GUAJARÁ DE TRADIÇÕES E FÉ
Que a população de Guajará-Mirim cultiva bons hábitos para preservar suas tradições, costumes, crendices e o seu vasto acervo cultural material e imaterial de valor estético e histórico, disto todos nós há muito já sabemos.
A cidade que irá completar 84 anos no dia 10 de abril é conhecida na região por possuir o mais completo e intacto conjunto arquitetônico - de imensurável valor estilístico para os padrões rondonienses, exemplares erguidos nas primeiras décadas de sua existência; pelo expressivo patrimônio cultural imaterial e por seu incalculável patrimônio ambiental.
Artistas, mestres da cultura, professores, escritores e historiadores voluntariamente dedicam-se à perpetuação dos costumes e tradições das terras da República do Mamoré, assim como, carolas de arraigada fé cristã ajudam a construir e preservar a história dessa terra e dessa gente destemida.
Beatos católicos consolidam os alicerces do turismo religioso. Várias são as festas que pipocaram em diversas áreas da cidade, no decorrer do ano, celebrando inúmeros santos da Igreja Católica.
No último dia 22 de fevereiro, sexta-feira, caminhava pelo Bairro Tamandaré por volta das 18h30min, quando me deparei com uma minúscula procissão de fieis que seguiam de casa em casa, revivendo o trajeto do Caminho da Cruz (Via Crucis).
A pequena procissão seguia pelas ruas do bairro, visitando quatorze residências, representando as 14 Estações do Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário.
Os peregrinos eram recebidos pela família de cada lar que, em frente de suas residências, diante de uma mesa coberta por alva toalha de renda, improvisando um modesto altar, meditavam sobre a mensagem de cada Estação do Caminho da Cruz.
Este exercício de fé cristã, que refaz aqui na Pérola do Mamoré a Via Sacra, consiste em que os fiéis percorram a caminhada de Jesus a carregar a Cruz, simbolicamente, desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente sobre a Paixão de Cristo, neste período da quaresma.
A procissão que percorre as ruas do pacato Bairro Tamandaré em Guajará-Mirim, é uma tradição cristã revestida de profunda fé, que perdura por longas décadas, e é realizada pela comunidade católica de São Francisco e Santa Clara, localizada no mesmo bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário