terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A FESTA DE RÉVEILLON

Copacabana, Rio (imagem recolhida na internet)
As grandes festas que são relizadas para se comemorar a virada de ano, que acontecem em diversas cidades de todo o mundo, são eventos que reúnem milhares de pessoas para celebrarem a chegada do dia 1º de janeiro.

Esta grande festa é também chamada de Réveillon, palavra da língua francesa proveniente do verbo “réveiller”, que significa “acordar”, “despertar”. O Réveillon é um ritual universal de vigília festiva noturna, onde todos saúdam o ano que se inicia.

A festa para receber o Novo Ano - a história registra - já era realizada desde 2000 a. C., na Mesopotâmia.

Em outras culturas, que segue outro tipo de calendário que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

No mundo ocidental, o costume de se festejar o Ano Novo tem origem em um decreto do governador romano Júlio César que, no ano 46 a.C., fixou o 1 de janeiro como sendo o Dia do Ano Novo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, das passagens, dos inícios e fins. Daí deriva o nome do mês “Janeiro”.

Em razão do fuso horário mundial, Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo que celebra o Ano Novo, seguida por Sydney, na Austrália.

É no Brasil, na praia de Copacabana, na maravilhosa cidade do Rio de janeiro que acontece a maior e mais famosa festa de Ano Novo, onde se encontram 2 milhões de brasileiros e turistas do mundo inteiro, para aplaudir a virada de ano e uma grande queima de fogos de artifício.

Outro dado relacionado à tradição brasileira é o fato das pessoas se vestirem de cor branca, simbolizando a paz, para receber o Novo Ano, hábito que tem origem na cultura africana.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...