Fundada em 23 de dezembro de 1977, na condição de bloco, o GRES Impéio do Samba é uma agremiação carnavalesca do grupo de acesso do carnaval de Porto Velho, defensora das cores vermelho e branco, presidida por Waldomiro Gonçalves dos Santos, popularmente conhecido por "Mirim", um veterano carnavalesco ainda em atuação no carnaval da capital rondoniense.
A Império do Samba, sediada na rua Joaquim Nabuco, entre as ruas Rio de Janeiro e Princesa Isabel, bairro Areal, é hoje a única escola carnavalesca que representa o tradicional bairro Areal, região da cidade reconhecida como celeiro de enfevercência da cultura popular.
A escola de samba da comunidade do Bairro Areal é a primeira escola a entrar na passarela oficial do carnaval de Porto Velho, denominada de “Edson Fróes”, no dia 25 de fevereiro de 2012, defendendo o tema “Salve o Nordeste, terra do Rei do Baião, são 100 anos de história e tradição”, de autoria dos carnavalescos João Big e Mariluce Ferreira (Mary), enredo que tem o propósito de contar a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
À esquerda, Waldomiro Gonçalves dos Santos (o Mirim) |
Para garantir um grande espetáculo plástico, Waldomiro Gonçalves contratou Ednart Gomes e equipe, para confeccionar as alegorias da Império do Samba. Ednart é hoje considerado o maior expoente em construção de alegorias da região, e sua equipe têm larga experiência no carnaval de Porto Velho e nos festivais folclóricos dos bumbás de Guajará-Mirim, Porto Velho, Parintins, no Amazonas e Juruti, no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário