mercado financeiro já estavam salivando, esfregando as mãos à espera de novas quedas da presidente nas pesquisas.

A maior exposição de Dilma, que agora viaja, inaugura obras e faz discursos quase todos os dias, aliada à repercussão do programa do PT na televisão, em que o partido mostrou as realizações do governo, foram logo as causas apontadas para esta guinada, mas só elas não explicam os números do novo Ibope.
Mais importante do que tudo, foi outro número divulgado hoje: a taxa de desemprego em abril caiu para 4,9%, o menor índice da série histórica para esta época do ano. Emprego e renda são, como sabemos, os paus da barraca do governo petista que resistem a todos os achaques na área econômica.

Em resumo: as esperanças da oposição midiática-financeira-partidária concentram-se agora cada vez mais em tentar desgastar o governo com a CPI da Petrobras e os protestos contra a Copa do Mundo, que começa daqui a três semanas. Ao mesmo tempo, há um movimento claramente organizado para deflagrar campanhas salariais todas ao mesmo tempo, como no transporte público, na educação e nas polícias, para levar o caos às grandes cidades.

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/05/22/novo-ibope-da-vitoria-de-dilma-no-primeiro-turno/

22 DE MAIO: CORAÇÕES SE ENCONTRAM NO DIA DO ABRAÇO



Juan Mann, criador do "Free Hugns"

Dia 22 de maio é o Dia do Abraço. Qual a importância de um abraço? O abraço vai muito além do simples gesto de se congratular com alguém. Quando abraçamos uma pessoa, transmitimos muitos sentimentos, tais como: amizade, fraternidade, segurança,  confiança, amor, carinho, afeto, dentre outros sentimentos. O abraço estabelece uma ligação íntima e saudável entre pessoas. É bom tanto para quem dá, quanto para quem o recebe.

O movimento “Free Hugs” (Abraços Grátis) começou em 2004, a partir da iniciativa de um australiano, conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann",  e se tornou internacionalmente famoso em 2006 por conta do videoclip da banda australiana Sick Puppie. Naquele ano Juan Mann teve a ideia de criar uma campanha “Free Hugs”, em Sydney, e saiu às ruas abraçando as pessoas.

Ricardo, Fabíola e Ariel: abraços de companheiros.
O genial cantor brasileiro Cazuza, um dia disse: o “abraço é o encontro de dois corações”. O cantor estava certo. O abraço é recomendado para muitas situações. Quem está doente ou enfrenta um período de dificuldades, o abraço serve para aliviar a dor, a depressão, a ansiedade. O abraço tranquiliza. Nos momentos de felicidade, o abraço serve para celebrar as relações, para transmitir confiança e motivação.

Eu e o companheiro Wesley
No Brasil,  a campanha já é realizada por muitas pessoas, empresas, grupos, entidades, etc. Recomendamos que hoje, neste dia especial, todos nós da Pérola do Mamoré, saiamos abraçando fortemente, com sinceridade, a todos que estejam ao nosso redor. Um grande abraço para todos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PT NACIONAL CONFIRMA PADRE TON AO GOVERNO, PRESIDENTE RUI FALCÃO VIRÁ A RONDÔNIA E LULA FARÁ CAMPANHA

Deputado Federal Pe. Ton

Durante a realização do 14º Encontro Nacional do PT, que aconteceu em São Paulo nestes dias 2 e 3 de maio, quando foi sacramentado o nome de Dilma para disputar a reeleição e definidas as táticas eleitorais para este ano, o Presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez uma reunião com todos os presidentes estaduais do PT, para analisar as possibilidades de aliança em cada Estado, e depois uma outra específica, com a delegação de Rondônia, na qual foi enfático ao referendar a decisão de candidatura própria ao governo em Rondônia, afirmando que quem dará a palavra final será o PT estadual, a qual homologada pela executiva nacional na Convenção oficial em junho.

O presidente Rui Falcão deverá participar do Encontro Estadual do PT, que será realizado no dia 17 de maio em Porto Velho, com o objetivo de fortalecer a campanha de reeleição da presidenta Dilma em Rondônia e reforçar a pré-candidatura própria de Padre Ton ao governo do Estado. Neste encontro o PT de Rondônia vai estabelecer os critérios que definirão a ordem de prioridade das pré-candidaturas, já que existem quinze nomes para federal e 35 nomes para estadual e, certamente, não haverá vagas para todos os pretendentes. Lula manifestou sua vontade de ir aos estados que tem candidatura própria do PT e citou Rondônia durante sua fala no Encontro Nacional.

“O povo de Rondônia terá uma alternativas entre o atual governado e o ex-senador”, comemorou Padre Ton, referindo aos seus principais concorrentes; o atual governador Confúcio Moura, cuja gestão é considerada prejudicial para Rondônia e o ex-senador Expedito Junior, que foi cassado por compra de votos e cuja situação jurídica é considerada indefinida, pois não se sabe se no dia da eleição ele ainda estará impedido ou não pela Lei da Ficha Limpa. A tese da defesa jurídica do ex-senador é de que no dia da votação ele seria um ex-ficha suja.
Nesta segunda-feira (05) Padre Ton cumpre intensa agenda na Capital, onde se reunirá com lideranças políticas, religiosas, sindicais e comunitárias para consolidar o arco de aliança. Também fará gravações em estúdio para o horário eleitoral gratuito que irá ao ar nos próximos dias. Está marcada uma entrevista das 18h00 às 19h00 na Radio Transamérica, 94,1 FM em Porto Velho, com repetição em todo o Estado, quando explanará sobre as propostas de governo, estratégias de alianças e responderá questionamentos dos entrevistadores e dos ouvintes. “Agora somos pré-candidato ao governo com respaldo do presidente nacional do PT”, ressaltou Padre Ton.




PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...