quinta-feira, 29 de junho de 2017

O BRASIL VAI PARAR. E GUAJARÁ?

Centrais sindicais e movimentos sociais convocaram para esta sexta-feira (30), mais uma Greve Geral. É a segunda grande Greve Geral que acontece este ano contra as reformas da Previdência e Trabalhista, tramitando no Congresso Nacional. O Brasil paraliza também pela revogação da Lei das Terceirizações e para exigir a saída do Michel Temer da presidência da República.

Alunos do IFRO-GM (imagem internet)
Em Rondônia, além da capital, Porto Velho, categorias trabalhistas de diversos municípios do Estado já aderiram ao chamamento das centrais sindicais (CUT, UGT, CTB e Força Sindical), que estão no comando das manifestações desta sexta-feira: bancários, eletricitários da Eletrobrás, Eletronorte e Ceron, professores e o judiciário federal e estadual.

Qual é a agenda de Guajará-Mirim na Greve Geral?

A Pérola do Mamoré tem uma economia que é movimentada, sobretudo, por contracheques de servidores das esferas federal, estadual e municipal. Dois grandes sindicatos têm seccionais no município: SINTERO e SINDSEF, além do SINSAG (Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Guajará-Mirim).

Na mídia local da Pérola do Mamoré, até o momento, nenhuma convocação ou divulgação de uma agenda com atividades conclamando a população a aderir à Greve Geral, por parte de qualquer sindicato ou de lideranças do movimento social, o que é de se lamentar, uma vez que as reformas trabalhistas atingem a todos e, de forma muito incisiva, os servidores públicos.

Contudo, se trabalhadores e trabalhadoras, ativistas de movimentos sociais e donas de casa desejam aderir à Greve Geral, de alguma forma, segue sugestão das centrais sindicais:

Recomenda-se, excetuando casos de urgência, não ir a nenhum supermercado, farmácia, padaria, açougue, restaurante, comércio, shopping, lojas, bancos, lotéricas, academias, escolas, universidades, ou cursos de qualquer espécie. Também não marcar consultas para essa data, não abastecer seu veículo, não comprar nenhum móvel, eletrodoméstico, eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT DE GUAJARÁ-MIRIM PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO COM EVO MORALES

Profa. Lília Ferreira, Presidente PT/GM O Presidente da Direção Regional do Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía...