quarta-feira, 11 de abril de 2018

CONFRATERNIZAÇÃO DO BLOCO MONA MOMO ACONTECEU NO TEKILA BAR


Confraternização do Bloco Mona Momo, Tekila Bar
A coordenação do Bloco Carnavalesco Mona Momo, agremiação que debutou e desfilou pelas ruas do bairro Tamandaré no carnaval deste ano (o carnaval coqueluche da Pérola do Mamoré de 2018 – junto com as carnavalescas do Tekila Bar), realizou almoço de confraternização nesta terça-feira (10), reunindo sua equipe de trabalho, os colaboradores e patrocinadores do bloco.

Confraternização do Bloco Mona Momo, Tekila Bar
Segundo a dupla coordenadora do bloco (Ariel Argobe e Rosa Solani), o objetivo da confraternização é consolidar a equipe e os colaboradores do grêmio carnavalesco, assim como planejar as atividades deste ano e o carnaval de 2019. A parceria entre o Bloco Mona Momo e o Tekila Bar (já acertada com os proprietários Adão e Márcia), se repetirá no período da Copa do Mundo de 2018, com a organização de uma agenda festiva para assistir aos jogos da seleção brasileira no Tekila. 
 
O Bloco Mona Momo foi criado pelo Grupo Pérolas, ONG LGBT presidida pelo Prof. Jorge Oliveira do Nascimento, com o objetivo de congregar o segmento LGBT da Pérola do Mamoré, foliões e amantes da brincadeira da quadra de Momo e, desta feita, promover a visibilidade do segmento LGBT e suas causas, indo assim, muito além da folia momesca.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

DIVINO INICIA ROMARIA EM GUAJARÁ E NOVA MAMORÉ

Romaria do Divino no bairro São José
A Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim deu início à romaria do Divino no dia 1º de abril, Domingo de Páscoa, com celebração de missa para envio do cortejo religioso; sendo a cerimônia realizada pelo Pe. Renato Mendes de Souza na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada no bairro São José, onde a coroa fez pernoite.

No terça-feira (2), a Irmandade do Divino de Guajará-Mirim recepcionou a chegada da coroa da Irmandade do Divino Espírito Santo do Guaporé, em ato religioso e popular tomado por profunda emoção e participação de centenas de fiéis. Na quarta-feira (3), depois de acompanhar a despedida da Irmandade do Guaporé - que seguiu viagem para o distrito de Surpresa -, o Divino de Guajará-Mirim dirigiu-se em procissão, percorrendo ruas dos bairros Triângulo e São José, para pernoitar na residência do senhor Francisco Quintão, devoto do Divino.

Saída do Divino para romaria na zona rual
No dia 4 de abril, a cora da Irmandade do Divino deu início à agenda de peregrinações pela zona rual dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, realizando visitas em sítios, chácaras e fazendas da região. A romaria rual do Divino de Guajará encerra no dia 16 de abril, com realização de Missa de Encerramento na residência de Senhora Cléia, e almoço na residência de Dona Maria Mercado, bairro Santo Antônio.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

CHEGADA DO DIVINO DO GUAPORÉ EMOCIONA FIÉIS

Chegada do Divino no porto de Guajará-Mirim
Romeiros e fiéis do Divino residentes em Guajará-Mirim e região, receberam nesta última segunda-feira (2), no porto da cidade, por volta das 17 horas, a coroa do Divino Espírito Santo (irmandade do Guaporé), em clima de profunda emoção.

A coroa pernoitou na Igreja dedicada ao Divino, localizada no bairro São José e, no dia seguinte (3), terça-feira pela manhã, seguiu para sede da Irmandade do Senhor Divino de Guajará-Mirim. À tarde, visitou a Irmandade do Divino Espírito Santo da Ilha Saldanha.

Este ano, as celebrações de fé ao Divino Espírito Santo – Irmandade do Guaporé -, completa 123 anos de romaria realizada em embarcação tipicamente amazônica, que navega pelos rios Guaporé e Mamoré (rios que estabelecem fronteira natural entre Brasil e Bolívia), levando aos povoados e cidades brasileiras e bolivianas, há mais de um século, a coroa, a fé e os festejos da Irmandade do Divino Espírito Santo.

Divino do Guaporé leva centenas de fiéis pelas ruas de Guajará
A visita da coroa do Divino do Guaporé ao túmulo do Bispo emérito Dom Geraldo Verdier, falecido em 22 de outubro de 2017, e sepultado na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, foi momento de elevada emoção a todos os presentes, em especial aos romeiros, em razão do carinho que Dom Verdier dispensava às irmandades e aos devotos do Divino.

Homenagem do Divino do Guaporé a Dom Verdier
No final da tarde de terça-feira (3) a coroa da Irmandade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé partiu, navegando pelo rio Mamoré, em direção à comunidade de Surpresa, distrito de Guajará-Mirim localizado às margens do rio, para iniciar o calendário de romaria deste ano.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...