sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

GUAJARÁ-MIRIM: OFERENDAS AO ORIXÁ IEMANJÁ

O derradeiro dia do ano, 31 de dezembro, é dia dedicado para oferendas especiais ao Orixá Iemanjá. É dia de agradecer pelo ano que termina, e momento especial de renovar os pedidos de proteção para o ano que se inicia.

Tradicionalmente, no reveillon, milhares de pessoas de todas as vertentes e religiões se vestem de branco e invadem praias de mares e margens de rios de todo o país, levando flores brancas e outras oferendas para Iemanjá, rogando à deusa dos mares que ano novo venha com fartura, prosperidade, paz e amor.

Pai Klivison Amaro Melgar
Em Guajará-Mirim, as casas religiosas de matriz africana Seara de Umbanda Princesa Mariana (templo zelado Pai Klivison Melgar), Centro de Umbanda N. S. da Conceição (casa religiosa dirigida pela Mãe Olga), e  o Centro de Umbanda Iemanjá (espaço religioso comandado por Mãe Cleide), convocam seus filhos, adeptos e simpatizantes para prestarem homenagens à Iemanjá, participando de ritual de oferendas especiais em agradecimento à Senhora dos Mares, previsto para iniciar às 16 horas, na praça Governador Jorge Teixeira (lado da Caixa Econômica Federal), onde tambores rufarão em homenagem à mãe zelosa e soberana dos mares.

Após o ribombar dos atabaques e cantos, por volta das 17 horas, líderes religiosos, praticantes da religião e convidados seguirão em procissão rumo ao laje de pedra, onde, às margens do magestojo Rio Mamoré, soltarão os barquinhos que levam oferendas para Iemanjá. E assim se encerra as homenagens e agradecimenos à deusa afrobrasileira rainha do mar.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...