quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CARNAVAL POPULAR DO TEKILA LOUCA E MONA-MOMO


Colaboradores do carnaval no Bar Tekila
Os proprietários do Tekila Bar, casal Adão de Jesus Rodrigues e Márcia de Miranda Albino Rodrigues, e o Coordenador do Grupo Pérolas (coletivo de responsabilidade social para discussão e defesa da cidadania e direitos humanos da população LGBT), Professor Jorge Oliveira do Nascimento, diante da decisão do chefe do executivo municipal – o que se lamenta profundamente -, de retirar a prefeitura do ordenamento e realização dos festejos momesco no município de Guajará-Mirim, vem a público informar que realizá atividades carnavalescas aberta ao público em geral, nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, na sede do Tekila Bar, localizado nas confluências das ruas Rocha Leal com 12 de Outubro, bairro Tamandaré, conforme agenda a seguir:

Dia 9/2, sexta-feira: lançamento do Bloco Carnavalesco Mona-Momo e realização de concurso para escolha da Porta-estandarte do bloco. O Bloco Mona-Mono, idealizado pelo Coletivo Pérolas, nasce com o propósito de congregar o segmento LGBT da Pérola do Mamoré, foliões e amantes da brincadeira de Rei Momo, tendo também o propósito de defender a tradição do carnaval, assim como, promover discussões sobre cidadania, respeito, convivência pacifica e direitos da população homossexual da cidade.

Colaboradores do carnaval no Bar Tekila
Dia 10 e 12 de fevereiro: realização das carnavalescas do Bloco Tekila Louca. O bloco foi pensado com o fito de reunir boêmios e foliões da quadra momesca, moradores do bairro Tamandaré - e dos demais bairros do município -, comprometidos com a tradição e perpetuação do carnaval enquanto traço identitário e cultural do povo brasileiro.

Dia 11 de fevereiro: carnavalesca do Bloco Mona-Momo e desfile pelas ruas do bairro Tamandaré.

Dia 13 de fevereiro: grande baile carnavalesco, reunindo os brincantes dos Blocos Mona-Momo e Tekila Louca, encerrando os festejos de carnaval no bairro Tamandaré, da cidade Pérola do Mamoré.

Prof. Jorge, Coordenador do Grupo Pérolas (ao centro)
Os organizadores das atividades carnavalescas a serem realizadas no Tekila Bar, convidam brincantes, amantes, turistas, visitantes e a família guajaramirense para participar desta festa momesca, para assim contribuir com revitalização do tradicional carnaval popular de Guajará-Mirim, outrora forte e congregadora manifestação festiva de nossa gente.

O Coordenador do Grupo Pérolas, Professor Jorge Oliveira do Nascimento, informa à população local que o carnaval é direito de todos, obrigação do Estado e fator de desenvolvimento local, lembrando ainda que o direito de acesso ao bem cultural, seja ele material ou imaterial, além de constar no rol dos direitos humanos previstos expressamente na Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), no Brasil encontra-se devidamente garantido na Constituição Federal de 1988: “Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”; citando também o § 1.º do artigo sobredito: “O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”, reforçou o professor Jorge.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

GUAJARÁ TEM VIGÍLIA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO DIREITO DE LULA SER CANDIDATO

Luis Inácio Lula da Silva
Representantes da Frente Brasil Popular e a Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores em Guajará-Mirim convidam a população local em geral, comprometida com a democracia, com a justiça e o devido processo legal, assim como também convoca seus militantes e a militância dos partidos de esquerda, dos movimentos sociais, dos sindicatos, das igrejas progressistas e ONGs, para participarem da “Vigília em Favor da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato em 2018”, a ser realizada na sede regional do SINTERO, localizado na Av. XV de Novembro, com concentração a partir das 18 horas desta terça-feira, 23, para acompanhar o julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

A vigília, que se estenderá pela madrugada, terá continuidade no dia 24, quarta-feira, se mantendo enquanto durar o julgamento do ex-presidente, e acontece com o firme e inarredável propósito de defender e fortalecer a democracia, o direito de Lula ser candidato na eleição presidencial de 2018, e em defesa de todo o legado das políticas públicas sociais de inclusão e redistribuição de renda dos governos Lula-Dilma.

Coordenadores da Vigília em defesa de Lula e da democracia
A coordenação da “Vigília em Favor da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato em 2018” alerta sobre a importância da participação de todos, em especial de cada trabalhador e trabalhadora do país, uma vez que as forças que querem tirar Lula da corrida presidencial são as mesmas que querem acabar com a aposentadoria, com os direitos trabalhistas, que tem tirado recursos da educação e da saúde, que pretendem vender os bancos do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Eletrobras e a Amazônia, entregando o patrimônio público do povo brasileiro ao capital internacional, da mesma forma como já fizeram com parte das reservas do Pré-Sal.

Para impedir mais retrocessos, o Brasil, Rondônia e Guajará-Mirim ocuparão ruas e praças nesses dias 23 e 24, para defender a democracia, um processo jurídico justo e legal para Lula e o retorno da normalidade jurídica brasileira.
O Brasil precisa da participação e militância de todos e todas para defender nossa democracia e nossa gente mais necessitada.


Frente Brasil Popular
Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores em Guajará-Mirim



sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

HOJE ACONTECE PROCISSÃO A SÃO SEBASTIÃO


Sr. Mário Vitor e Sra. Epifânia Ramos (rei e rainha da festa)
Hoje, 19 de janeiro, acontece a procissão em devoção a São Sebastião, com saída prevista para 19 horas, da residência da senhora Carmelita Ferreira Teotônio, localizada na Av. José Cardoso Alves, 2190, bairro Santo Antônio.

A procissão encerra o período de novenas, iniciado no dia 11 deste mês, e é parte dos festejos da tradicional festa religiosa em homenagem ao santo da Igreja Católica, que acontecem há 24 anos no Beco do Macedo, Bairro São José, na cidade de Guajará-Mirim.

Novena a São Sebastião
Francisco Mercado Quintão e família, bem como a senhora Epifânia Ramos e o senhor Mário Vitor, respectivamente Rainha e Rei dos festejos deste ano, também responsáveis pela organização da celebração religiosa, convidam devotos, turistas e visitantes para se fazerem presentes à procissão em homenagem a São Sebastião, fortalecendo, desta feita, a tradição e a fé no santo defensor da verdade e do amor apaixonado a Deus.


segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

ESQUECERAM DE MIM

Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é o dia exato de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? O Dia de Reis, 6 de janeiro, é a data certa para guardar a decoração de fim de ano. Segundo a tradição católica, neste dia se encerra o período de celebrações natalinas.

Em Guajará-Mirim, em se tratando de decoração natalina em espaços públicos, na rotatória do cruzamento das avenidas Duque de Caxias com XV de Novembro, ainda persistem armados, uma minguada árvore de Natal e um papai Noel gigante que, pela ação do tempo - já maltrapilho - está mais para “Maria Molambo”: só as tiras.

Dane-se a tradição cristã. Nem pensar em desmontar a ‘presepada’ - parece ser esta a ordem de quem os ergueu.

Tudo indica, pelo andar da carruagem, que o papai Noel gigante e a mixuruca árvore ainda ficarão por lá, como almas penadas, por um bom tempo, prolongando a exposição do arremedo de decoração natalina da urbe tupiniquim.

Já distante dos festejos natalino, a cidade se preparando para outras celebrações, as imagens do papai Noel e da árvore de Natal, abandonados, nos faz lembrar do título do filme dirigido por Chris Columbus, estrelado por Jorgeh Ramos, Macaulay Culkin, Catherine O’Horar e outros, estrondoso sucesso no ano de 1990: “Esqueceram de Mim” (comédia pura).


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

INICIAM NOVENAS A SÃO SEBASTIÃO

Teve início nesta quinta-feira, 11 de janeiro, as novenas que antecedem a tradicional festa religiosa em homenagem a São Sebastião, que acontece há 24 anos no Beco do Macedo, Bairro São José, na cidade de Guajará-Mirim.

O período de devoção e reza encerrar-se-ão no dia 19 de janeiro, com realização de procissão que sairá da residência da senhora Carmelita Ferreira Teotônio, localizada na Av. José Cardoso Alves, 2190, bairro Santo Antônio, às 19 horas.

No dia 20 de janeiro, sábado, após procissão e ladainhas, acontecerá o sorteio da nova corte, quando serão eleitos o Rei e a Rainha, responsáveis pela organização e realização da festa religiosa de 2019. Ainda no sábado (20), será servido almoço a todos os presentes. À noite acontece o grande e concorrido baile de encerramento das festividades religiosa em homenagem a São Sebastião, ao som do irresistível rasqueado, festa que vara a madrugada, encerrando-se só ao amanhecer.

Francisco Mercado Quintão e família, devotos de São Sebastião, convidam a todos para participarem deste grande ato de fé e devoção ao santo defensor da verdade no amor apaixonado a Deus.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...