quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

BLOCO MONA MOMO: SIGNIFICADO DO NOME

Tamara da Terra, Musa do Bloco
Mona Momo 2018
Em 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão responsável por elaborar as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em uma questão do teste de linguagens incluiu uma frase contendo expressões do dialeto pajubá, usado como gírias pela comunidade LGBT:

- “Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã!” 

Tradução das gírias que constroem a frase usada no ENEM, muito comum nas falas do segmento LGBT: “Hhaí (cumprimentar: oi, e aí?), “amapô” (mulher), “acuê” (dinheiro), “equê” (mentir, truque, enganação), “picumã” (cabelo).

Momus, personagem mitológico Grego
Com o objetivo de tirar dúvidas de brincantes, foliões e a comunidade guajaramirense, de modo geral, que tem se perguntado sobre o significado e origem do nome do Bloco Mona Momo, a coordenação do grêmio carnavalesco, de viés LGBT, e o Grupo Pérolas esclarecem que o bloco buscou para sua nomenclatura, uma gíria da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros, qual seja: MONA. Substantivo feminino; 1. usado para denominar homem homossexual afeminado; 2. modo de tratamento entre homossexuais afeminados; 3. modo de tratamento entre drags e travestis.


O Personagem do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930. A figura é inspirada na mitologia grega, em que Momus era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.


O Bloco Carnavalesco Mona Momo, criado com o objetivo de reunir o seguimento LGBT no período carnavalesco, em sua designação buscou o símbolo máximo do carnaval (o Rei Momo), e uma gíria usada pela população LGBT, que diz respeito aos homossexuais afeminados e às mulheres (Mona).

Resumindo, o Bloco Mona Mono é o bloco do rei afeminado, do rei homossexual, o rei do segmento LGBT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...