segunda-feira, 25 de julho de 2011

CHICÃO VISITA BARRACÕES DOS BUMBÁS EM GUAJARÁ

O artista Ednart Gomes explica ao Secretário Chicão a
 proposta das alegorias. Ao fundo, Estelina Moraes,
Presidente do Flor do Campo.


Uma equipe de técnicos da SECEL, capitaneada pelo titular da pasta Francisco Leilson (Chicão), passou este último final de semana na cidade de Guajará-Mirim, dias 23, 24 e 25 de julho, acompanhando os trabalhos de produção de fantasias, alegorias, adereços e cenários, construídos nos barracões dos bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, itens para serem utilizados durante a apresentação de cada bumbá, na VXII edição do Duelo da Fronteira.

O Secretário Chicão se reuniu, separadamente, com as Diretorias de cada boi-bumbá e com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Dayan Saldanha, para tratar e conhecer o andamento da produção dos espetáculos dos bumbás que protagonizam o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré. Em seguida, a equipe cultural da SECEL peregrinou pelos barracões, conversando com artistas, artesãos, colaboradores e a comunidade, para conhecer melhor os bastidores do Festival, e conferir, bem de perto, como estão sendo utilizados os recursos públicos destinados para produção do evento.

Solane recebe equipe da SECEL em
seu Ateliê de fantasias
Na oportunidade, o Secretário Chicão, que ficou satisfeito com o que acompanhou e viu, deixou claro o compromisso do atual Governo com a cultura popular, especialmente, com o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, tendo em vista a importância do evento para a economia da cidade, para geração de ocupação e renda, para juventude e para consolidação de uma identidade cultural local.

A Presidente do Boi-Bumbá Flor do Campo, Estelina Moraes, e o Chefe da Equipe de Artistas do Barracão de Alegorias, Ednart Gomes receberam a equipe cultural da SECEL, agradecendo e destacando para Secretário a relevância da visita oficial, uma vez que possibilita a autoridade conferir, in loco, as condições precárias onde trabalham os profissionais dos agrupamentos culturais, desprovidos de barracões e estruturas apropriadas para execução e, após o festival, o armazenamento de tão grandes e importantes alegorias, o que possibilitaria, de forma ecologicamente responsável, reciclar e reaproveitar melhor o material empregado na confecção de todos estes objetos artísticos.
Estelina Moraes e Chichão visitam o Ateliê de fantasias e adreços da Rosy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...