quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


CARNAVAL NA FRONTEIRA


A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim estará realizando no período de 08 a 12 de fevereiro do corrente ano, o Projeto “Carnaval da Fronteira 2013 - Folia para Todos”, com a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCET) sob a coordenação do Secretário Ariel Argobe da Costa Brasil.

A Agenda Carnavalesca da Pérola do Mamoré prevê a realização do desfile dos tradicionais Blocos Carnavalescos, a estreia do Cordão Carnavalesco da Fronteira: A Malhadeira Momesca do Mamoré e a realização do Carnaval Popular no Bumbódromo.

O Carnaval Popular no Bumbódromo (espaço localizado na Av. XV de Novembro com Duque de Caxias) será realizado no período de 08 a 12 de fevereiro, com previsão de início para meia noite e encerramento às cinco horas da manhã.

O Carnaval do Bumbódromo será realizado em parceria com a Direção do Bloco Tô na Night Folia e a União Municipal das Associações de Moradores – UMAM, sendo o acesso ao evento mediante contribuição voluntária e social de um quilo de alimento não perecível, a ser recolhido pela UMAM e distribuído posteriormente às famílias carentes de Guajará.

Nos dias 10 e 12 de fevereiro acontece o desfile dos Blocos Carnavalescos, na Av. XV de Novembro (em frente ao Estádio Municipal), sendo o Bloco Periquito da Madame a primeira agremiação a entrar na Passarela do Samba da Pérola do Mamoré, às 19 horas, seguido pelas associações carnavalescas Grande Família (Limãozinho), Cachoeira Pequena, Piranhas, Trem ki Pula e Tributo Regional, encerrando o desfile as 00h45m.

A SEMCET apresenta como novidade para o carnaval de 2013, o Cordão Carnavalesco da Fronteira: A Malhadeira Momesca do Mamoré, que desfilará dia 11 de fevereiro, reunindo brincantes e foliões de todos os blocos de Guajará.  A concentração acontecerá na esquina das Ruas Dr. Mendonça Lima com Getúlio Vargas, Centro, a partir das 18 horas, com previsão de saída para 21 horas, percorrendo a Rua Getúlio Vargas e Av. XV de Novembro, encerrando na altura das arquibancadas, em frente ao Bumbódromo, às 23 horas.

A Prefeitura de Guajará-Mirim tem realizado, por meio da SEMCET, uma profunda discussão envolvendo os Comandos do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para tratar sobre as medidas de segurança para este carnaval, e assim garantir paz e alegria para todos os brincantes e admiradores da cultura popular.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PREFEITURA DISCUTE O CALENDÁRIO CULTURAL 2013

A Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio da SEMCET, reuniu os produtores culturais da cidade, representantes do Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros e do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim, para tratar da elaboração da Agenda Cultural da Pérola do Mamoré.

A reunião aconteceu na quarta-feira, 23, no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito do município (Ciretran), ocasião em que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo discutiu e confirmou os eventos já relacionados no calendário e tratou de acrescentar novos certames culturais e esportivos no almanaque de eventos do município.

A discussão foi precedida por palestras tratando de segurança e liberações de eventos que envolvem grandes multidões, proferidas pelo Tenente Barros, da Polícia Militar e pelo Sargento Júnior, do Corpo de Bombeiros Militar.

Na reunião ficou acertado que a continuidade e conclusão dos trabalhos acontecerão na próxima semana, em data e local a serem definidos pela SEMCET.





terça-feira, 22 de janeiro de 2013


CARNAVAL DE GUAJARÁ JÁ TEM CASAL MONARCA DA FOLIA

O Prefeito Dúlcio Mendes coroando Aníbal Flores
Súditos da alegria, foliões e carnavalescos da Perola do Mamoré conheceram na noite deste último sábado, 19, o Rei Momo e a Rainha da quadra Momesca de 2013, quando a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo proclamou em cerimônia realizada no Recanto do Rechonchudo, o casal monarca da folia.

O ritual da coroação do Rei Momo e da Rainha foi conduzido pelo Prefeito Dr. Dúlcio Mendes, a Vice-Prefeita Linda Zeed, a Primeira Dama, Sra. Esther Mendes, e pelos representantes das agremiações dos Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho, Sra. Rosa Solane Fernandes e Sr. Leonilson Muniz, respectivamente.

Thaiana Castro e Aníbal Flores, Rei e Rainha do Carnaval
A graciosa Thaiana Castro, 19 anos, natural de Vilhena mas guajaramirense de coração, foliã do Bloco Cachoeira Pequena há três anos, foi a beldade proclamada Rainha da Folia na Pérola do Mamoré.

Aníbal Flores, candidato hor-cancours, Presidente do Bloco Cachoeira Pequena, mais uma vez assume o posto de Monarca do Carnaval em Guajará-Mirim e, junto com sua Rainha, representará a municipalidade nos eventos oficiais do período carnavalesco.

sábado, 19 de janeiro de 2013


CARNAVAL DE GUAJARÁ: CONCURSO DO REI MOMO E RAINHA

Hoje, sábado 19, será eleita a Corte Momesca do carnaval da Pérola do Mamoré de 2013, em concurso a ser realizado na sede do Bloco Cachoeira Pequena.

O concurso acontecerá no Recanto do Rechonchudo, Av. Beira Rio, 186, Centro, e o casal eleito para o papel de Rei Momo e Rainha do Carnaval na Fronteira: Folia Para Todos, receberão cada um, o cachê de um mil reais e irão representar a Prefeitura Municipal em todos os eventos carnavalescos.

Ednart Gomes é o responsável pela decoração do Recanto do Rechonchudo, local do primeiro evento carnavalesco oficial da gestão Dúlcio Mendes.

GUAJARÁ: PAIS DORMEM NA FILA PARA GARANTIR VAGAS DE FILHOS EM ESCOLAS

Pais de jovens estão de plantão desde ontem de madrugada para garantir vagas para seus filhos na escola EEFM Simon Bolívar, unidade de ensino da rede estadual localizada no centro de Guajará-Mirim.

Alguns pais se organizaram, levando redes, cadeiras, colchões, café e alimentos para dormiram na calçada da escola e, assim, garantir matricular seu filhos nas poucas vagas disponíveis para o ensino fundamental e médio.

Segundo depoimento de alguns pais que estão no local, aguardando para serem atendidos na segunda-feira, 21, à cena se repete quase todo ano e sempre causa confusão pela falta de vagas e organização do processo de matrícula de novos alunos.

No “Governo da Cooperação” faltam vagas para nossos alunos estudarem. Falta respeito para com as famílias que necessitam de vagas nas escolas públicas. Falta educação para nossa juventude.

Na Roma antiga, os mais medíocres e atrozes governos garantiam, pelo menos, pão e circo para povo. Aqui nem isso.

O Governo de Rondônia abandonou nossa cultura popular: deixou de pagar nossas quadrilhas juninas, os bois-bumbás e já bateu o martelo avisando que não vai ter dinheiro em 2013 para o carnaval das escolas de samba e nem para o festival folclórico da Pérola do Mamoré.

No Governo da Cooperação é assim: sem pão, sem circo, sem bois-bumbás, sem quadrilhas juninas, sem escolas de samba, sem carnaval e sem vaga na escola. O Governo diz não para cultura do povão e para sua educação.
           

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

  SEMCET ESCOLHE REI MOMO E RAINHA DO CARNAVAL

Equipe de Ednart Gomes é a responsável pela
decoração do carnaval
Neste sábado, 19, a SEMCET irá eleger, em parceria com uma equipe de jurado versada em samba, folia e beleza, a Corte Momesca do carnaval da Pérola do Mamoré de 2013.

O concurso será realizado no Recanto do Rechonchudo, Av. Beira Rio, 186, Centro, local dos ensaios do Bloco Cachoeira Pequena, grêmio cultural presidido por Aníbal Flores.

Os eleitos, Rei Momo e Rainha do Carnaval na Fronteira: Folia Para Todos, receberão cada um, o cachê de um mil reais e irão representar a Prefeitura Municipal em todos os eventos carnavalescos.

O Prefeito Dúlcio Mendes recomendou ao Secretário Ariel Argobe e a toda equipe técnica da SEMCET, que realizasse um carnaval popular para contemplar não somente os foliões mais jovens, mas que também se resgatasse a estética e o perfil do carnaval tradicional, próprio para família e recomendado para todas as idades, prevalecendo a paz, a alegria e a segurança.T

domingo, 6 de janeiro de 2013


DO: MAGO DO GRAFFIT - PARA: RAFAELA MIRANDA

Ednart Gomes e Dayna Souza, mestres da cultura popular
“vi um rapais preocupado com o festival do boi para com isso gente vocês tem que se preocupa com a saúde educação melhoria na cidade aí depois vem diversão viu meu caro ta bom de vc ir trabalha e não esperar dinheiro de governo!! porque dinheiro do governo e para saúde educação”, (SIC), (Raffaela Miranda, UNICAMP).

Pelo raciocínio da Sra. Raffaela Miranda, que em seu texto acima, copiado  Ipsis litteris, defende a tese que não se deve investir dinheiro público na cultura, se referindo ao meu comentário queixoso dando conta que até agora não recebemos o dinheiro combinado para confecção de fantasias, adereços e alegorias para o Festival Folclórico de Guajará.

Primeiramente, me assusta a redação de uma egressa da UNICAMP: ou você foi uma péssima aluna ou essa instituição é uma academia desqualificada por tê-la aprovada em algum momento.

Dança, pintura, artesanato, arquitetura, música, paisagismo, artes cênicas, folguedos populares, dentre tantas outras expressões culturais (boi-bumbá, carnaval, capoeira, ciranda, etc, etc. e etc) são áreas de conhecimentos e expressão da humanidade, passíveis da atitude pública. Inclusive, não sei se você já ouviu falar, mas temos no Brasil um Ministério da Cultura. Em Rondônia, uma Secretária de Estado da Cultura e em Guajará temos também uma Secretaria Municipal de Cultura.

O Duelo na Fronteira fortalece o turismo, a economia local, gera emprego temporário e renda às famílias carentes e ao vendedor ambulante, envolve a juventude e, enquanto este tecido tenro da sociedade brinca de boi, se mantém longe do risco social e, de quebra, só para lembrá-la, nossos jovens tem contato com alguma das linguagens artísticas.

Ainda se referindo a sua visão de mundo sobre cultura e manifestações artísticas, devo adverti-la que (graças ao nosso bom Deus,) suas idéias são isoladas e não epidêmicas. Já pensou se fosse pensamento majoritário desde outras épocas: você e o mundo não conheceriam o “Sorriso da Gioconda”, obra renascentista de Leonardo Da Vinci, popularmente conhecida como Monalisa. A escultura renascentista intitulado Davi, de Michelangelo. As obras e a igrejas barrocas de Alejadinho. A arquitetura de Oscar Niemeyer. E tantas e tantas outras obras primas espalhadas pelo mundo e, muito provavelmente por sua cidade também. Isto mesmo, a grande maioria esmagadora foi patrocinada pelo poder publico. O Estado bancou. E foram pagas. Os artistas receberam pelos seus trabalhos. Quero receber o meu dinheiro. Foi contratado para executar meu trabalho. Vivo disso e quero receber, mesmo que você - uma analfabeta estética - seja contra.


SEMCET E BLOCOS DISCUTEM CARNAVAL

A atual equipe gestora da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Guajará se reuniu neste último sábado, 5, na sede da secretária, localizada na Av. Dr. Mendonça Lima, centro, com representantes dos blocos carnavalescos de Guajará-Mirim, para tratar sobre a realização do Carnaval de 2013.

Na reunião se discutiu acerca do local apropriado para o desfile carnavalesco e o valor do auxílio montagem a ser repassado às agremiações culturais que se apresentam no carnaval de Guajará.

O Secretário Ariel Argobe e sua equipe técnica, seguindo orientações do Prefeito Dúlcio Mendes, pretendem fazer inovações para melhorar a qualidade das apresentações do cortejo momesco da Pérola do Mamoré.

Faltando apenas trinta dias para o carnaval, a Prefeitura terá que correr contra o tempo para realizar um bom espetáculo, agilizar processo, cumprir toda a burocracia e garantir folia e segurança aos brincantes e ao público admirador da festa do Rei Momo.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...