O artista Ednart Gomes explica ao Secretário Chicão a proposta das alegorias. Ao fundo, Estelina Moraes, Presidente do Flor do Campo. |
Uma equipe de técnicos da SECEL, capitaneada pelo titular da pasta Francisco Leilson (Chicão), passou este último final de semana na cidade de Guajará-Mirim, dias 23, 24 e 25 de julho, acompanhando os trabalhos de produção de fantasias, alegorias, adereços e cenários, construídos nos barracões dos bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, itens para serem utilizados durante a apresentação de cada bumbá, na VXII edição do Duelo da Fronteira.
O Secretário Chicão se reuniu, separadamente, com as Diretorias de cada boi-bumbá e com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Dayan Saldanha, para tratar e conhecer o andamento da produção dos espetáculos dos bumbás que protagonizam o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré. Em seguida, a equipe cultural da SECEL peregrinou pelos barracões, conversando com artistas, artesãos, colaboradores e a comunidade, para conhecer melhor os bastidores do Festival, e conferir, bem de perto, como estão sendo utilizados os recursos públicos destinados para produção do evento.
Solane recebe equipe da SECEL em seu Ateliê de fantasias |
A Presidente do Boi-Bumbá Flor do Campo, Estelina Moraes, e o Chefe da Equipe de Artistas do Barracão de Alegorias, Ednart Gomes receberam a equipe cultural da SECEL, agradecendo e destacando para Secretário a relevância da visita oficial, uma vez que possibilita a autoridade conferir, in loco, as condições precárias onde trabalham os profissionais dos agrupamentos culturais, desprovidos de barracões e estruturas apropriadas para execução e, após o festival, o armazenamento de tão grandes e importantes alegorias, o que possibilitaria, de forma ecologicamente responsável, reciclar e reaproveitar melhor o material empregado na confecção de todos estes objetos artísticos.
Estelina Moraes e Chichão visitam o Ateliê de fantasias e adreços da Rosy |
Nenhum comentário:
Postar um comentário