Na última terça-feira de carnaval, 21, a Gerente de Cultura da SECEL, Cândrica Madalena Bebel, representado o titular da pasta da cultura, Secretário Francisco Leilson Chicão, juntamente com o colunista cultural Sílvio Santos, a técnica Mari e o Presidente da FESEC, Ariel Argobe, assistiram ao desfile da Escola de Samba Unidos do Guaporé, agremiação carnavalesca do Município de Costa Marques, que este ano completa quinze anos de memoráveis apresentações.
A escola do Presidente Cliuson Torres trouxe para a Avenida Chianca, local do desfile, o enredo Do Sonho de uma Criança Nasce um Sorriso de Esperança, que foi desenvolvido por 200 brincantes, agrupados em cinco alas puxadas pela furiosa bateria Trovão do Guaporé.
No dia de sua apresentação, a Unidos do Guaporé mobiliza toda cidade de Costa Marques e turistas dos municípios vizinhos, mexe com o orgulho dos brincantes e admiradores e arrasta, pela principal avenida do cidade, uma multidão de mais de duas mil pessoas.
A apresentação da Escola de Costa Marques é uma grande e caprichada exibição de cultura popular, com ostentação de criativas fantasias e muito samba no pé de todos os brincantes. A população e a Diretoria da agremiação carnavalesca afirmam que a Unidos do Guaporé é a escola de samba de Rondônia que tem o maior número de mulheres bonitas desfilando em suas alas.
Para Prefeita de Costa Marques, Jaqueline Ferreira Góis, fã incondicional da agremiação carnavalesca, a participação efetiva da SECEL e da FESEC está contribuindo para o crescimento e fortalecimento da Unidos do Guaporé.
A Unidos do Guaporé foi a primeira escola de samba do interior a filiar-se na FESEC, no final de 2010, o que lhe confere o direito de participação na divisão dos recursos públicos concedidos pelo Governo do Estado para subsidiar o carnaval, cabendo-lhe este ano a importância de dez mil reais.
Para o Presidente da FESEC, Ariel Argobe, a Federação das Escolas de Samba de Rondônia, com este trabalho de expansão de suas ações para o interior, definitivamente assume imperioso papel de salvaguardar, fortalecer e preservar a memória carnavalesca do Estado, saindo, de uma vez por todas, do modesto papel de repassadora de recursos públicos aos grêmios carnavalescos da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário