quinta-feira, 29 de novembro de 2012


DIA DO SAMBA, MARCHA ZUMBI E O BATIZADO DA VERDE E ROSA


O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos e que compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia. Até então, Ary Barroso jamais havia visitado terras baianas.

            No próximo domingo, dia 02 de dezembro, para celebrar o Dia Nacional do Samba, a Fundação Iaripuna e a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia (FESEC), estarão realizando homenagem ao samba, com uma programação cultural que tem a participação de todas as escolas de samba de Porto Velho.

            A homenagem ao samba, aberta ao grande público e aos sambistas, será realizada no Mercado Cultural, Praça Getúlio Vargas, a partir da 17 horas e terá a participação das baterias das agremiações carnavalescas, porta-bandeiras e brincantes. As escolas apresentarão sambas enredos celebrizados, de seus grêmios e também cantarão o seu samba  enredo para o carnaval de 2013.

            Também acontecerá no próximo domingo, 2, a Marcha Zumbi de Porto Velho, manifestação realizada para comemorar o “dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e assinalar a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade. O encerramento da Marcha Zumbi acontecerá no Mercado Cultura, coincidindo e somando-se com a programação dedicada ao Dia do Samba.

            Ainda na sexta-feira, 30 de novembro, a Escola de Samba Asfaltão estará recepcionando na tenda do Tigre, localizada na Rua Jacy Paraná com Av. Brasília, a partir das 20 horas, representantes das escolas de samba e a comunidade em geral, para realizar a cerimônia de batizado da mais nova agremiação carnavalesca da capital, a Acadêmicos da Zona Leste, defensora das cores verde e rosa, que tem a Asfaltão como madrinha.

            Neste final de semana, Porto Velho é do samba e dos sambistas. É de Zumbi dos Palmares e de todos aqueles que ainda sonham com a liberdade. É dos foliões que amam sambar e amam a expressão máxima da identidade nacional: O SAMBA!


terça-feira, 27 de novembro de 2012


TRANSIÇÃO DA CULTURA, ESPORTE E LAZER  CONCLUÍDA

A Subcomissão de Transição de Governo, responsável por levantar dados e traçar um diagnóstico da atual situação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guajará, e por propor ações imediatas para antes da posse e para os primeiros dias de governo do Prefeito eleito Dúlcio Mendes, concluiu suas atividades neste último domingo, dia 25.

A equipe de Transição da Cultua, Esporte, Lazer e Turismo na Pérola do Mamoré foi coordenada pelo Artista Plástico Ariel Argobe, primeiro presidente da Fundação Iaripuna, a instituição cultural do Município de Porto Velho e é hoje o Presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia. .

No relatório entregue ao Coordenador Geral de Transição, Sr. João Anselmo de Oliveira Cavalcante, a Subcomissão defende várias propostas consideradas necessárias para imprimir uma nova dinâmica na secretaria e, assim, alavancar melhor a cultura, o esporte e o turismo no município.

 Dentre as propostas apresentadas para reestruturação da SEMCET, destacam-se: reforma na estrutura administrativa da secretaria; ampliação do espaço físico da SECET e contração de pessoal técnico especializado, por meio de concurso, para reforçar as equipes de cultura, esporte, lazer e turismo.

 No relatório é apontada também a necessidade de adoção de ações urgentes, para se providenciar o repasse de auxilio montagem aos grêmios carnavalesco da cidade e para reorganização e realização do carnaval popular de Guajará, um dos melhores do Estado.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012


FESEC BUSCA APOIO PARA O CARNAVAL DE 2013

O Presidente da FESEC, o Artista Plástico Ariel Argobe, encontra-se em Porto Velho para discutir com as agremiações carnavalescas filiadas, com a Prefeitura e o Governo do Estado, as medidas imediatas para realização do carnaval popular das escolas de samba da capital, Costa Marques, Rolim de Moura e Guajará-Mirim.

                Nesta terça-feira, 27, Argobe pretende se reunir com técnicos da Iaripuna e da SECEL, para tomar conhecimento dos encaminhamentos oficiais providenciados pelas respectivas instituições públicas, tratando da realização do carnaval das escolas de samba da capital e do interior.

                 O Presidente da FESEC pretende discutir também com os titulares das respectivas pastas, sobre o financiamento do carnaval das escolas de samba. Na sequência, a FESEC convocará os presidentes das escolas de samba para, juntos, deliberarem o carnaval de 2013.

                Para o Presidente da FESEC, o carnaval popular do próximo ano será atípico, no tocante ao ritual para efetivar o financiamento, em razão das mudanças políticas no executivo municipal.

Para dificultar ainda mais, Ariel lembra que o Governo do Estado enfrentou dificuldades para cumprir, na totalidade, com suas obrigações relacionadas ao repasse de subsídios financeiros às agremiações culturais da capital e do Interior no ano de 2012.

Lembra que as agremiações folclóricas de Guajará-Mirim, que realizam o Duelo na Fronteira, até hoje não receberam parte dos recursos aprovados em convênio. Artistas e fornecedores esperam receber por seus trabalhos realizados. “Este não é um bom sinal para cultura popular em Rondônia”.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


LUTO E LIXO
Foi este o sentimento da população de Guajará que foi visitar seus entes queridos já falecidos e sepultados no Cemitério Santa Cruz, único do município.

O lixo toma conta de todo o terreno. Parte do muro caiu já faz alguns anos e a prefeitura nunca se preocupou e realizar obras de reparos e manutenção do campo santo da Pérola do Mamoré.

O Dia dos Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia para expressar nosso amor pelos que já se foram, de reafirmar para posteridade que os nossos parentes, amigos e conhecidos nunca morrerão em nossas lembranças.

No século 1º, os cristãos já rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

Em Guajará, cidade conhecida como a Pérola do Mamoré, o cemitério da cidade se parece mais com a  lixeira municipal. Prestar homenagem aos nossos mortos no dia dedicados aos finados chega ser humilhante para vimos e mortos, em razão das condições precárias de Cemitério Santa Cruz.




GUAJARÁ RECEBE ESTAÇÃO DA EFMM RESTAURADA


Nesta sexta-feira, 10, por volta das dez horas, o Governador Confúcio Moura estará em Guajará-Mirim para participar da solenidade oficial que irá entregar o prédio histórico da Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ao Prefeito Atalibio Pegorini.

O patrimônio histórico com quase um século de existência, localizado às margens do Rio Mamoré, na fronteira entre Brasil e Bolívia, foi completamente restaurado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica e Ministério do Turismo.

Em tempos áureos, foi através da Estação de Guajará-Mirim da lendária EFMM que foi escoada, para o mundo, boa parte das riquezas da vizinha Bolívia, assim como sua produção de borracha.

Quando a EFMM foi desativada, a estação de Guajará foi convertida em museu, se tornando em passagem obrigatória para visitantes e turistas de todas as regiões do Brasil e de diversos países do mundo.

Após um longo período fechado para obras de restauração e reforma, a população da Pérola do Mamoré, turistas e visitantes tem de volta a Estação da Madeira-Mamoré de Guajará, um símbolo que retrata a história da ocupação e do desenvolvimento da região, a partir da edificação da monumental Madeira-Mamoré que, ao longo de sua história, irmanou os povos do Brasil e da Bolívia. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


INICIADA A TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM GUAJARÁ

Ariel Argobe, Linda Zeed e João Anselmo (lado esquerdo)
Paulo Roberto e Márcio Costa (lado direito)
            A Comissão de Transição de Governo do Prefeito eleito Dúlcio Mendes se reuniu com a equipe de trabalho do Prefeito Atalíbio Pegorini, na manhã desta última quarta-feira, dia 31, para traçar as primeiras ações que irá nortear os trabalhos da Comissão de Transição.

João Anselmo, Coordenador da Comissão por parte do Prefeito Dúlcio Mendes, estava acompanhado da Vice-Prefeita eleita Cleide Zeed e de Ariel Argobe, responsável pelos trabalhos da Comissão no campo da cultura, esportes, lazer e do turismo.

A equipe de Dúlcio foi recebida no Gabinete do Palácio Pérola do Mamoré por Paulo Roberto e Márcio Costa, que fizeram um breve relato dos principais projetos e obras da atual gestão.

Durante a reunião, a Comissão de Transição elaborou um calendário, de comum acordo entre os representantes, para realização de visitas e entrevistas com os titulares e técnicos das secretarias municipais, objetivando a troca de conhecimento entre a gestão que termina e o novo governo.

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...