segunda-feira, 11 de julho de 2011

FLOR DO CAMPO REFORÇA NAIPE DE ARTISTAS

Gereka, Edinart e Dayna
Para desenvolver o tema Amazônia Terra Mãe, o Boi-Bumbá Flor, que é um dos personagens protagonistas do “Duelo da Fronteira”, embate estético que acontece todos os anos durante a realização do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, decidiu reforçar seu quadro de artesãos idealizadores e realizadores dos objetos artísticos que o bumbá apresenta na arena do festival, contratando vários profissionais que trabalham na festa folclórica de Parintins.
Para robustecer a equipe de artistas do barracão de alegorias comandado Ednart Gomes, o mago das cores e das formas alegóricas articuladas, a Diretoria do Flor do Campo contratou, em Parintins, Geremias Pantoja (o Gereka), pintor de alegorias (‘pistolador’, em linguagem de barracão); Nildo Souza, exímio escultor em ferro; Claudenor Alfaia (Nonoca), mestre na criação de escultura em isopor e Luciano dos Santos, especialista em solda. Os novos contratados engrossam a equipe ‘prata da casa’ que trabalha há vários anos no QG do boi vermelho e branco do Bairro Tamandaré.

Marcos Falcão e Aldrin Peres
Para criação, ensaio e apresentação de arrojado risco coreográfico, Estelina Moraes mandou buscar da Ilha de Tupinambarana, Marcos Falcão, Breno Taves e Aldrin Peres, coreógrafos responsáveis pela elaboração artística das apresentações da tribo Mura, da Festa Tribal e do conjunto folclórico do bumbá de D. Georgina. O grupo de dançarinos comandado por Falcão, que também compõe a equipe de artistas do Boi-Bumbá Caprichoso, já prestou serviços artísticos no carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro e no Festival Tribal de Juruti, no Estado do Pará.

Os artistas que estão trabalhando nos barracões de alegoria, fantasias e adereços, os músicos e batuqueiros e os coreógrafos, de Guajará-Mirim, Porto Velho e Parintins, brincantes e a Diretoria do Flor do Campo garantem que este ano vão revolucionar e surpreender na arena do Festival. Quem viver verá, afirma o naipe artístico do grêmio cultural que busca seu terceiro título consecutivo.

Um comentário:

  1. fico muito feliz em poder ver meu irmao crecer,num trabalho que realmente ele ama de paixao e tendo pessoas etcas que possibilitam o seu trabalho,kbral.

    ResponderExcluir

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...